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Museu Dornier / Allmann Sattler Wappner Architekten

  • 11:00 - 19 Junho, 2013
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Museu Dornier / Allmann Sattler Wappner Architekten
Museu Dornier / Allmann Sattler Wappner Architekten, Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten
Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten

Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten + 15

  • Arquitetos

    Christof Killius, Lisette Oberleitner, Ana Prikic, Kerstin Schaich, Katrin Wittmann
  • Localização

    Claude-Dornier-Straße, 88090 Immenstaad am Bodensee, Alemanha
  • Gerente de Projeto

    Frank Karlheim
  • Área

    7000.0 m2
  • Ano do projeto

    2009
  • Arquitetos do Concurso

    Robert Klein (gerente), Katharina Brunn,Uwe Ernst, Johannes Schmersahl
  • Cliente

    Dornier Stiftung für Luft- und Raumfahrt
  • Custo

    EUR 15 milhões
  • Volume

    61,100 m³
  • Engenharia Estrutural

    Werner Sobek Ingenieure
  • Engenharia

    Laux, Kaiser & Partner Ingenieursgesellschaft
  • Interiores

    Grego
  • Exposição do Projeto

    Atelier Brückner
  • Fachada

    R+R Fuchs
  • Consultoria de Energia

    TransSolar Energietechnik GmbH
  • Construção

    Ingenieurgesellschaft für Bauphysik Thor
  • Mais informações Menos informações
Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten
Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Dornier localiza-se nas imediações das pistas vizinhas ao Aeroporto Regional de Friedrichshafen, na Alemanha. O objetivo do museu é apresentar a tecnologia de construção das aeronaves e a história da Dornier, que foi fundada em 1922. Entre as exposições estão aeronaves antigas, algumas que ainda podem voar. A forma do museu deriva-se do acesso direto dos aviões expostos para as pistas. Translúcidas, as fachadas curvas delimitam o espaço interior e orientam o caminho para exterior. As fachadas orientadas para o aeroporto são fechadas por portões transparentes. Uma caixa dentro do grande hall principal oferece um espaço para apresentações cenográficas de diferentes eras.

Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten
Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten

Função e Conceito: O museu documenta a rica história da Dornier Corporation. Próximo ao Aeroporto de Friedrichshafen facilita um conceito de design unicamente contextual. Traduzindo a qualidade particular da área para a tipologia arquitetônica, focando no programa pré-determinado, de exposição dentro de um edifício singular. Para criar esse espaço de uma forma comedida - semelhante a um palco - algumas decisões conceituais básicas foram tomadas para o Museu Dornier.

Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten
Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten

Manter e exibir os documentos materiais de pessoas e seus ambientes serve, principalmente, para o benefício da sociedade e seu desenvolvimento. As instituições privadas e particulares, entre outras, fornecem essa importante contribuição. Assim, o Dornier se junta às empresas de fundadores renomados com museus privados que fazem suas coleções acessíveis ao público. A fim de documentar a história aeroespacial, o Museu Dornier é concebido como uma plataforma de projeção e reflexão sobre acontecimentos do passado. De um lado, exposições e seus contextos históricos e, do outro lado, os visitantes e sua compreensão e experiências e histórias individuais. O objetivo do conceito arquitetônico do museu é influenciar esse processo, facilitando e projetando transições, semelhante a um aeroporto e sua função transitória.

Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten
Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten

Museu e aeroporto, passado e presente, em um único local. Esta simultaneidade se manifesta dentro de uma pista em forma de arco, assemelhando-se a uma saída nas proximidades da pista de pouso do aeroporto. Seu vértice é sobreposto com um volume retangular. A área de interseção geométrica é a base do térreo do museu. O volume de espaço de exposição apresenta superfícies curvas projetando o contorno da pista para cima, para a estrutura do telhado. No oeste e no leste, o perímetro lateral permite uma transição da cobertura para a fachada e para a pista. Os elementos da cobertura, projetados para fora do perímetro longitudinal ao longo da intersecção do plano de piso e pista, distorcem a imagem habitual e convencional de um hangar. 

Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten
Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten

Materiais e Caráter: A justaposição espacial do museu e hangar servem como base para o programa de exposições pre-determinado. A arquitetura, que lembra os edifícios industriais, se origina da percepção dessas áreas como uma unidade. Não é um museu com um hangar, mas um hangar como museu. O contexto e o orçamento determinaram a busca da forma ideal para um museu aeroespacial. O resultado é um espaço de exposição que veicula o princípio da fabricação de um avião como uma imagem, citando o uso econômico dos recursos.

Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten
Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten

As superfícies curvas perimetrais são segmentadas imperceptivelmente por painéis de policarbonato. Este material de construção, usado ​​principalmente na construção industrial, transmite leveza e maleabilidade, e recebe um grau de precisão que transforma a sua expressão e significado devido às dimensões do perímetro do edifício.

Planta
Planta

Ao longo da fachada sul, um padrão de quadriculado de pontos foi aplicado à superfície, reduzindo a incidência de luz solar. O padrão de quadriculado obscurece a estrutura linear dos painéis de policarbonato. A ausência de uma estrutura claramente visível transmite a imagem de uma parede para o observador, uma impressão de transparência e permeabilidade. O número limitado de portas e janelas, enquadradas como vitrines, fornecem pontos de referência de escala do hangar. Ao longo da fachada norte, painéis de policarbonato são aplicados sem tratamento adicional. Seu arranjo curvo dá-lhes, de acordo com o ponto de vista do observador, características de um filtro, oferecendo meras visualizações do interior e, por vezes, características de um espelho, refletindo a extensão da pista de pouso.

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Museu Dornier / Allmann Sattler Wappner Architekten" [Dornier Museum / Allmann Sattler Wappner Architekten] 19 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/121285/museu-dornier-slash-allmann-sattler-wappner-architekten> ISSN 0719-8906