O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Espanha
  5. Sanchez Gil Arquitectos
  6. 2012
  7. Edifício Administrativo da Prefeitura de Castilla y León / Sánchez Gil Arquitectos

Edifício Administrativo da Prefeitura de Castilla y León / Sánchez Gil Arquitectos

Edifício Administrativo da Prefeitura de Castilla y León / Sánchez Gil Arquitectos
Edifício Administrativo da Prefeitura de Castilla y León  / Sánchez Gil Arquitectos, © Montse Zamorano
© Montse Zamorano

© Montse Zamorano © Montse Zamorano © Montse Zamorano © Montse Zamorano + 46

  • Arquitetos

  • Localização

    Calle Príncipe de Vergara, 16, 37003 Salamanca,Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Emilio Sánchez Gil, Fernando Sánchez Cuadrado, Emilio Sánchez Cuadrado
  • Área

    30000.0 m2
  • Ano do Projeto

    2012
  • Fotografias

  • Arquitetos Colaboradores

    Antonio García Villanueva, Frederick Posse, Stephanie Zimmerman, Monika Nerud, Jorge Garrudo
  • Arquitetos Técnicos

    José Francisco González Hernández, José Luis Benavides, José Antonio Sánchez Nieto.
  • Engenheiros

    Valeriano Diego, Fechor (Estructura), Juan Carlos Cancho (Instalaciones), Javier Mancebo (Telecomunicaciones).
  • Promotora

    Castilla y León Sociedad Patrimonial, S.A
  • Construtora

    U.T.E Dragados- Rio Vena, Arturo Bernal- Bernardo Díaz
  • Orçamento

    24 M Euros
  • Mais informações Menos informações
© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto refere-se a um edifício administrativo que abrigará a sede da delegação e os serviços da Junta de Castilla y León, em Salamanca, com o intuito de melhorar o desempenho, reduzir custos e simplificar a manutenção.

© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

O edifício está situado em um bairro residencial periférico no leste da cidade, em um terreno trapezoidal íngreme, cercado em dois lados por um longo paredão com aberturas, proveniente dos edifícios habitacionais pré-existentes no perímetro. Em sua parte inferior, ao sul, faz fronteira a um parque público e com uma rua a partir da qual é realizado o percurso do pedestre e de veículos.

© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

Decidiu-se projetar um edifício isento que potencialize sua natureza, alcançando ótima funcionalidade e flexibilidade. O edifício é alinhado a rua e ao parque e separa-se das moradias estabelecidas através de um jardim perimetral que serve como uma barreira vegetal, capaz de melhorar a vista e a privacidade dos usuários, além da imagem urbana do conjunto. No extremo sul situa-se uma creche e um auditório, que como um jardim esculpido renuncia a sua presença criando um jogo de volumes e pátios subterrâneos que evitam competir com o grande volume do bloco administrativo.

© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

O edifício é composto por uma base em concreto preto, no nível da praça de acesso, usada para resolver o desnível existente. Nesta base são abrigados os usos complementares, como creche, auditório, salas multiuso, lanchonete e estacionamento. Acima, situa-se um volume branco destinado ao uso principal administrativo, em formato de 'L' com 2 e 4 plantas, ele abraça a praça de acesso, que serve como espaço de convívio para a cidade e preludio para o edificio.

© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

A proposta expressa leveza e horizontalidade optando por um sistema de lajes de concreto branco ajardinadas empilhadas sobre a base de concreto escuro texturizado. O fechamento em vidro da ao edifício um caráter etéreo, onde a estrutura horizontal é a protagonista. As lajes ajardinadas protegem as áreas habitáveis de insolação direta e melhoram as condições de habitabilidade, privacidade, e conforto visual, reduzindo gastos energéticos. As fachadas do escritório são resolvidas com vidros de cores variáveis e transparência utilizando vidros transparentes e piramidais em duas direções, o que da tensão a esta superfície.

© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

Uma malha quadrada (M=7,2m) ordena o desenvolvimento do edifício. A distância entre os pilares ajusta-se a modulação projetada, 7,20m x 14,4m (1M x 2M), criando uma estrutura única de grandes vãos e vistas através dos terraços ajardinados que a equilibram. A fachada que se divide em submódulos de 0,9m com ritmo 1-2-1, permite mudança na distribuição, previsível neste uso administrativo.

© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

O edifício, de modelo claustral, organiza-se em torno de três pátios, um menor (2M x 3M) situado no corpo de acesso, coberto no piso térreo com uma grande claraboia, definindo o lobby, e outros terraços que estruturam o corpo elevado (3M x 4M). É proposta circulação anular em torno dos mesmo, de modo que os escritórios com vidros opacos, são dispostos no perímetro exterior, enquanto as áreas administrativas diáfanas e envidraçadas se voltam aos pátios, que fornecem amplitude e luminosidade a circulação. Nos cantos internos, enquadrando as áreas administrativas, estão dispostas as áreas molhadas e núcleos de comunicação do edifício, que são compostos por volumes compactos aplacados com pedra de Calatorao grandes reforçando sua condição e organização do espaço.

Planta Tipo
Planta Tipo

Destaca-se, em particular, a sequência espacial produzida em torno do acesso e hall de entrada, o verdadeiro representante das circulações do edifício onde as transparências, uma sequência de vazios e uma singular claraboia piramidal de pé direito duplo configuram uma rica experiência espacial para o visitante.

Cortes 1-2
Cortes 1-2

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Sanchez Gil Arquitectos
Escritório
Cita: "Edifício Administrativo da Prefeitura de Castilla y León / Sánchez Gil Arquitectos" [Edificio Administrativo de usos múltiples para la Junta de Castilla y León en Salamanca / Sánchez Gil Arquitectos] 18 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/120944/edificio-administrativo-multiusos-para-la-junta-de-castilla-y-leon-en-salamanca-slash-sanchez-gil-arquitectos> ISSN 0719-8906