Casa Los Riscos / Rodrigo Eterovic

Casa Los Riscos / Rodrigo Eterovic

Cortesia de Rodrigo EterovicCortesia de Rodrigo EterovicCortesia de Rodrigo EterovicCortesia de Rodrigo Eterovic+ 24

Puerto Varas, Chile
  • Arquitetos: Rodrigo Eterovic
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo Fotógrafo:  Courtesy of Rodrigo Eterovic
Cortesia de Rodrigo Eterovic
Cortesia de Rodrigo Eterovic

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste de uma casa de veraneio com a projeção futura de se tornar residência definitiva da família. Localizada na margem do Lago Llanquihue em frente ao imponente vulcão Osorno, em um terreno com inclinação suave, a casa é projetada em linhas simples, dado que uma das exigências era manter o respeito pela arquitetura local, tanto em sua materialidade quanto em sua morfologia e funcionamento. Deste modo, originou-se um volume simples de duas águas, similar aos galpões de laticínios da Região de Los Lagos do Chile.

Cortesia de Rodrigo Eterovic
Cortesia de Rodrigo Eterovic

O programa interno foi concebido com base em um eixo central que une as zonas comuns da cada com o setor dos dormitórios. A esta circulação  foi atribuída importância pela sua dimensão bem como na iluminação, gerando um eixo de luz natural com um rasgo na cobertura. A orientação e o isolamento térmico foram pontos importantes para a manutenção do conforto térmico desejado, assim como a luminosidade geral da casa, aproveitando ao máximo as horas de sol.

Cortesia de Rodrigo Eterovic
Cortesia de Rodrigo Eterovic

Outra exigência relevante foi a necessidade de contar com exteriores cobertos por contas das longas temporadas chuvosas. Desta forma, a casa conta com um grande terraço pousado sobre vigas de concreto aparente que se volta ao norte, ao lago e ao vulcão. Ao sul, dentro do volume do "galpão", estão a garagem e o acesso ao interior. 

Corte
Corte

Os acabamentos internos geram uma atmosfera cálida, graças às madeiras nativas predominantes (assoalho de ulmo, revestimentos internos de pinho), e à estrutura aparente (canelo e pinho). Bem como a espacialidade da área comum, com a cozinha, estar e refeições dentro de uma mesma grande cobertura com as vigas à vista evidenciando a altura total do volume.

Cortesia de Rodrigo Eterovic
Cortesia de Rodrigo Eterovic

O resultado é uma casa de desenho honesto com relação ao entorno, de atmosfera interior cálida e simples, que se adapta perfeitamente ao lugar e ao clima.

Cortesia de Rodrigo Eterovic
Cortesia de Rodrigo Eterovic

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Los Riscos / Rodrigo Eterovic" [Casa Los Riscos / Rodrigo Eterovic] 13 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-119829/casa-los-riscos-slash-rodrigo-eterovic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.