The Me Too House / LADAA

The Me Too House / LADAA - Imagem 1 de 41
Cortesia de LADAA
Sagunto, Espanha
  • Arquitetos: LADAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  707
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013

The Me Too House / LADAA - Imagem 2 de 41The Me Too House / LADAA - Imagem 3 de 41The Me Too House / LADAA - Imagem 4 de 41The Me Too House / LADAA - Imagem 5 de 41The Me Too House / LADAA - Mais Imagens+ 36

Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção consiste em quatro volumes interligados, cada um com uma altura diferente, atingindo assim a máxima integração com a topografia da área circundante e uma decomposição natural do programa de necessidades. Quase didaticamente, a arquitetura nos diz o que está acontecendo lá dentro. Ao mesmo tempo, os volumes são articulados para gerar um grande jardim privado, aberto ao sol e às vistas circundantes. Toda a casa é construída com paredes estruturais de concreto cinza e colunas de aço. Exteriormente o concreto cinza, ospainéis de zinco e as paredes de vidro com esquadrias de alumínio anodizado, materializam os quatro volumes.

The Me Too House / LADAA - Imagem 10 de 41
Cortesia de LADAA

Com a decomposição do programa de necessidades em quatro volumes, alcançamos vários objetivos planejados quando se analisa o terreno e sua localização. O primeiro foi colonizar/ocupar todo terreno, tornando a área nossa e eliminando todas as zonas perdidas, o segundo foi procurar uma casa com continuidade espacial, onde o programa não fosse dividido em andares como em um prédio convencional. Para isso, optou-se por espalhar em intervalos de meio andar dos volumes, que por sua vez permitem a adaptação à inclinação natural da área, algo fundamental na relação com o exterior.

The Me Too House / LADAA - Imagem 4 de 41
Cortesia de LADAA

A ruptura com a tradicional separação entre interior e exterior, que graças ao clima local podemos controlar para atender o usuário, de acordo com suas necessidades, com o fechamento flexível e móvel. Um aspecto importante foi a ideia de humildade. Exteriormente queríamos mostrar a casa como simples e tranqüila. E no interior mudando a escala, aqui mostrando como extrovertida, exagerada e luxuosa. O acesso à casa é através de um volume de dois andares que se abre para o norte por um abrigo de concreto que serve como estacionamento exterior e ao sul as vistas com o lobby e uma biblioteca no último andar. Esta parte serve como a área de articulação entre a área do dia e a área da noite. Os quartos estão localizados em um volume de dois andares, com o piso superior para os pais e no piso térreo, as crianças.

The Me Too House / LADAA - Imagem 20 de 41
Cortesia de LADAA

As zonas de dia são divididas em dois volumes com um andar cada. Um para a cozinha e área de serviço, e um para a sala de estar. Dentro, a transição entre um determinado volume e o próximo é resolvida com pequenos degraus, que resolvem a diferença de altura dos volumes apresentadas externamente, de uma forma natural. Aumentando assim a ideia de continuidade espacial e facilitando a circulação dos usuários. Quanto à parte tecnológica, é digno notar que, graças a um sistema de ventilação cruzada que fomos capazes de eliminar o ar condicionado artificial normalmente em uso durante o verão. O funcionamento deste sistema é realizado por um sistema de janelas de correr presentes em toda a casa, algumas motorizadas e retráteis com cortinas ajustáveis.

The Me Too House / LADAA - Imagem 5 de 41
Cortesia de LADAA

Para o aquecimento, temos usado um sistema de convectores de baixa temperatura embutidos no chão, sempre sob e em paralelo às grandes janelas para reduzir a perda de calor. Quanto ao sistema de iluminação, as grandes janelas são os personagens principais, que praticamente desaparecem, incorporando o exterior para o espaço interior. Para a iluminação artificial, um pedaço especial do teto foi projetado, o que serve para esconder as cortinas e gerar tiras de iluminação linear com LEDs, em paralelo com as janelas, capacitando a sua presença em casa e seu caráter de paredes de vidro.

The Me Too House / LADAA - Imagem 37 de 41
Situação

For heating we have used a system of low temperature convectors embedded in the floor, always under and parallel to the large windows to reduce heat loss. As for the lighting system, the large windows are the main characters, which virtually disappear, incorporating the exterior into the interior space. For the artificial lighting a special ceiling piece has been designed, which serves to hide the curtains and generate linear lighting strips with LED's, parallel to the windows empowering their presence in house and their character of glass walls.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "The Me Too House / LADAA" [The Me Too House / LADAA] 09 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-118998/the-me-too-house-slash-ladaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.