Escola Profissionalizante de Culinária em Antigo Abatedouro / Sol89

Escola Profissionalizante de Culinária em Antigo Abatedouro / Sol89

© Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda + 16

  • Arquitetos: Sol89
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  751
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo Fotografias:  Fernando Alda
  • Técnico Em Edificações:Jerónimo Arrebola
  • Estrutura:Alejandro Cabanas
  • Instalações:Insur JG
  • Construtora:Novoarididian SA e Rhodas SL
  • Cliente:Fundación Forja XXI
  • Arquitetos Responsáveis:María González e Juanjo López de la Cruz
  • Estagiário:George Smudge
  • Cidade:Medina-Sidonia
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Original
Edifício Original

Descrição enviada pela equipe de projeto. Medina é uma cidade histórica montanhosa na província de Cádis. Suas residências são conhecidas pelos seus muros caiados e telhados cerâmicos. O projeto fundamenta-se em reconverter um antigo abatedouro, construído no século XIX, em uma escola profissionalizante de culinária.

Croqui
Croqui
© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

O antigo abatedouro consistia de uma pequena edificação em torno de um pátio, limitada no lote por paredes caiadas. Ao agir em uma cidade histórica é necessário combinar-se, acolher-se, acomodar-se em seus espaços vazios. A densidade da arquitetura do antigo abatedouro, onde paredes de tijolos, pedras e colunas fenícias coexistem, contrasta com o espaço vazio no interior, limitado pelo muro perimetral.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

O projeto propõe retomar o espaço através de um novo telhado cerâmico que limita a nova construção e consolida o edifício original. Se observada a distância, Medina Sidonia parece um único telhado moldado à topografia.

Corte
Corte

A escola profissionalizante de culinária parte da ideia do plano de cerâmica moldado para obter sua geometria. Essa cobertura confere unidade ao complexo construído e reinterpreta a construção tradicional do lugar: telhado cerâmico e paredes caiadas. Alguns pequenos pátios são introduzidos para ventilação e áreas de cultivo de ervas culinárias utilizadas pelos alunos.

© Fernando Alda 
© Fernando Alda 

No edifício original, os pisos antigos foram substituídos por lajes de concreto moldadas com formas em madeira, reconhecimento de formas tradicionais de construção, presente também no revestimento de cal, remetendo com a memória do material ao passado industrial. As colunas fenícias, originais do templo de Hércules, são incorporadas. Todos estes materiais, bem como o tempo, constroem o lugar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:-

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola Profissionalizante de Culinária em Antigo Abatedouro / Sol89" [Professional Cooking School in Ancient Slaughterhouse / Sol89] 01 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-116844/escola-profissionalizante-de-culinaria-em-antigo-abatedouro-slash-sol89> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.