O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. França
  5. PETITDIDIERPRIOUX Architects
  6. 2013
  7. 70 Casas em Landy Sud / PetitDidier Prioux Architectes

70 Casas em Landy Sud / PetitDidier Prioux Architectes

70 Casas em Landy Sud / PetitDidier Prioux Architectes
70 Casas em Landy Sud / PetitDidier Prioux Architectes, © 11h45
© 11h45

© 11h45 © 11h45 © Stephan Lucas © Stephan Lucas + 22

  • Arquitetos

  • Localização

    Rue du Landy, Saint-Denis, França
  • Diretor de Projetos

    Sébastien Perrault
  • Equipe Contratante

    OPH Plaine Commune Habitat
  • Engenharia

    BECT
  • Construtora

    Bouygues Bâtiment Habitat Social
  • Área

    5391.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

Plano de fundo

O projeto é parte de um desenvolvimento residencial de Landy Sud, em Saint-Denis, e é um dos últimos a ser completados nessa área que está mudando rapidamente. Está estrategicamente localizado, com duas linhas do trem no seu perímetro (a linha do trem metropolitano RER B que vai em direção sul e a linha do trem de alta velocidade para o Oeste) e possui belíssimas vistas para a Grande Paris. O espaço vazio deixado pela linhas férreas significa que a paisagem pode ser explorada sem interrupções, dos limites de Sena - Saint-Denis até La Défense, via as alturas de Montmartre e os bairros históricos da cidade.

© 11h45
© 11h45

O projeto ocupa um terreno de esquina que fecha a sequência de edifícios existentes e define a área central do empreendimento. Dois diferentes tipos de edifícios foram então projetados: um bloco de apartamentos de 6 andares numa das esquinas e um grupo de casas individuais no centro.

© Stephan Lucas
© Stephan Lucas

O projeto cria um link entre a cidade histórica e o empreendimento na área do Stade de France, e tem como objetivo extrair o máximo do terreno para criar um complexo habitacional da mais alta qualidade. As noções de conforto e identidade, temas recorrentes para o escritório responsável pelo projeto estão no coração de ambos os conceitos do projeto e nos edifícios em si.

© 11h45
© 11h45

O projeto

A fachada sul do bloco de apartamentos (54 unidades) compreende uma variedade de tamanhos, formas e profundidades: uma série de pequenas unidades de diferentes texturas e cores podem ser percebidos de várias maneiras. As áreas externas, uma para cada casa, são tratadas como ambientes completamente separados, cada um com um sistema de painéis de alumínio e vidro que têm funções de reguladores de temperatura e proteção sonora. Essa interface com o exterior também proporciona grandes vistas para a paisagem do entorno. A fachada interna é mais uniforme, com os apartamentos separados distinguidos apenas pelas janelas de diferentes tamanhos.

© Stephan Lucas
© Stephan Lucas

As 16 casas possuem configurações diferentes, geminadas e isoladas, fazendo uma alusão aos antigos edifícios industriais que antigamente estavam no terreno. Eles estão orientados na direção leste-oeste ou oferecem vistas em três orientações, e possuem jardins de boas proporções. Dependendo do seu tamanho (4 a 6 ambientes, além da cozinha e banheiros) algumas das casas possuem salas com pé direito duplo que aumentam a sensação de familiaridade, unindo todos os ambientes.

Ground Floor Plan
Ground Floor Plan

A variedade de formas e tamanhos continua no exterior, com uma rede de caminhos que percorrem o terreno margeando os jardins, que estão dispostos em patamares na área comum e alinhados quando junto às casas (o estacionamento subterrâneo está limitado pelo bloco de apartamentos).

© Stephan Lucas
© Stephan Lucas

Os edifícios são construídos parcialmente de concreto isolante termicamente e estão de acordo com o padrão de baixo consumo do BBC Francês. Ao invés de utilizar equipamentos técnicos, o conforto foca na orientação solar e em características passivas, tais como elementos de proteção solar que se projetam além da fachada quando abertos para criar sombras na superfície. Essa atenção aos detalhes também é refletida na escolha dos materiais, baseados na rica e complementar paleta de revestimentos de cinza e branco, metal expandido e elementos cerâmicos em três cores diferentes, utilizados para criar um desenho único de padronagem de tijolo a tijolo, que confere às fachadas sua aparência dinâmica.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "70 Casas em Landy Sud / PetitDidier Prioux Architectes" [70 Homes in Landy Sud / PETITDIDIERPRIOUX Architects] 23 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/115529/70-casas-em-landy-sud-slash-petitdidier-prioux-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.