O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. México
  5. Fernanda Canales
  6. 2013
  7. Centro Cultural Elena Garro / Fernanda Canales + arquitectura 911sc

Centro Cultural Elena Garro / Fernanda Canales + arquitectura 911sc

Centro Cultural Elena Garro / Fernanda Canales + arquitectura 911sc
Centro Cultural Elena Garro / Fernanda Canales + arquitectura 911sc, © Jaime Navarro
© Jaime Navarro

© Sandra Pereznieto © Sandra Pereznieto © Sandra Pereznieto © Sandra Pereznieto + 48

  • Project Team

    Iván Cervantes, Edgar Romero, Arturo Carreón, Anabel Chavez, Javier Juárez
  • Colaboração Artística

    Paloma Torres, pieza titulada “El bosque Transformado” (puertas en bronce)
  • Paisagismo

    Hugo Sánchez, Tonatiuh Martínez
  • Mais informações Menos informações
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, localizado em Coyoacán, é uma adaptação de uma casa existente, um edifício do início do século 20, que foi transformado em um centro cultural na rua Fernández Leal. A necessidade de preservar a propriedade existente levou à decisão de que o projeto deveria destacar os novos usos e, ao mesmo tempo, respeitar a fachada original. Assim, o projeto consiste de vários elementos que definem a intervenção: a primeira parte, que marca a entrada, é uma espécie de quadro, que liga o edifício com a rua e com destaque para a casa existente; em segundo lugar, uma série de jardins e pátios que cercam o projeto e um volume retangular na parte de trás do terreno, desenvolvido em três níveis, composto por uma sala multi-usos, lojas e estacionamento no térreo. Estas peças marcam os diferentes caminhos e conseguem conectar todas as partes do projeto.

Ground Floor Plan
Ground Floor Plan

Elevation 2 Section 1 Basement Plan Planta Segundo Pavimento + 48

O primeiro elemento, que se estende à rua por meio da calçada, os quadros da casa existente, com destaque para o pórtico de acesso central levando para dentro da biblioteca, composto por pé-direito duplo e perfurações para entrar a luz natural. A velha casa torna-se o espaço central, dedicado à biblioteca, que é visível a partir da rua como um espaço amplo e público. Por meio de uma escada que se assemelha à original, o visitante é levado para o último andar da biblioteca. Todos os três volumes são ligados entre si no primeiro nível através da biblioteca, com uma escada que conecta os diferentes níveis e também permite o acesso ao estacionamento. Esta escadaria também leva ao terraço.

© Sandra Pereznieto
© Sandra Pereznieto
Section 2
Section 2

Por meio do corredor para dentro da biblioteca, o projeto está conectado ao novo volume pela parte de trás da propriedade. A conexão dos dois volumes é construída em torno de uma seqüência de cheios e vazios, com um pátio e um elevador tratado como caixa transparente, como a peça central da articulação. Este pequeno pátio, uma pequena cafeteria, evidencia a "ponte" que liga os dois volumes. Todo o projeto é visto como uma parte separada da casa existente e pode permitir que em todos os momentos a intervenção seja reversível, se necessário. Usando materiais como pedra vulcânica nos exteriores, bem como madeira e granito cinza no interior, todo o complexo está integrado.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Os espaços mais altos da casa original são utilizados para gerar as alturas intermediárias nos novos serviços dos blocos posteriores. O telhado do novo edifício é tratado como um telhado verde, continuando a ideia de espaços interligados. Além disso, os jardins se tornam mais relevantes para serem integrados à praça de acesso e ao longo do comprimento do volume da propriedade existente. Os jardins foram projetados por Hugo Sanchez e Martinez, do escritório Entorno, por integrarem adequadamente a vegetação ao projeto. O novo edifício contempla as árvores existentes, como uma característica fundamental, que adquirem uma hierarquia de importância e são complementadas por um número de corpos de água ao lado de fora e duas grandes paredes verdes.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Elena Garro / Fernanda Canales + arquitectura 911sc" [Elena Garro Cultural Center / Fernanda Canales + arquitectura 911sc] 22 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/115491/centro-cultural-elena-garro-slash-fernanda-canales-plus-arquitectura-911sc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.