O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edificios Públicos
  4. Bélgica
  5. Marie-José Van Hee
  6. 2012
  7. Market Hall de Gent / Marie-José Van Hee + Robbrecht & Daem

Market Hall de Gent / Marie-José Van Hee + Robbrecht & Daem

Market Hall de Gent / Marie-José Van Hee + Robbrecht & Daem
Market Hall de Gent / Marie-José Van Hee + Robbrecht & Daem, © Tim Van de Velde
© Tim Van de Velde

© Tim Van de Velde © Tim Van de Velde © Tim Van de Velde © Tim Van de Velde + 32

  • Colaboradores

    Jan Baes, Tom Broes, Bert Callens (project architect), Katrien Cammers, Axel Clissen, Mattias Deboutte, Petra Decouttere, Arne Deruyter, Linde Everaerd, Trice Hofkens, Gert Jansseune, Daniël Libens, Wim Menten (project architect), Carmen Osten, Filip Reumers, Sofie Reynaert, Miriam Rohde, Johannes Robbrecht, Marilù Sicoli, Gert Swolfs, Pieter Vanderhoydonck, Kathy Vermeeren, Caroline Voet, Wim Walschap
  • Cliente

    Cidade de Gent, VVM De Lijn & TMVW
  • Engenharia Estrutural

    BAS, Dirk Jaspaert
  • Técnicas Especiais

    Studiebureau Boydens
  • Engenharia de Infrastrutura

    Technum-Tractebel Engineering
  • Arquiteto Paisagista

    Wirtz international
  • Mais informações Menos informações
© Tim Van de Velde
© Tim Van de Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após duas campanhas de demolição para uma exposição mundial em 1913 e um centro administrativo nunca construído nos anos 60, o coração histórico de Gent degenerou durante décadas com um estacionamento desolado entre um conjunto de três torres góticas. Em dois concursos consecutivos em 1996 e 2005, os escritórios Robbrecht en Daem e MJosé Van Hee propuseram um novo programa, contrariando a exigência inicial do concurso.

© Tim Van de Velde
© Tim Van de Velde

Em vez de oferecer um espaço aberto para eventos, eles buscaram meticulosamente posicionar um mercado municipal, para suprir esta carência na cidade e restabelecer a presença de antigas áreas urbanas que se tornaram irreconhecíveis. O edifício situa-se entre a praça Poelje Markt, o hotel Goudenleeuwplein, e uma nova conexão verde com a 'brasserie', o bicicletário e banheiros públicos subterrâneos. E, embora o edifício ocupe claramente uma posição sobre o local de 24.000 m², ele se insere bem, caso comparado à Igreja St. Nicholas, ao campanário e à catedral, ele assume as alturas de um grupo menor de edifícios, tais como a Câmara Municipal adjacente, da qual deriva, matematicamente, o seu perfil.

© Tim Van de Velde
© Tim Van de Velde

Como um interior urbano, o espaço engloba o transeunte com um teto de madeira modulada dupla, com pequenas janelas de dispersão de luz. O exterior de todo o edifício, de fato, parece assumir um papel respeitoso em relação aos edifícios de pedra históricos mais nobres, utilizando uma madeira quase humilde como acabamento. Um envólucro de vidro protege a madeira e proporciona um brilho suave, com o céu refletido. Grandes calhas para absorver a água da chuva, princípios de baixo consumo de energia para a 'brasserie', uso de materiais verdadeiramente naturais, a contribuição dos transportes públicos e uma visão clara sobre a adoção de um novo valor para o centro histórico com as suas antigas estruturas espaciais, são apenas peças do conceito de 'sustentabilidade' para o futuro. O centro de Gent vai voltar a ser um lugar social para as pessoas.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Marie-José Van Hee
Escritório
Robbrecht & Daem
Escritório
Cita: "Market Hall de Gent / Marie-José Van Hee + Robbrecht & Daem" [Market Hall in Ghent / Marie-José Van Hee + Robbrecht & Daem] 20 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/115323/market-hall-de-gent-slash-marie-jose-van-hee-plus-robbrecht-and-daem> ISSN 0719-8906