O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Piscina
  4. Holanda
  5. Slangen+Koenis Architects
  6. 2006
  7. Piscina Fletiomare Utrecht / Koppert + Koenis Architects

Piscina Fletiomare Utrecht / Koppert + Koenis Architects

Piscina Fletiomare Utrecht / Koppert + Koenis Architects
© Mark Prins
© Mark Prins
  • Arquitetos

  • Localização

    Utrecht, Holanda
  • Projetista Chefe

    Erik Slangen, Jakko Koenis
  • Equipe de Projeto

    Sjef Vosters, Theo van Beek
  • Área

    3800.0 m2
  • Ano do projeto

    2006

© Mark Prins © Mark Prins © Mark Prins © Mark Prins + 16

© Mark Prins
© Mark Prins

Descrição enviada pela equipe de projeto. A piscina se coloca próxima ao parque de recreação em meio ao bairro em expansão de Utrecht, Leidsche Rijn, conhecido como Parque Leidsche Rijn. O Parque foi projetado por West 8, uma firma de arquitetura de paisagismo que também supervisionou o planejamento da piscina Fletiomare. O lugar se caracteriza por suas características rurais com campos de relva, salgueiros ao longo dos canais e árvores. Ao colocarmos edifícios em paralelo com a rua no meio do terreno se criam quatro pátios ao redor do edifício, cada um com seu próprio caráter. A nova piscina tem uma orientação omnidirecional para estes jardins. O jardim frontal situado na vala, o jardim murado de estacionamento com um terreno semi-asfaltado e árvores replantadas, o pátio de entrada de tráfego lento com sua grande porta que se pode fechar, e um jardim com plantas ornamentais.

Piscina Fletiomare Utrecht  / Koppert + Koenis Architects, © Mark Prins
© Mark Prins

Devido ao entorno rural, se optou por materiais convencionais que se detalham de uma maneira moderna. Optamos por frentes de tijolo, mas no lugar das aberturas das janelas tradicionais como perfurações, as janelas formam um único painel na composição da fachada. Todos os elementos da fachada frontal foram concebidos em alumínio, incluindo grades de varanda, aberturas de ventilação e balaustradas. Assim se relacionam com o tijolo. O exterior se caracteriza pelo trabalho em tijolo e os muros de cortinas de alumínio. Isto faz com que a imagem do edifício tenha um aspecto robusto e resistente e a qualidade da construção se pode manter com pouco esforço. Os detalhes são modernos.

© Mark Prins
© Mark Prins

O interior se caracteriza pela aparição de azulejos pretos de alta qualidade nas conexões personalizadas, branco fresco e luxuosas madeiras de carvalho americano nas grades e portas na zona seca. Acentos de cor foram aplicados no trabalho de mosaico nas piscinas infantis, nos armários, nos vestiários e nas arquibancadas. A materialização é típica das piscinas, o que garante um encantador processo de envelhecimento.

© Mark Prins
© Mark Prins

A técnica utilizada no exterior e interior da piscina foi produzida em colaboração com o artista Harmen Liemburg. As fachadas do pátio de entrada (próximas dos vestiários) são de vidro e decoradas com uma tela gráfica multi camadas, desenvolvida pelo artista que pegou sua inspiração no entorno.
Esta impressão gráfica também aparece nas imagens dos azulejos nos vestiários, nas rais de natação e nas telas. Liemburg também escolheu o nome.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Piscina Fletiomare Utrecht / Koppert + Koenis Architects" [Fletiomare Utrecht Swimming Pool / Slangen + Koenis Architects] 16 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/114199/piscina-fletiomare-utrecht-slash-koppert-plus-koenis-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.