O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Jose Alfonso Quiñones Ríos
  6. 2010
  7. Casa Del Río / Jose Alfonso Quiñones Ríos

Casa Del Río / Jose Alfonso Quiñones Ríos

Casa Del Río / Jose Alfonso Quiñones Ríos
Casa Del Río / Jose Alfonso Quiñones Ríos, © Erick Reyes
© Erick Reyes

© Erick Reyes © Erick Reyes © Erick Reyes © Erick Reyes + 24

© Erick Reyes
© Erick Reyes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi construída ao sul da Cidade do México, em uma área na cidade antiga de Magdalena, junto ao rio de mesmo nome. O Rio Magdalena desce da floresta de Los Dinamos, sendo o último rio vivo da cidade do México. 

© Erick Reyes
© Erick Reyes

Esta localização e a proximidade com o rio dão características muito particulares ao terreno, que apesar de ser fora da mancha urbana, conserva um entorno cheio de mata.

© Erick Reyes
© Erick Reyes

O espaço foi projetado como uma residência de uma família jovem com 5 membros, um arquiteto (autor do projeto), uma médica, um filho (5 anos) e duas filhas (de 8 e 1 anos). O programa deveria contemplar espaços de trabalho para cada adulto, especificamente um escritório e uma área de estudos, assim como áreas de convivência familiar e espaços para receber convidados.

© Erick Reyes
© Erick Reyes

A topografia natural do terreno tem uma inclinação em direção ao rio de 25% nos primeiros 7 m, para depois atingir uma área quase que totalmente plana, onde foi implantada a casa.

Corte
Corte

A poligonal de forma trapezoidal e uma restrição de 2 m livres entra construções vizinhas, provocou um esquema que seguiria naturalmente o formato do terreno. O acesso pela rua encontra-se em um nível mais alto e se dá por meio de uma ponte que chega em uma sala aberta, para então descer ao pátio central onde estão a porta de acesso da casa ou a continuação do terraço.

© Erick Reyes
© Erick Reyes

O pavimento superior se divide em dois espaços, a parte superior do volume de vidro onde estão o estúdio e um salão de jogos e uma parte aberta que serve como um grande terraço que permite vistas sobre o rio e o bosque.

© Erick Reyes
© Erick Reyes

O pavimento inferior se desenvolve as áreas privativas, de serviço e de e de convivência familiar. Estas últimas estão no volume de vidro e os quartos estão ao sul no volume de concreto. Optou-se por utilizar uma quantidade reduzida de materiais, predominando o concreto, o vidro e a madeira.

© Erick Reyes
© Erick Reyes

Uma das premissas que se estabeleceu foi que os usuários puderam perceber a existência do rio de qualquer ponto da casa. Visualmente, consegue-se com um terraço sobre a área privativa e sonoramente em toda a casa. Para realizar o projeto, foi considerado três elementos predominantes do terreno. O rio como elemento visual e auditivo, as árvores altas desenhando as sombras e marcando um ritmo vertical e a colina que se ergue cruzando o rio. A dualidade e contraste dos materiais principais respondem a uma proposta de dividir as atividades específicas que acontecem dentro da casa, agrupando-as em atividades de convivência e atividades individuais. A área de convivência se mantém em apenas uma atmosfera transparente e o volume de concreto contém os espaços independentes. 

© Erick Reyes
© Erick Reyes

O uso da luz muda drasticamente do privado para o público, onde no primeiro a luz foi usada de maneira pontual, enquanto no público o espaço se integra com o exterior.  

© Erick Reyes
© Erick Reyes

A casa conta com um sistema de reciclagem de água que é aproveitada para regar o jardim, nos banheiro e para limpeza. O tratamento é simples para eliminar odores.

Cobertura
Cobertura

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Jose Alfonso Quiñones Ríos
Escritório
Cita: "Casa Del Río / Jose Alfonso Quiñones Ríos" [Casa Del Río / Jose Alfonso Quiñones Ríos] 13 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/113487/casa-del-rio-slash-jose-alfonso-quinones-rios> ISSN 0719-8906