O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. MACh Arquitetos
  6. 2012
  7. Casa Galeria / MACh Arquitetos

Casa Galeria / MACh Arquitetos

Casa Galeria / MACh Arquitetos
Casa Galeria / MACh Arquitetos, © Gabriel Castro
© Gabriel Castro

© Gabriel Castro © Gabriel Castro © Gabriel Castro © Fábio Del Re & Carlos Stein + 33

  • Colaboradores

    Lawrence Souza, Sheyla Passos, Samuel Ângelo
  • Construção

    Construtora Porto Ltda
  • Estrutura

    Lucas Saraiva
  • Instalações Prediais

    Printer Projetos and Consultoria Ltda
  • Mais informações Menos informações
© Gabriel Castro
© Gabriel Castro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura desta casa, com fins de residência permanente e local de guarda e exposição de um vasto acervo de obras de arte, tem um partido abstrato e escultórico, proposto pelos arquitetos em direção às intenções demonstradas pelo cliente. 

© Fábio Del Re & Carlos Stein
© Fábio Del Re & Carlos Stein

Uma variedade de ambiências, gerada por espaços com diferentes gradações de aberturas e fechamentos em relação à paisagem, origina lugares específicos para a futura ocupação com as obras de arte e, ao mesmo tempo, promove diferentes percepções da natureza do entorno e dos limites da cidade de Belo Horizonte a partir da casa. 

© Fábio Del Re & Carlos Stein
© Fábio Del Re & Carlos Stein

A composição arquitetônica organiza-se a pela interseção de dois elementos básicos: um bloco retangular longitudinal, paralelo à via de acesso e assentado ao longo das curvas de nível do terreno, e um volume triangular elevado do solo por uma sucessão de delgados pilares metálicos.  

© Gabriel Castro
© Gabriel Castro

O primeiro abriga funções da casa ligadas ao encontro e ao lazer, com sala de ginástica, sauna e spa, no nível inferior; e salas de estar e jantar, no nível térreo. No bloco triangular, acima, estão posicionados os quartos e a sala de TV. Este pavimento conta com dois terraços: um deles, próximo à sala de TV, é mais aberto e voltado para a cidade de Belo Horizonte; o outro, próximo aos quartos, mais intimista e com uma orientação cuidadosa para a paisagem de montanhas. Neste terraço há um vazio circular que permite a conexão visual e a entrada de luz natural para o pavimento inferior. 

© Fábio Del Re & Carlos Stein
© Fábio Del Re & Carlos Stein

O acesso de pedestres acontece por um caminho sinuoso de pedra, que leva moradores e visitantes ao nível térreo, onde estão concentrados os ambientes sociais e a piscina. A rampa de acesso de veículos permite a chegada ao terceiro nível, na garagem, que por sua vez articula a área íntima e de serviços.  

© Gabriel Castro
© Gabriel Castro

A setorização dada aos espaços de lazer, convívio social, serviços e espaços íntimos é feita com atenção à orientação solar e à implantação em diferentes níveis, proporcionando o melhor funcionamento da casa sem cruzamentos indesejados e perda de privacidade. Os quartos são voltados para o leste e contam com área externa privativa, como extensão do ambiente interno. O setor de serviços e quartos de funcionários é voltado a um pátio interno, que garante farta luminosidade e ventilação naturais. Os espaços de convívio e lazer são caracterizados pela transparência dos seus limites e pela expansão dos ambientes rumo à paisagem. 

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
MACh Arquitetos
Escritório
Cita: "Casa Galeria / MACh Arquitetos" [Galeria House / MACh Arquitetos] 10 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/113100/casa-galeria-slash-mach-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.