Sede do Serviço de Emergências 112 de Extremadura / Daniel Jiménez + Jaime Olivera

Sede do Serviço de Emergências 112 de Extremadura / Daniel Jiménez + Jaime Olivera

© Jesús Granada© Jesús Granada© Jesús Granada© Jesús Granada+ 32

  • Colaboradores:Carlos Olivera, Fernando García, Nacho Jiménez, Aurora Fernández, Juan Yruela, João Durão
  • Montador:Miguel Lázaro
  • Engenheiros:Juan Ruiz, Luis Fernández-Conejero
  • Custo:827,30 €/m²
  • Cidade:Badajoz
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Jesús Granada
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Padrão e distorção, cheio e vazio, racionalidade e acaso, são palavras antagônicas usadas na tentativa de definição deste projeto. Esses conceitos, inicialmente opostos, ao participarem de uma realidade comum amplificam seu sentido e descobrem que o espaço existente entre eles, quando considerados isoladamente, juntos não existe.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A abordagem mais consistente para projetar a Sede de Serviço de Emergências 112 de Extremadura em Mérida surge a partir do lugar: um lugar evocado e um lugar físico.

O projeto implantado é compreendido entre espaços que apresentam um conjunto de dualidades. De um lado, lugares marcados pela estabilidade, peso, fixação, retenção.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O programa visa a construção de três porções distintas: uma parede técnica habitável assume os usos de serviço do edifício ao mesmo tempo que separa as áreas ocupáveis da rua: sanitário, vestiários, controle, sala de segurança, sala fria..., mas também abriga as principais instalações do prédio, máquinas de ar condicionado ou geradores para os painéis solares e antenas de transmissão e recepção em sua cobertura.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Este "pacote técnico" tem também espaços de "reserva" para futura extensão e serviços, com acesso direto do exterior. A segunda faixa longitudinal inclui as comunicações e acessos do edifício em um espaço de pé direito duplo iluminado por aberturas laterais, um borgiano aleph a partir do qual se observa todo o edifício; a terceira faixa, protegida e assistida pelas anteriores, é abrigada abaixo de uma cobertura única, ocupável e útil  as diferentes salas do edifício, com a Diretoria de Coordenação no centro ocupando em um único espaço todo o vazio do prédio.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O acesso de pedestres é proposto a partir de uma pequena praça na cota superior a construção, uma expansão do pavimento em direção a cidade, de modo que o edifício encontre o espaço público - um yard diriam os Smithson, um desses entre estratégicos. A partir deste ponto, uma rampa-escalonada chega até o centro do edifício, onde está localizado o controle de acesso. Os veículos entram pela rotatória, permitindo assim a rápida saída em qualquer direção e acesso cômodo ao edifício a partir das principais vias das proximidades. Este acesso permite que a entrada principal e as saídas de emergência se resolvam a cada etapa da urbanização, facilitando acessibilidade, segurança e controle de acesso.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O edifício deixa de ser somente a ordenação de um programa, é uma estratégia de solidificação da vitalidade e atmosferas do projeto. Espera-se que a sede de Urgência e Emergências de Estremadura 112 seja um referencial sócio-urbano. O prédio é construído como uma topografia, evitando concorrência com o bairro e suas referências, propondo ser mais uma paisagem do que um objeto.

Planta 01
Planta 01

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Sede do Serviço de Emergências 112 de Extremadura / Daniel Jiménez + Jaime Olivera " [Sede Servicio de Emergencias 112 de Extremadura / Daniel Jiménez + Jaime Olivera ] 08 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-112605/sede-servicio-de-emergencias-112-de-extremadura-slash-daniel-jimenez-plus-jaime-olivera> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.