O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Holanda
  5. DKV architecten
  6. 2012
  7. Escola Jacobsvlinder / DKV architecten

Escola Jacobsvlinder / DKV architecten

Escola Jacobsvlinder / DKV architecten
© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode
  • Arquitetos

  • Localização

    Zoetermeer, Holanda
  • Arquitetos Responsáveis

    Roel Bosch, Herman de Kovel, Paul de Vroom
  • Equipe de Projeto

    Paul de Vroom, Edward Schuurmans, Thijs de Haan, Hans Oldenburger
  • Engenharia

    Zonneveld Ingenieurs
  • Colsultoria Instalações

    Schreuder
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode + 21

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola Jacobsvlinder (Cinnabar Moth), antigamente conhecida como Escola Prins Bernhard faz parte da reestruturação de uma vizinhança palestina à uma quadra de Zoetermeer, próxima ao centro, construída nos anos 60. No que diz respeito à arquitetura, o novo edifício da Escola estabelece uma conexão entre a urbanidade do novo complexo residencial Nieuw-Schoutenhoek atualmente em construção e o caráter de pequena escala de centro do bairro de casas separadas que estão no entorno.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

A escola fornece instruções primárias na forma de Educação Adaptativa, e tem como objetivo de ensinar os alunos, que muitas vezes vêm de famílias carentes, em um ambiente estimulante e estético.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

O volume compacto de dois níveis contém nove salas de aula organizadas em torno do coração da escola: um grande hall central e bastante iluminado. Como resultado desta clara configuração espacial, o espaço destinado à circulação é mínimo, enquanto o espaço comunal disponível é multifuncional em um grau máximo. A grande escadaria, completamente revestida de madeira, não apenas é um ponto de elevação mas também uma tribuna pública com uma vista à área do pátio, que portanto pode ser usado como um anfiteatro.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

Levando em conta a situação central e a visão educacional excepcional da escola, a atmosfera do ambiente e sua interação se tornaram pontos de partida para a elaboração do projeto. Entre todos os edifícios que contrastam em suas formas, cores e materiais, o programa foi elaborado como um simples volume retangular com um padrão de grandes janelas. O material da fachada é de alvenaria polimétrica, com os tijolos de tamanhos diferentes para criar uma sedução tátil. Uma grande abertura de vidro cortada do volume principal abre todas as atividades no hall central surpreendentemente verde para o mundo externo. Além disto, dois elementos extraordinários no hall atraem muita atenção e despertam a imaginação dos alunos: a grande escadaria que foi construída de maneira trapezoidal em madeira, e o volume oval num dos cantos. Neste volume se pode ver um mosaico em escala real do artista Catalão-Japonês ISAO, seguindo a tradição de mosaicos de seu avô, o ceramista Llorens Artigas, em conjunto com Miró. Elementos no vidro e no telhado aumentam a magia da obra de ISAO.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

A Jacobsvlinder é uma escola excepcionalmente sustentável. O edifício possui um GPR (da sigla em inglês para Estratégia de Produto Global) no índice de 9 ou superior em média. A escola foi construída com materiais sólidos e sem manutenção, e possui um alto índice de espaços funcionais e maleáveis, devido a sua estrutura de colunas. O edifício também combina um clima interno saudável e confortável com baixo uso energético, baseado na instalação duma de bomba de calor geotérmica com piso radiante, um telhado verde, ventilação de regulamentada de CO2 .

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
DKV architecten
Escritório
Cita: "Escola Jacobsvlinder / DKV architecten" [Jacobsvlinder School / DKV architecten] 06 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/112141/escola-jacobsvlinder-slash-dkv-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.