O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão Shellstar / MATSYS

Pavilhão Shellstar / MATSYS

Pavilhão Shellstar / MATSYS
Pavilhão Shellstar / MATSYS, © Dennis Lo
© Dennis Lo

© Dennis Lo © Dennis Lo © Dennis Lo © Dennis Lo + 11

Shellstar é um pavilhão temporário leve que maximiza sua eficiência ao reduzir ao mínimo sua estrutura espacial e material. Contratado por Detour, um festival de arte e projetos que ocorre em Hong Kong em dezembro de 2012, o pavilhão foi desenhado para ser um lugar de encontro emblemático para os assistentes do festival.

© Dennis Lo
© Dennis Lo

Situado em um terreno baldio no distrito de Wan Chai, o projeto surgiu da intenção de criar um redemoinho espacial para atrair os visitantes para seu centro e posteriormente levá-los de volta ao recinto maior do festival. O trabalho foi feito através de modelagem paramétrica, durante seis semanas da fase de projeto, até a fabricação e montagem.

© Dennis Lo
© Dennis Lo

O processo de projeto dividiu-se em três outros processos que usaram técnicas avançadas de modelagem digital.

© Dennis Lo
© Dennis Lo

1. Pesquisa: A forma surgiu de um processo de busca formal e digital baseada nas técnicas clássicas elaboradas por Antonio Gaudí e Frei Otto, entre outros. Através do uso de Grasshopper e Kangaroo, as formas se auto-organizam em superfícies catenárias alinhadas com vetores estruturais que permitem espessuras estruturais mínimas.

© Dennis Lo
© Dennis Lo

2. Otimização da área: A estrutura é composta de cerca de 1.500 células individuais, ligeiramente curvas. As células dobram-se levemente para alcançar a curvatura total do projeto. No entanto, elas não podem ser demasiadas curvas, já que isso torna difícil o corte. O uso de uma sequência personalizada de comandos permitiu a otimização de cada célula para eliminar qualquer junta interna e para que tivessem uma geometria muito pouco curvilínea, simplificando em grande medida a fabricação.

Diagramas
Diagramas

3. Planificação da Fabricação: Através da utilização de scripts personalizados python, cada célula é desenvolvida plana e pronta para a fabricação. Além disso, etiquetas automáticas foram adicionadas para a orientação individual dentro deste processo como um todo.

Cita: "Pavilhão Shellstar / MATSYS" [Pabellón Shellstar / MATSYS] 16 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/111145/pavilhao-shellstar-slash-matsys> ISSN 0719-8906