O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estufa
  4. Holanda
  5. Équipe Voor Architectuur En Urbanisme
  6. 2012
  7. Projeto Roble / Équipe Voor Architectuur En Urbanisme

Projeto Roble / Équipe Voor Architectuur En Urbanisme

  • 16:00 - 28 Abril, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Projeto Roble / Équipe Voor Architectuur En Urbanisme
Projeto Roble / Équipe Voor Architectuur En Urbanisme, © René de Wit I Équipe
© René de Wit I Équipe

© René de Wit I Équipe © René de Wit I Équipe © René de Wit I Équipe © René de Wit I Équipe + 23

© René de Wit I Équipe
© René de Wit I Équipe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Roble, feito pelo jovem escritório Équipe, é um projeto incorporado no contexto local, em uma zona rural no sul da Holanda. O cliente, dono da empresa de paisagismo Van Helvoirt Groenprojecten, desejava que sua sede fosse um modelo de sustentabilidade. Este era para ser o lugar de inovações sustentáveis transformando os problemas de orçamento em linha de pesquisa.

© René de Wit I Équipe
© René de Wit I Équipe

O edifício é um ambiente projetado e personalizado, sem padrões de detalhe. Foi realizado como uma pesquisa de potencialidades para a criação de um ambiente de trabalho. Os principais temas foram divididos em componentes e expressados em projeto. O slogan "Sentir-se bem", pensado pela equipe, englobava diferentes temas como energia renovável, climatização passiva, abundância de luz natural e sua relação com a paisagem local, que deveria ser um obra de cura do ambiente. 

© René de Wit I Équipe
© René de Wit I Équipe

Sustentabilidade, foi portanto, a maior atenção em todas as fases e escalas. Desde o começo, foram feitos estudos sobre o real significado de "sustentabilidade", para ter certeza que todos no canteiro de obras compreenderam e aceitaram estes princípios. Uma nova forma de licitação foi utilizada, chamada de Building-team Plus e uma nova maneira de documentação das decisões de materiais e técnicas foi estuda.

© René de Wit I Équipe
© René de Wit I Équipe

A noca extensão imediatamente chama a atenção do motorista que passa, uma elegante forma vermelha na paisagem árida, com painéis fotovoltaicos totalmente integrados ao telhado verde. Este telhado transcende sua função estética e é um campo de testes infiltração de águas pluviais. No início do século 20, Tilburg foi reconhecida por sua indústria têxtil, que recolhia a urina dos trabalhadores em jarros e usá-los como alvejante. Agora, este projeto remonta esta tradição e cria um sistema com wetlands.

© René de Wit I Équipe
© René de Wit I Équipe

A urina é separada das águas negras como um ingrediente nutricional e para fazer fertilizantes para as atividades paisagísticas do cliente. Além disso, as  águas cinzas correm através da cobertura verde, tornando-se limpa para o reuso no edifício. Estas são apenas uma das várias inovações neste projeto, que foi pensado nos mínimos detalhes: da construção ao jardim, do bicicletário ao interior personalizado. 

© René de Wit I Équipe
© René de Wit I Équipe

O edifício ;e construído em duas partes, ligados por um forno de barro. Aquecido com podas desperdiçadas da própria atividade da vegetação, este elemento reúne os funcionários do escritório e os trabalhadores externos. Além de manter o ambiente interno agradável, o forno de barro também traz soluções técnicas. O sistema de aquecimento pode ter uma potência menor e pode ser ajudado por uma caldeira de água quente. 

© René de Wit I Équipe
© René de Wit I Équipe

A parte norte do edifício é composta por escritórios. A linearidade do edifício é enfatizada pelos elementos internos, que são colocados sobre caminhos coloridos. Usando linóleo vermelho em diferentes áreas do piso e do mobiliário cria-se a coerência com o exterior do edifício   

© René de Wit I Équipe
© René de Wit I Équipe

A parte sul do edifício é um hall de entrada com grande dimensões que conecta todos os espaços. Este átrio é utilizado para reuniões maiores e menores, organizadas ou espontâneas e fornece também uma conexão transparente com o exterior.

Ground Floor Plan
Ground Floor Plan

As fachadas são feitas aberturas detalhadas, ripas de madeira pintada de vermelho feita à base de água. criando assim diferentes transparências entre o dentro e o fora. A estrutura de elementos pré-fabricados de madeira laminada foi deixado inacabado, as imperfeições da madeira somam-se a serenidade natural do interior. A madeira impregna os espaços internos com uma conexão positiva com a natureza, algo que contribui com a imagem "verde" da empresa de paisagismo. Todos os elementos internos, além das cadeiras e mesas de segunda mão e de lâmpadas de LED, foram projetados. São projetos específicos para cada usuário. Cadeiras e mesas são de segunda mão, como todas as peças de decoração: a maçaneta da porta de entrada de funcionários (um corrimão re-utilizado), a banca de revistas (tubo de aquecimento) e as caixas de frutas no mostruário. Foram utilizados também mobiliários de baixo impacto ambiental. Foi feita uma grande pesquisa para estudar qual material poderia ser melhor utilizado e em quais elementos. Toda essa pesquisa serviu para avaliar o documento da Building-team Plus e tirar várias conclusões. Este documento provou ser uma ferramenta muito útil, que ajuda a fazer as escolhas que excedem os padrões ou normas. Durante todo o processo, as normas nunca foram entendidas de qualquer maneira, ainda assim todos os resultados apurados são excelentes. Teorias de de uma casa passiva e as normas de desempenho energético holandesas podem levar a pequenas janelas na fachada norte, este edifício tem grande janelas de piso ao teto, que fornecem aos funcionários uma vista à paisagem e muita luz do norte. 

Section
Section

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Projeto Roble / Équipe Voor Architectuur En Urbanisme" [Proyecto Roble / Équipe Voor Architectuur En Urbanisme] 28 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/110833/projeto-roble-slash-equipe-voor-architectuur-en-urbanisme> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.