O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. Espanha
  5. IDOM
  6. 2012
  7. Novo conjunto habitacional de interesse social em Vitoria-Gasteiz / ACXT Arquitectos

Novo conjunto habitacional de interesse social em Vitoria-Gasteiz / ACXT Arquitectos

Novo conjunto habitacional de interesse social em Vitoria-Gasteiz / ACXT Arquitectos
Novo conjunto habitacional de interesse social em Vitoria-Gasteiz / ACXT Arquitectos, © Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

© Aitor Ortiz © Aitor Ortiz © Aitor Ortiz © Aitor Ortiz + 31

  • Arquitetos

    Iñaki Garai, Inés López
  • Localização

    Vitoria-Gasteiz, Álava, Espanha
  • Coordenador de Projeto

    Inés López
  • Estruturas

    Egoitz Olmo, Jon Calvo
  • Área

    16400, 0 m2
  • Ano do Projeto

    2012
  • Fotografias

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ensanche 21- Zabalgunea, sociedade urbanística municipal da Prefeitura de Vitoria-Gasteiz, convocou um concurso para a construção de 104 moradias de interesse social, cujo projeto arquitetônico foi elaborado por ACTX -Grupo IDOM. Como critérios necessários para a seleção, foram considerados os valores urbanísticos, arquitetônicos, funcionais e estéticos da proposta apresentada.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Situada em um terreno retangular, a morfologia da edificação foi pré-determinada pelo Plano Parcial que define três volumes longitudinais no sentido Norte-Sul, com 9 pavimentos na porção que encontra a via e seis pavimentos nos dois terços restantes . Os blocos estão unidos por um volume transversal de apenas um pavimento - de leste a oeste - no encontro com a estrada.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Todas as residências contam com três dormitórios e têm aproximadamente 90 m² úteis. O edifício tipo de habitações é resolvido com três núcleos de circulação vertical que acessam duas residências por andar, permitindo, assim, que as unidades tenham fachadas voltadas para as duas orientações. 

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

O projeto busca potencializar ao máximo a dupla orientação Norte-Sul através da sala-cozinha, que conforma um ambiente longitudinal único que vai de uma fachada a outra e ao redor do qual se situam as demais dependências. Este espaço é limitado por dois grandes vazios em cada uma das extremidades e apresenta um terraço sobre a área de estar. Atendendo ao compromisso firmado com Ensanche 21, as residências devem ser concluídas em 2019.

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Este é o quarto projeto de habitações de interesse social desenvolvido por ACXT - Grupo IDOM em Vitoria-Gasteiz, totalizando 497 unidades, juntamente com dois projetos já construídos e um terceiro em andamento.

Planta Baixa
Planta Baixa

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Novo conjunto habitacional de interesse social em Vitoria-Gasteiz / ACXT Arquitectos" [Nuevo grupo de viviendas de protección oficial en Vitoria-Gasteiz / ACXT Arquitectos] 08 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/110222/novo-conjunto-habitacional-de-interesse-social-em-vitoria-gasteiz-slash-acxt-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.