O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Chile
  5. David Rodriguez Arquitectos
  6. 2012
  7. Edifício Corporativo Molymet / David Rodriguez Arquitectos

Edifício Corporativo Molymet / David Rodriguez Arquitectos

  • 17:00 - 24 Abril, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Edifício Corporativo Molymet / David Rodriguez Arquitectos
Edifício Corporativo Molymet / David Rodriguez Arquitectos, © Pedro Mutis
© Pedro Mutis

© Pedro Mutis © Pedro Mutis © Pedro Mutis © Pedro Mutis + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Regina Gálvez 28-30, San Bernardo, Região Metropolitana, Chile
  • Arquitetos Responsáveis

    David Rodriguez Cuevas , David Rodriguez Cañas, Maria Jose Sanchez M.
  • Arquitetos On Site

    Raul Manzano R.
  • Área

    4200.0 m2
  • Ano do Projeto

    2012
  • Empreiteiro Geral

    Inarco
  • Engenheiro Estrutural

    Sergio Contreras
  • Arquiteto Paisagista

    Juan Grimm
  • Iluminação

    Monica Perez
  • LEED

    Jimena Etchegaray
  • Engenheiro Elétrico

    Fleishmann
  • Rede de Dados

    Cics , Jorge Celery
  • Consultor do Clima

    Miranda & Nassi
  • Cozinha

    William Tauton
  • Serviços

    Ruz y Vukasovic
  • Cliente

    Molymet S.A
  • Área do Terreno

    3.5 ha
  • Mais informações Menos informações
© Pedro Mutis
© Pedro Mutis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A indústria Molymet está localizada no município de São Bernardo, nos arredores de Santiago, que, como muitas indústrias ao longo da historia, foram construídas fora do perímetro urbano.

Corte
Corte

Santiago e grandes cidades em geral, durante seu processo evolutivo e de crescimento, foram continuamente ocupando áreas próximas às indústrias que, por sua vez, moviam-se novamente, deixando para trás ilhas arquitetônicas como alguns exemplos notáveis em cidades européias, transformando-se em edificios de uso público integrados a vida urbana. (Tate Gallery, em Londres, em 22 @ Barcelona, etc.)

© Pedro Mutis
© Pedro Mutis

Esta mudança das indústrias originou novos conceitos e métodos de desenvolvimento como "Parques industriais" e "Parques tecnológicos" que deram origem ao aumento do  fluxo de transporte urbano, também criaram novas formas de trabalho e novas relações entre indústrias, incorporando enfim Universidades e sistemas de apoio estatal até a criação de novas indústrias ou empresas de serviços relacionadas.(I + D + I)

© Pedro Mutis
© Pedro Mutis

Mas também há uma visão mais contemporânea dos estabelecimentos industriais, na qual estes devem ser integrados a vida urbana para que não haja perda de tempo em viagens longas e melhore a qualidade de vida de seus trabalhadores e de seu ambiente. Isto é viável pelo progresso tecnológico nos processos industriais e por conceitos "verdes aplicados a indústria -chimenea. Esta abordagem, em conjunto com a comunidade onde está localizada, faz com que a indústria gere um círculo virtuoso.

© Pedro Mutis
© Pedro Mutis

A Empresa Molymet não está alheia a estes conceitos. A ideia de manter a fábrica em São Bernardo é parte de uma estratégia de sustentabilidade, juntamente com a melhoria da tecnologia aplicada ao desenvolvimento da produção e a criação de um planejamento a longo prazo que garanta seu estabelecimento.

© Pedro Mutis
© Pedro Mutis

É sugerida a criação de um parque tecnológico temático com edifícios de escritórios de alta tecnologia, construídos sob o conceitos de sustentabilidade para grandes áreas verdes.

A sustentabilidade engloba a recuperação da antiga casa senhorial e do parque "las Lilas", há muito abandonado.

1º Pavimento
1º Pavimento

Desta forma é gerado um conjunto, na primeira etapa de desenvolvimento, que abrange o antigo parque, a mansão las Lilas e o primeiro edifício do novo parque tecnológico. Estes elementos estão unidos em um eixo e formam um contraponto entre a Mansão-Parque Antigo e Edificio Corporativo-Parque Novo.

© Pedro Mutis
© Pedro Mutis

O edificio corporativo é construído com concreto armado em 3 níveis. Projetado sob os preceitos de "green building", incorpora todos os elementos tecnológicos que servem para o controle de energia do edifício e minimização do impacto deste sobre o meio ambiente.

© Pedro Mutis
© Pedro Mutis

É por isso que são geradas lacunas externas de maneira a incorporá-las as sistema de ar condicionado como reguladores de temperatura, tetos verdes e fachada dupla para controlar a radiação solar, controle de luz, controle de água, recuperação das águas sanitárias que se reincorporam ao processo industrial e a incorporação de um pátio interno como regulador de temperatura natural.

© Pedro Mutis
© Pedro Mutis

Finalmente, o edifício Corporativo Molymet esta qualificado com LEED na categoria Platinium para "Nova construção", sendo o primeiro da América do Sul.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Corporativo Molymet / David Rodriguez Arquitectos" [Edificio Corporativo Molymet / David Rodriguez Arquitectos] 24 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/110075/edificio-corporativo-molymet-slash-david-rodriguez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.