Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Biblioteca Pública de St. Louis / Cannon Design

Biblioteca Pública de St. Louis / Cannon Design
© Timothy Hursley
© Timothy Hursley
Bibliotecas  · 
Saint Louis, Estados Unidos
  • Arquitetos: Cannon Design
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2012
  • Fotógrafo Fotografias: Timothy Hursley
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: 3M, Armstrong Ceilings, BASWA Acoustic, Belden, CertainTeed, Color Kinetics, Cooper Lighting, DAIKIN, Delta Faucet, Designtex, ELP, Eaton's Lighting Division, Elka, Ellison Bronze, Engraphix, Erco, Expanko, Firestone Building Products, Focal Point Lights, Forms + Surfaces, G Lighting, Global Granite, Golterman & Sabo, Gotham Lighting, Gravois Planing Mill, HAWS, Interface, Irwin Seating Company, Karastan, Kurt Versen, Lutron Brasil, McGrory Glass, Mecho Systems, Modern Metals, Oldcastle BuildingEnvelope, Paintsmiths, Polycor, Pulp Studio, RPG, Rigidized Metals Corporation, Roppe, Rulon International, Selux, Sherwin-Williams, Signify, Skyline Design, Spacesaver, Stuart Dean, Tandus Centiva, The Lighting Quotient, Total Door Systems, USG Ceilings, VT Industries, Viracon, WASCO Skylights, Wausau Window and Wall Systems, YKK AP, Zahner, Zurn

© Timothy Hursley © Timothy Hursley © Timothy Hursley © Timothy Hursley + 13

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

Descrição enviada pela equipe de projeto. Principal elemento do sistema de Bibliotecas Públicas de St. Louis, a Biblioteca Central foi fundada por Andrew Carnegie e projetada pelo renomado arquiteto Cass Gilbert em 1912. Cannon Design, uma empresa de arquitetura, engenharia e planejamento é a responsável pelo do trabalho de restauro, renovação e reutilização da biblioteca.

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

A revitalização da biblioteca aumenta os espaços públicos em mais de 3.500 m², moderniza o edifício, contribui para a renovação urbana de St. Louis e eleva o edifício a nível de tesouro cultural. Mais de 11 mil pessoas visitaram a biblioteca na semana de sua abertura. Ela continua a receber muitos visitantes e tem tido grande aceitação, a ponto de receber o prêmio Archtizer A+ de melhor biblioteca - uma competição com mais de 150 mil votos públicos em todo o mundo.

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

O edifício original de três pavimentos foi projetado em estilo Beaux Arts e contava com uma lustrosa escada de granito, um foyer de recepção com teto em abóbadas e um grande hall central. Este hall é cercado por cinco "asas", quatro delas dedicadas para salas de leitura públicas e uma quinta, a Asa Norte, para um depósito de livros fechado ao público. Um esqueleto metálico estruturalmente independente, que serve como prateleira de livros e apoio dos pisos, foi inserido por Gilbert entre as paredes da Asa Norte. A transformação da Asa Norte rejuvenesce verdadeiramente a biblioteca e a traz para  o século XXI, tirando-se as antigas prateleiras de livros e inserindo o novo "edifício dentro do edifício". Agora, um átrio público bastante alto acolhe e garante acessibilidade aos visitantes. Os níveis superiores, fechados com vidro, abrigam a coleção de livros em densas e compactas prateleiras. Estes livros estão, agora, visíveis ao público e são percebidos como elementos visuais do espaço. As janelas da parede norte, em vidro transparente, ressaltam a luz natural nos ambientes internos e proporcionam visuais impressionantes. 

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

O Grande Hall e as quatro asas públicas foram restauradas e revitalizadas, mantendo seu esplendor da virada do século, porém, com novos equipamentos mecânicos, elétricos, sistemas de proteção contra incêndios e novo sistema de dados. Um novo acesso público na Rua Locust remete à fachada original de Gilbert através de uma cobertura que se se eleva de um espelho d'água sem tocar o edifício. "Observando o projeto da biblioteca, eu fico muito satisfeito com a solução que criamos, em que a nova estrutura e o edifício existente vivem em harmonia", disse George Nikolajevich, FAIA, Coordenador do Projeto. "O projeto soa natural...um ótimo lugar para visitar e passar algum tempo. Eu me orgulho em saber que o projeto se adapta facilmente à situação e espero que ele se prove atemporal".

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

Cannon Design está entre os principais escritórios internacionais em planejamento e projetos nos campos da saúde, educação, comercial e governamental. No momento, o escritório conta com mais de mil empregados e 15 filiais em toda a América do Norte, assim como em Shanghai, na China, e Mumbai, na Índia.

Corte
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: St. Louis, Missouri, Estados Unidos

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Pública de St. Louis / Cannon Design" [St. Louis Public Library / Cannon Design] 23 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/110041/biblioteca-publica-de-st-louis-slash-cannon-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.