O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Cuartoymitad Arquitectura
  6. 2012
  7. Casa Malpartida / Cuartoymitad Arquitectura

Casa Malpartida / Cuartoymitad Arquitectura

Casa Malpartida / Cuartoymitad Arquitectura
© Lucía Miret
© Lucía Miret

© Lucía Miret © Lucía Miret © Lucía Miret © Lucía Miret + 20

© Lucía Miret
© Lucía Miret

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este trabalho envolveu o restauro completo de uma casa isolada em seu lote, localizada em Malpartida de Cáceres, construída em torno de 1920. O edifício existente, como a maior parte das casas encontradas nesta região, era dividido em dois volumes (frontal e posterior), que eram conectados por um pequeno pátio aberto. 

© Lucía Miret
© Lucía Miret

A intervenção mais significativa foi a construção de uma estrutura de conexão entre os dois volumes formalmente separados . Esta estrutura apresenta a forma de um complexo corpo prismático. Ela age como uma máscara desdobrada que sobrepõe suas faces geométricas às superfícies brancas das fachadas originais, articulando, desta forma, uma ampla variedade de relações conectivas de natureza tanto funcional quando visual. 

© Lucía Miret
© Lucía Miret

Além disso, e devido às condições precárias do telhado original, uma nova estrutura de cobertura foi construída. Isto permitiu um acréscimo de 60 cm na altura do forro, que foram usados para intensificar as capacidades funcionais do piso superior através da criação de uma série de espaços multifuncionais, interconectados e de pé-direito duplo que foram esculpidos no interior dos volumes construídos. 

Fachada
Fachada

O projeto busca diferenciar visualmente qualquer nova intervenção dos elementos arquitetônicos originais, relacionando, porém, tanto a sensibilidade histórica quanto a contemporânea em um único e compreensível projeto. Conseqüentemente, sistemas construtivos leves e secos foram empregados para estabelecer um contraste com as maciças paredes autoportantes dos edifícios originais. Além disso, o projeto seguiu alguns critérios de construção que permitiram experimentações tecnológicas e o uso sustentável de recursos materiais e técnicos disponíveis no local. 

© Lucía Miret
© Lucía Miret

O escritório CUARTOYMITAD ARQUITECTURA possui uma estrutura flexível - liderada por Ana Miret, Miguel Paredes e Ruth Vega - voltada para trabalhos colaborativos entre profissionais de diferentes áreas. Cuartoymitad Arquitectura pesquisa e desenvolve propostas que procuram ir além dos limites da prática arquitetônica convencional, buscando construir tanto a essência quanto a identidade espacial de lugares onde relações consistentes com práticas artísticas e culturas urbanas possam ser estabelecidas.

© Lucía Miret
© Lucía Miret

Cuartoymitad Arquitectura está atualmente terminando a conversão de uma fortaleza do século XVIII em Santoña (Espanha) que se tornará o Museu Monte Buciero. Outros trabalhos recentemente construídos incluem o projeto de exibição do Museu do Vinho em Cangas del Narcea (Asturias, Espanha) e a arquitetura efêmera do colóquio MACC em Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha). Além disso, Cuartoymitad Arquitectura projetou e construiu a sede do DIM e Sáfio em Madri, e a filial do E-Burbulla em Santiago de Compostela (Galícia, Espanha).

© Lucía Miret
© Lucía Miret

O trabalho do Coletivo Cuartoymitad foi apresentado na 11ª Bienal de Veneza e no Museu de Arte Contemporânea em Valencia, assim como em instituições em Lima, Buenos Aires, Bruxelas, Madri e Barcelona como parte da exibição "Panorama Emergente" (IV Bienal Ibero-americana de Arquitetura). Além disso, este trabalho tem sido publicado em monografias, revistas e jornais de arquitetura e arte.

© Lucía Miret
© Lucía Miret

Atualmente, os membros do Coletivo Cuartoymitad lecionam na Schools of Architecture of IE University, Universidad Politécnica de Madrid e Universidad de Alcalá.

Planta do primeiro pavimento
Planta do primeiro pavimento
Cita: "Casa Malpartida / Cuartoymitad Arquitectura" [Casa Malpartida / Cuartoymitad Arquitectura] 15 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/108732/casa-malpartida-slash-cuartoymitad-arquitectura> ISSN 0719-8906