O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotéis
  4. Áustria
  5. Hans Hollein
  6. 1990
  7. Clássicos da Arquitetura: Haas Haus / Hans Hollein

Clássicos da Arquitetura: Haas Haus / Hans Hollein

Clássicos da Arquitetura: Haas Haus / Hans Hollein
Clássicos da Arquitetura: Haas Haus / Hans Hollein

Clássicos da Arquitetura: Haas Haus / Hans Hollein Clássicos da Arquitetura: Haas Haus / Hans Hollein Clássicos da Arquitetura: Haas Haus / Hans Hollein Clássicos da Arquitetura: Haas Haus / Hans Hollein + 10

O vidro espelhado da fachada reflete os contornos da Catedral de St. Sthepen à sua frente. O edifício procura ser discreto, ainda que com forte presença urbana. A pedra e o vidro marcam essa dualidade.

Parte da fachada curva recebe um revestimento em painéis de pedra, sobrepondo-se aparentemente à cortina de vidro levemente recuada. Os painéis estão dispostos sob uma modulação diagonal quadrada. Os módulos principais são formados por 16 painéis e apresentam juntas de dilatação bem definidas entre eles.

Rompendo a diagonalidade, aparecem janelas de vidro dispostas ortogonalmente a cada duas interseções dos módulos diagonais. Estas janelas são também quadradas e apresentam como lado a dimensão de duas diagonais dos painéis de pedra.

O vidro espelhado do restante da fachada cria uma nova modulação, ortogonal como as janelas, porém retangulares, e de modo que uma diagonal dos módulos de painéis de pedra equivale horizontalmente a 5 painéis retangulares de vidro, e verticalmente, a 2, ainda que dispostos em três partes: metade acima, inteiro ao centro e outra metade abaixo. A fachada é um jogo de modulações interrelacionadas em pedra e vidro.

Um volume formado pela interseção de dois cilindros de diâmetros e alturas diferentes completa o edifício. É predominantemente marcado pelo vidro reflexivo e se sobressalta em relação à fachada curva lateral. Como apoio, dois volumes cúbicos interseccionados e revestidos de pedra. O menor deles aparece disposto irregularmente, como situado sobre um plano qualquer. O maior é recortado em sua parte inferior, formando sob alguns ângulos de vista um terceiro volume.

Clássicos da Arquitetura: Haas Haus / Hans Hollein

Originalmente projetado como um shopping, este edifício funciona atualmente como um hotel, restaurante e café, e lojas.

  • Arquitetos

  • Localização

    Viena, Aústria
  • Referências

    WienTourismus/Claudio Alessandri, www.aboutvienna.org
  • Ano do projeto

    1990
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Fracalossi, Igor. "Clássicos da Arquitetura: Haas Haus / Hans Hollein" [AD Classics: Haas Haus / Hans Hollein] 18 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/108124/classicos-da-arquitetura-haas-haus-slash-hans-hollein> ISSN 0719-8906