O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Aquário
  4. Dinamarca
  5. 3XN
  6. 2013
  7. O Planeta Azul / 3XN

O Planeta Azul / 3XN

O Planeta Azul / 3XN
© Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau

© Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk © Adam Mørk + 39

  • Arquitetos

    3XN
  • Localização

    Den Blå Planet, Jacob Fortlingsvej 1, 2770 Kastrup, Denmark
  • Arquitetos Responsáveis

    3XN
  • Área

    10000 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Planeta Azul é o maior e o mais importante aquário da Europa, com uma excelente localização, na orla de Øresund, apenas oito quilômetros da Praça da Prefeitura de Copenhagen. Além disso, o aquário na Municipalidade de  Taarnby está bem conectado com rodovias, o Aeroporto de Copenhagen, a ponte de Øresund, o Metro e uma estação de trens a poucos metros.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

O Planeta Azul será uma das cinco atrações turísticas mais proeminentes da Dinamarca. Na conferência de turismo “A New Way to Grow” de 2012, o Planeta Azul foi eleito o melhor projeto da Dinamarca, graças ao seu potencial de crescimento, de sua influência no desenvolvimento regional, inovação, realização assim como sua singularidade e 'motivo para visita'. 

© Adam Mørk
© Adam Mørk

A história por trás do Aquário da Dinamarca

© Adam Mørk
© Adam Mørk

O Aquário da Dinamarca foi fundado pelo engenheiro civil e empreeteiro Knud Højgaard. Foi aberto ao público em 1939 somente quatro meses antes do início da Segunda Guerra Mundial e sete meses antes da ocupação da Dinamarca. A consequência foi o fechamento das fronteiras e problemas consideráveis em conseguir animais exóticos para o aquário. No entanto, através de um impressionante esforço, o aquário permaneceu aberto e ativo exibindo animais dinamarqueses e outros peixes de cultivo. Após a guerra, o aquário estava em mau estado, e Knud Højgaard iniciou os processos da extensa reforma. Durante as próximas décadas, o edifício passou por diversas modernizações e ampliações.

© Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau

Durante mais de 73 anos o edifício original em Charlottenlund foi o cenário para o lazer e a educação para todas as idades. Nos últimos anos, no entanto, o estabalecimento estava decaindo e havia uma contínua demanda de expansão, onde as tecnologias de ponta eram necessárias.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

Preparações do Planeta Azul

Já nos anos 90, Jesper Horsted, curador do Aquário da Dinamarca, esboçou as primeiras ideias de como um aquário totalmente novo e moderno deveria ser projetado. O antigo edifício precisava de uma reforma total que sairia muito caro, sem mesmo oferecer aos visitantes uma experiência melhor significativa. Uma ampliação bastante necessária também não seria possível no local nem economicamente viável em relação à melhoria global da atração do aquário.

© Adam Mørk
© Adam Mørk

O que era necessário era uma nova localização e novas instalações para fornecer às próximas gerações de visitantes novas e incríveis aventuras. Inspirado por visitas aos mais excitantes aquários do mundo, e apimentadas com ideias próprias, Jesper Horsted formulou seus desejos para o projeto do Novo Aquário Dinamarquês. Princípios esses que mais tarde se tornaram os fundamentos do Concurso Internacional para o Planeta Azul.

© Alexandra Timpau
© Alexandra Timpau

Agora, o Aquário da Dinamarca está novamente na vanguarda internacional com arquitetura de classe mundial, milhares de animais de todos o mundo e avançadas tecnologias de apresentação.

Implantação
Implantação
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "O Planeta Azul / 3XN" [The Blue Planet / 3XN] 09 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/107621/o-planeta-azul-slash-3xn> ISSN 0719-8906