Casa Omnibus / Gubbins Arquitectos

Casa Omnibus / Gubbins Arquitectos

© Marco Mendizabal© Marco Mendizabal© Marco Mendizabal© Marco Mendizabal+ 35

Puchuncavi, Chile
  • Calculista:Soler y Asociados
  • Instalações Sanitárias:Patricio Moya
  • Instalações Elétricas:Marcelo Silva
  • Iluminação:Pedro Gubbins
  • Elementos De Alumínio:Arnaldo Sulantay
  • Construtora:Víctor Reyman
  • Superficie Terreno:5000m2
  • Arquitetos:Pedro Gubbins Foxley, Víctor Gubbins Browne
  • Cidade:Puchuncavi
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Marco Mendizabal
© Marco Mendizabal

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Ómnibus se localiza nos arredores da Quebrada de Aguas Claras, no alto da entrada que leva a Cachagua, no sentido contrário a Laguna de Zapallar, em um terreno com uma suave inclinação, cercado por muitos eucaliptos e de frente para a cadeia de colinas que cerca Cachagua y Zapallar, com vista para o Oceano Pacífico.

Planta 1er Piso
Planta 1er Piso

CroquisElevaciónElevaciónPlanta Cubierta+ 35

A residência de forma horizontal retangular, com 23,5 m de comprimento, 7,0 m de largura e 3,5m de altura, está instalada sobre uma base que leva ao pavimento principal e à continuação da cobertura terraço. 

© Marco Mendizabal
© Marco Mendizabal

A vida e o espaço de ócio 
Buscando romper com a estaticidade dos ambientes típicos de uma residência: cozinha, sala de estar, sala de jantar, quartos... esta casa propõe uma dupla circulação que decompõe estes ambientes ao longo do dia. Mais que uma soma de individualidade, uma soma de lugares complementares que dão origem a uma forma de habitar diferente à da cidade. 

A construção desta perspectiva longitudinal, através da utilização de uma cobertura de concreto de forma irregular, aumenta a sensação de amplitude e continuidade de cada ambiente na totalidade da construção e no entorno. Transparências, reflexos e iluminação são utilizados para potencializar esta sensação.

Croquis
Croquis

Habitar o exterior a partir do interior
Habitar o exterior em uma residência de repouso não significa apenas localizar o edifício em um bosque ou lugar semelhante, mas a própria casa deve, a partir de sua estrutura e organização, oferecer a possibilidade de redescobrir novas perspectivas do entorno. 

© Marco Mendizabal
© Marco Mendizabal

© Marco Mendizabal© Marco Mendizabal© Marco Mendizabal© Marco Mendizabal+ 35

Uma arquitetura com traços de sustentabilidade. A fachada principal - uma enorme empena de concreto voltada para norte - se torna uma grande acumuladora de radiação solar e transmite para dentro da casa o calor acumulado durante o dia, aquecendo os ambientes internos à noite.

Detalle
Detalle

A construção e a materialidade
O concreto, através de sua textura e coloração, proporciona um interessante contraste e complemento às árvores existentes. Sua natureza permite grandes aberturas envidraçadas que recebem o exterior durante o dia e iluminam o bosque à noite.

© Marco Mendizabal
© Marco Mendizabal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Omnibus / Gubbins Arquitectos" [Casa Omnibus / Gubbins Arquitectos] 07 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-107155/casa-omnibus-slash-gubbins-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.