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Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Hermanos Laulhé / EDDEA

  • 17:00 - 4 Abril, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Hermanos Laulhé / EDDEA
Hermanos Laulhé / EDDEA, © Javier Orive
© Javier Orive

© Javier Orive © Javier Orive © Javier Orive © Javier Orive + 37

  • Arquitetos

  • Localização

    San Fernando. Cádiz
  • Partners in Charge (Eddea)

    Ignacio Laguillo (Project and Supervision Site); Harald Schönegger (Project); Luis Ybarra (Project)
  • Equipe de Projeto

    Francisco Marqués, Margarita Díaz, Rosalino Daza, José Manuel Ruiz, Alejandro de la Torre, Felipe Clemente, Miguel Sibón
  • Original Project Architect

    Fernando Cavestany
  • Área

    2460.0 m2
  • Fotografias

© José Hevia
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Contexto histórico e descrição do Patrimônio

© Javier Orive
© Javier Orive

O projeto localiza-se nos arredores de San Fernando (Baía de Cádiz - Espanha), na expansão que estendia a cidade à sua conexão com Sevilha nos anos cinquenta. Uma cidade rica em patrimônio com mais de mil edifícios históricos, incluindo espaços urbanos e construções. Um dos melhores exemplos é o Ambulatorial "Hermanos Laulhé" (agora, Centro de Bem Estar Cayetano Roldán), projetado e construído pelos arquitetos espanhóis Fernando Cavestany e Pardo Valcárcel, em 1954.

© Javier Orive
© Javier Orive

O edifício é volumetricamente representado por uma inteligente associação  de dois corpos ortogonais em três andares de altura. A composição, inspirada na tradição clássica, apresenta uma base no piso térreo revestida com uma pedra local porosa e dois corpos homogêneos brancos.

© Javier Orive
© Javier Orive

A circularidade da imagem de uma grade com grandes perfurações é destacada  de acordo com a lógica de sua distribuição interna em uma resposta adequada à luz incidente e o reflexo de sua imagem pública.

© Javier Orive
© Javier Orive

Além disso, é importante para melhorar o uso da cerâmica nos parapeitos da modulação e a integração dos grupos escultóricos na fachada que rompem com a sobriedade habitual de Centros Médicos e conectam-o à tradição decorativa moderna, também presente no interior, através de um projeto cuidadoso de espaços e mobiliários. No topo dos vértices de cada corpo,  meios-cilindros em blocos de vidro conformam a circulação vertical com certa inspiração em algumas das mais importantes obras do arquiteto expressionista  Erich Mendelsohn (1887-1953), como o Petterdof e os Armazéns Schocken, em Stuttgart (Alemanha ).

© Javier Orive
© Javier Orive

Contexto em que o projeto foi realizado

© Javier Orive
© Javier Orive

No contexto da década de 1950 na Espanha, o arquiteto José Luis Fernández del Amo destacava-se como o maior expoente deste pensamento e prática que integra a arquitetura à pintura e escultura, bem como o caso de Fernando Cavestany com o escultor espanhol Amadeo  Gabino (1922-2004), autor das esculturas do Centro Ambulatorial.

© Javier Orive
© Javier Orive

Grupos escultóricos de Gabino preparados para o edifício contém referências figurativas forjadas em seus primeiros trabalhos. Este é o caso da obra "Motherhood" que domina a entrada principal e o outro localizado na fachada sul. No entanto, sob as janelas ele escolheu trabalhar com cerâmica, fazendo três versões da obra, resultando em um total de 24 murais de mosaico nas fachadas, usando uma  forte abstração e abnegação no uso da cor. O artista é influenciado por grandes nomes como Pablo Picasso e Joan Miró, vencedor do Grande Prêmio de Gravura da Bienal de Veneza no mesmo ano da construção do edifício.

© Javier Orive
© Javier Orive

Estado de Conservação antes de Restauração e contribuição do projeto para a conservação do Patrimônio

© Javier Orive
© Javier Orive

Nas últimas décadas, o patrimônio arquitetônico do Movimento Moderno parecia estar mais em risco do que em qualquer outro período. Embora o Centro estivesse registrado no Catálogo Geral de bens protegidos da Andaluzia desde outubro de 2001, o edifício estava quase em ruínas, mesmo com algumas partes ainda em uso. Patologias, deficiências e metas principais identificadas foram resumidas nos seguintes pontos:

© Javier Orive
© Javier Orive

- Degradação da estrutura devido à sua proximidade com os pântanos e de frente para o mar e de infiltração de água a partir do nível subterrâneo.

© Javier Orive
© Javier Orive

- Estado inadequado de instalações por falta de manutenção e inadequação às normas vigentes.

© Javier Orive
© Javier Orive

- Capacidade de adaptar o programa funcional atual de centro de cuidados de saúde e social com a estrutura existente.

© Javier Orive
© Javier Orive

-Recuperação do subsolo como novo um pavimento para o centro de cuidados de saúde, aumentando o valor da claraboia original para dar a esse espaço um papel de liderança no coração do edifício.

© Javier Orive
© Javier Orive

- Técnicas de construção implementadas: Fundação e reforços estruturais, mecânicas e acabamentos, telhado e impermeabilização, carpintaria, fachadas e áreas externas.

© Javier Orive
© Javier Orive

- Trazer o significado do movimento moderno à atenção do usuário, o público, as autoridades, os profissionais e a comunidade educacional preocupados com a ambiente construído.

© Javier Orive
© Javier Orive

- Promover o desenvolvimento das técnicas e métodos mais adequados de conservação.

© Javier Orive
© Javier Orive

- Opor-se à destruição e desfiguração de obras importantes do Movimento Moderno.

- Finalmente, explorar e desenvolver o conhecimento do Movimento Moderno.

Planta Baixa - 1º Pavimento
Planta Baixa - 1º Pavimento

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
EDDEA
Escritório
Cita: "Hermanos Laulhé / EDDEA" [HERMANOS LAULHÉ / EDDEA] 04 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/106576/hermanos-laulhe-slash-eddea> ISSN 0719-8906

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