Centro de Artes Buda / 51N4E

Centro de Artes Buda / 51N4E

© Filip Dujardin© Filip Dujardin© Filip Dujardin© Paul Steinbrück+ 19

  • Arquitetos: 51N4E
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Engenharia Estrutural:BAS / Dirk Jaspaert
  • Engenharia Técnica:Studiebureau Boydens
Mais informaçõesMenos informações
© Filip Dujardin
© Filip Dujardin

Descrição enviada pela equipe de projeto. A última fábrica têxtil remanescente da Ilha de Buda - uma área destinada a se tornar o coração cultural da cidade - tem sido transformada em estúdios e espaços de exibições para artistas em residência. Este grande volume, situado no centro de uma quadra da cidade, foi adaptado através de duas intervenções principais:

© Paul Steinbrück
© Paul Steinbrück

A primeira estabelece um grande vazio no centro do edifício, trazendo luz solar para dentro do vasto pavimento térreo. Esse vazio pentagonal abriga uma escada que dá acesso público a uma série de espaços diferentes distribuídos nos quatro andares: um laboratório para produção, espaços multifuncionais de tamanhos e condições de iluminação variados, salas de música e um terraço na cobertura. A maior parte da estrutura é composta  de elementos reutilizados. Além da economia de recursos, a reutilização permite a instalação de um grande centro cultural dentro de um orçamento limitado.

Planta Baixa
Planta Baixa

Uma segunda intervenção acrescenta um pavilhão aberto como um hall de entrada a partir da rua. Construído com os tijolos amarelos encontrados nos interiores originais, este pavilhão se torna a nova fachada do complexo: a ponta do iceberg. O próprio pavilhão funciona como uma ante-câmara, dando uma prévia dos eventos do interior.

© Paul Steinbrück
© Paul Steinbrück

O Centro de Arte de Buda é um novo tipo de espaço cultural. Fazendo referência ao seu passado, ele permanece como uma oficina de produção. Os materiais e detalhes o fazem o um espaço adaptadável a todos os tipos de atividades e de usuários. A paleta de cores quentes e a série de espaços com caráter informal convidam pessoas a apropriar e descobrir o edifício para sua própria produção, exibição e interação.

© Filip Dujardin
© Filip Dujardin

Enquanto a maioria do edifício está escondida em seu contexto do entorno, o terraço na cobertura fornece  um confronto repentino com a cidade de Kortrijk. O edifício é uma ferramenta para olhar, não um objeto a ser olhado. Ele evita se tornar uma imagem, ao invés disto, cria toda uma ambiência.

Corte
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kortrijk, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Artes Buda / 51N4E" [Buda Art Centre / 51N4E] 29 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-105846/centro-de-artes-buda-slash-51n4e> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.