O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço De Exibições
  4. Bélgica
  5. 51N4E
  6. 2012
  7. Centro de Artes Buda / 51N4E

Centro de Artes Buda / 51N4E

Centro de Artes Buda / 51N4E
Centro de Artes Buda / 51N4E, © Filip Dujardin
© Filip Dujardin

© Filip Dujardin © Filip Dujardin © Filip Dujardin © Paul Steinbrück + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Kortrijk, Belgium
  • Arquitetos Responsáveis

    Johan Anrys, Freek Persyn, Peter Swinnen
  • Equipe de Projeto

    Tine Cooreman, Aline Neirynck, Bob De Wispelaere, Karel Verstraeten, Jan Opdekamp, Joram Van den Brande, Marc-Achille Filliol, Chris Blackbee, Emmanuel Debroise
  • Área

    4.240 m²
  • Ano

    2012
  • Fotógrafos

© Filip Dujardin
© Filip Dujardin

Descrição enviada pela equipe de projeto. A última fábrica têxtil remanescente da Ilha de Buda - uma área destinada a se tornar o coração cultural da cidade - tem sido transformada em estúdios e espaços de exibições para artistas em residência. Este grande volume, situado no centro de uma quadra da cidade, foi adaptado através de duas intervenções principais:

© Paul Steinbrück
© Paul Steinbrück

A primeira estabelece um grande vazio no centro do edifício, trazendo luz solar para dentro do vasto pavimento térreo. Esse vazio pentagonal abriga uma escada que dá acesso público a uma série de espaços diferentes distribuídos nos quatro andares: um laboratório para produção, espaços multifuncionais de tamanhos e condições de iluminação variados, salas de música e um terraço na cobertura. A maior parte da estrutura é composta  de elementos reutilizados. Além da economia de recursos, a reutilização permite a instalação de um grande centro cultural dentro de um orçamento limitado.

Planta Baixa
Planta Baixa

Uma segunda intervenção acrescenta um pavilhão aberto como um hall de entrada a partir da rua. Construído com os tijolos amarelos encontrados nos interiores originais, este pavilhão se torna a nova fachada do complexo: a ponta do iceberg. O próprio pavilhão funciona como uma ante-câmara, dando uma prévia dos eventos do interior.

© Paul Steinbrück
© Paul Steinbrück

O Centro de Arte de Buda é um novo tipo de espaço cultural. Fazendo referência ao seu passado, ele permanece como uma oficina de produção. Os materiais e detalhes o fazem o um espaço adaptadável a todos os tipos de atividades e de usuários. A paleta de cores quentes e a série de espaços com caráter informal convidam pessoas a apropriar e descobrir o edifício para sua própria produção, exibição e interação.

© Filip Dujardin
© Filip Dujardin

Enquanto a maioria do edifício está escondida em seu contexto do entorno, o terraço na cobertura fornece  um confronto repentino com a cidade de Kortrijk. O edifício é uma ferramenta para olhar, não um objeto a ser olhado. Ele evita se tornar uma imagem, ao invés disto, cria toda uma ambiência.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Artes Buda / 51N4E" [Buda Art Centre / 51N4E] 29 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/105846/centro-de-artes-buda-slash-51n4e> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.