Plano Maestro de Desenvolvimento da Domino Sugar Factory / SHoP Architects

No último verão, Two Trees comprou o terreno correspondente à Domino Sugar Factory, no bairro de Williamsburg em Brooklyn, para desenvolver um novo plano diretor de uso-misto. O esquema anteriormente proposto porRafael Viñoly Architects (visto aqui) consistia em quatro grandes torres ao longo da orla do East River, mas o projeto foi fortemente criticado pela comunidade e, como resposta, Two Trees contratou SHoP Architects juntamente com James Corner Field Operations para dar nova vida ao projeto. O resultado é um esquema muito diferente, consistindo em cinco torres com 60% a mais de espaços verdes ao longo da orla, 56.790m² de novos espaços para escritórios (contra os 8.820 m² do projeto anterior), e mais de dois mil novos apartamentos. Isto marca uma imensa mudança na qual pode ser considerada a mais importante orla no estado de Brooklyn, com potencial de tornar-se a nova imagem de Brooklyn para o mundo todo.

© SHoP Architects

Localizado em Battery Park City em tamanho, com usos públicos múltiplos (lanchas de caiaque, áreas de piquenique, jardins, etc.) e uma praça pública para eventos maiores, como feiras, performances ou até cerimônias de graduação. O parque também inclui uma sessão dedicada ao uso de peças e materiais recuperados da própria Domino Sugar Factory, aparentemente um conceito remanescente àquele do High Line em Chelsea. Este novo espaço de orla resultará em melhor conexão do bairro como um todo e com a esperança de manter o atual fluxo comunitário.

© SHoP Architects

Apesar da maior oferta de espaços abertos significar edifícios mais altos, a esperança é de que as novas torres criem um novo skyline para Brooklyn, variando em 180m de altura no extremo sul (relacionando com a adjacente Ponte Williamsburg) e diminuindo o gabarito na medida que plano segue para o Norte (relacionando-se ao atual bairro industrial). Embora seja mais alto, o novo projeto continua bastante aberto e poroso, para que o antigo bairro não seja privado de luz natural, ar ou pontos de vistas. Skybridges e amplos espaços abertos são resultado da implementação das novas e mais delgadas torres, com composições variadas (quase como um retalho) de fachada por dentro e por fora. Apesar da maior altura deste projeto, Two Trees insistiu para que os funcionários públicos familiarizados com os projetos de SHoP estivessem absolutamente contentes com este, devido ao maior número de áreas abertas ao publico.O único edifício atualmente capaz de ser adaptado para reuso é o prédio de refinaria da Domino, o qual foi designado para apropriar os escritórios de produção tecnológica e de criatividade. O edifício ainda precisará passar por uma reforma completa de dentro para fora, com a adição de metal e vidro no topo.

© SHoP Architects

Embora a preservação do edifício de refinaria seja onerosa, todos representantes da chefia crêem que tal investimento vale a pena. As torres são projetadas para chegar até o solo e interagir em concordância com a paisagem urbana atual, complementando o cenário com o novo gabarito baixo regulado pelo desenvolvimento pontual. Two Trees poderia iniciar a construção da primeira fase do projeto em 2014 com  SHoP para projetar duas das cinco torres, enquanto procuram diferentes arquitetos para as outras torres.

© SHoP Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Jorge Alves. "Plano Maestro de Desenvolvimento da Domino Sugar Factory / SHoP Architects" 23 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-105254/plano-maestro-de-desenvolvimento-da-domino-sugar-factory-slash-shop-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.