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Menção no Concurso "Hacia una Nueva Arquitectura Escolar" / Giordano + Eusebio + Fernández de Lema + Sánchez

Menção no Concurso "Hacia una Nueva Arquitectura Escolar" / Giordano + Eusebio + Fernández de Lema + Sánchez
Menção no Concurso "Hacia una Nueva Arquitectura Escolar" / Giordano + Eusebio + Fernández de Lema + Sánchez, Render Exterior 02
Render Exterior 02

O seguinte projeto é vencedor de uma Menção Honrosa no concurso Nacional de Anteprojetos na Argentina para desenhar um complexo educacional resolvendo o projeto de 4 instituições: um berçário, jardim de infância, escola primária e um colégio.

O projeto da equipe de Juan Manuel Giordano, Victoria Eusebio, Martín Fernandez de Lema y María Laura Sanchez, é a busca de novos espaços de sociabilização que potencializem as relações entre aula e pátio.

Mais imagens.

Render Exterior 03
Render Exterior 03

O projeto combina duas premissas que tem como valores principais a construção do projeto, por um lado melhorar os requisitos específicos de cada instituição, Escola Primária, Berçário e o ISPEE, por outro lado alcançar, mediante as relações e filtros, novos espaços de recreação e sociabilização que apoiem áreas pedagógicas, promovendo também a extensão comunitária de suas atividades.

Render Exterior 01
Render Exterior 01

A organização dos programa apoia estes fundamentos, dotando o centro educativo de três grandes áreas. Sobre a rua Rivera, está localizado o programa com maior vocação público na comunidade, sobre este, se eleva o edifício do ISPEE. Na rua Holmberg e a relação com o parque linear está o berçário e a escola, priorizando a relação dos alunos e os espaços verdes que circundam.

Render Interior 04
Render Interior 04

Na busca de novos espaços de socialização no projeto dos edifícios educacionais, tudo indica que é necessário materializar novos enclaves que se juntam aos historicamente levantados como os espaços pedagógicos e os recreativos, novos espaços que potencializam suas relações, a relação aula-pátio. Este projeto, coloca em valor essas questões estabelecendo critérios em função do espaço educativo que promove. Na escola primária, propõe-se unificar as circulações com expansões comuns recreativas, gerando uma espécie de buffer entre o pátio escolar, o térreo e os demais níveis.

Prancha 01
Prancha 01

No ISPEE, pensamos em um edifício compacto onde se promovem expansões perimetrais que funcionam como novos espaços de socialização vinculados à aulas e oficinas, nestes espaços as relações espaciais também se dão em altura com um sistema de vinculações verticais através de escadas e vazios que possibilitam rotas alternativas.

Prancha 02
Prancha 02

A proposta estrutura aponta uma construção tradicional em concreto armado. O módulo estrutural surge em relação ao programa de aulas e oficinas para dar respostas válidas a diferentes situações do uso. Isto permite obter superfícies livres para conformar diferentes situações mediante o uso de divisórias de montagem seca e móveis, os diversos requisitos programáticos.

Prancha 05
Prancha 05

As vigas periféricas, invertidas, permitem uma cobertura livre que abriga diversas espécies vegetais, funcionando como filtro dos agentes externos. Nesta lógica, os materiais são os mesmo elementos estruturais que funcionam como suportes, sem necessidades de somar novos elementos para resolver.

Prancha 06
Prancha 06
  • Concurso

    Concurso “Hacia Una Nueva Arquitectura Escolar”
  • Premio

    Menção Honrosa
  • Arquitetos

    Juan Manuel Giordano, Victoria Eusebio, Martín Fernandez de Lema y María Laura Sanchez.
  • Localização

    Buenos Aires, Argentina
  • Assessoria

    Ignacio Fleurquin (Paisagismo)
  • Ano do Projeto

    2012

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este autor
Fernanda Castro
Autor
Cita: Castro, Fernanda. "Menção no Concurso "Hacia una Nueva Arquitectura Escolar" / Giordano + Eusebio + Fernández de Lema + Sánchez" [Mención Concurso "Hacia una Nueva Arquitectura Escolar" / Giordano + Eusebio + Fernández de Lema + Sánchez] 20 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/104003/mencao-no-concurso-hacia-una-nueva-arquitectura-escolar-slash-giordano-plus-eusebio-plus-fernandez-de-lema-plus-sanchez> ISSN 0719-8906