O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Lançamento do livro: Praça das Artes

Lançamento do livro: Praça das Artes

  • 21:00 - 7 Fevereiro, 2014
Lançamento do livro: Praça das Artes
Courtesy of Brasil Arquitetura
Courtesy of Brasil Arquitetura

Livro idealizado e realizado pela Brasil Arquitetura sobre a importante obra Praça das Artes que acaba de ser inaugurada no centro da cidade de São Paulo. O livro reúne imagens da região que datam do final do século XIX, fotografias de Nelson Kon e depoimentos de profissionais envolvidos no projeto e sua leitura.

"Desde a inauguração do Memorial da América Latina de Oscar Niemeyer em 1989, que São Paulo não tinha um edifício importante e com uma escala razoável acrescido ao seu património edificado. E lá se vão, portanto, mais de vinte anos". Com essa frase e considerações sobre o papel agregador do Sesc Pompéia, obra de Lina Bo Bardi que recém completou 30 anos, Guilherme Wisnik apresenta o conjunto arquitetônico Praça das Artes em livro homônimo que será lançado dia 18 de março (segunda-feira), às 19h30, na Praça.

O livro foi editado por Luciana Dornellas, Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz - arquitetos da Brasil Arquitetura, empresa responsável pela execução do projeto, com pesquisa histórica, organização e design de Victor Nosek, fotografias de Nelson Kon e depoimentos de Nosek, do ex-Secretário Municipal da Cultura Carlos Augusto Calil, do jornalista Raul Juste Lores, do arquiteto e crítico Luis Antonio Jorge e dos autores do projeto Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcos Cartum.

"Praça das Artes" conta uma história que começou em 1892, em torno do Teatro Polytheama, um barracão de zinco, madeira e chão de terra que chegou a ser palco para estrelas como Sarah Bernhardt, e hoje abre passagem para constelações inteiras de músicos, atores e bailarinos. O livro discorre também sobre os desafios do projeto, da execução da obra contemporânea e das expectativas sobre seu papel em um centro "doente".

"As situações às vezes se oferecem muito evidentes, às vezes não. A Praça das Artes é um projeto que nasce de uma situação muito intrincada, quase um desacerto da própria urbanização de São Paulo: é sobra do lote, o que não vingou, ou ficou obsoleto com as mudanças da vida urbana através dos anos. Neste caso a arquitetura foi se amoldando, colocando o conservatório como uma estrela, patrimônio - uma riqueza de quase cem anos atrás, branquinho e cercado de um concreto quase terra", lembra Marcelo Ferraz. E Francisco Fanucci conclui: "Muita coisa ali foi isso mesmo, uma arquitetura intestina que vai entrando pelas entranhas e se apropria dos vazios. A Praça das Artes foi uma apropriação de um lugar como ele estava e se ofereceu, mas ao mesmo tempo foi uma provocação de novas situações urbanas, uma preparação para futuras transformações naquele espaço urbano."

O arquiteto Marcos Cartum conta enfatiza que o projeto da Praça das Artes foi concebido não apenas para abrigar os Corpos Artísticos, as Escolas de Música e de Dança, o Museu e a administração do Teatro Municipal de São Paulo, mas mirou, a partir desse amplo e complexo programa, um objetivo muito maior: "criar um forte elemento transformador na área central da cidade – abandonada e desperdiçada desde os anos 1970." "O conjunto cultural foi projetado com a clara compreensão de que a demanda de construção do grande anexo do Teatro, a partir de uma quadra estrategicamente localizada, era de fato a oportunidade única para mudar a história do esquecido e maltratado centro novo paulistano", explica.

O lançamento do livro será no dia 18 de março de 2013, a partir das 19h30 no complexo Praça das Artes localizado na Avenida São Jjoão, 281, 1º andar, Centro, São Paulo.

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: "Lançamento do livro: Praça das Artes" 07 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/102344/lancamento-do-livro-praca-das-artes> ISSN 0719-8906