O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Tecnologia e Arquitetura: Prompt

Tecnologia e Arquitetura: Prompt

Tecnologia e Arquitetura: Prompt
Tecnologia e  Arquitetura: Prompt, © Prompt
© Prompt

Esta semana na nossa série de Tecnologia e Arquitetura queremos apresentar o trabalho de Prompt, escritório de visualização com base em Barcelona, cujos fundadores Iván Arellano (México) e Francesco Testa (Venezuela), criam resultados de diferentes disciplinas a partir da arquitetura, cinematografia e design.

© Prompt © Prompt © Prompt © Prompt + 20

Prompt é formada por uma equipe de 5 profissionais cuja diversidade proporciona uma visão criativa dos processos, disponibilizando um amplo repertório de soluções gráficas e animadas para seus clientes. Dentro dos seus serviços de visualização, incluem-se documentários, acompanhamento de obra, vídeos de arquitetura digital e renderizada.

A seguir, uma entrevista exclusiva com os sócios e uma seleção das suas melhores imagens.

1. Quando e como começaram a trabalhar no tema da visualização em arquitetura?

Iván Arellano: Na realidade comecei a fazer isso dentro dos escritórios de arquitetura faz aproximadamente 11 anos, pois quase sempre pertenci a parte de projeto ou de realização de concursos, e por consequência, a geração de conceitos e de imagens, repetidamente.

Francesco Testa: Meu primeiro contato com visualizações de arquitetura foi a cerca de dois anos aproximadamente e foi quase por casualidade; Iván, que agora é meu sócio, estava realizando uma animação em 3D para uma proposta de aeroporto no Perú e me contatou para que eu me encarregasse da edição do vídeo. A partir deste primeiro trabalho nos demos conta que combinando seu conhecimento em arquitetura e o meu em cinematografia o resultado final melhorava muitíssimo. Foi assim como praticamente surgiu Prompt, um encontro entre arquitetura e cinema.

© Prompt
© Prompt

 2. São arquitetos? 

IA: Sim, sou arquiteto, me graduei no México na UNAM (oficina Max Cetto) e vim para Barcelona para estudar um Doutorado faz alguns anos.

FT: Não, eu venho do mundo do cinema e do audiovisual. Minha contribuição para as visualizações e sobretudo para as animações que realizamos, é no campo da imagem: escolher ponto de vistas, os tempos de cada tomada, movimentos de câmera, roteiro, pós-produção e edição.

© Prompt
© Prompt

 3. Por que gostam do trabalho de visualização em arquitetura?? 

IA: Me parece uma ferramenta muito potente para desenvolver ideias, formaliza-las de uma forma muito próxima ao mundo real. É um trabalho muito dinâmico que te permite fazer provas de geometria, de materiais e iluminação que de qualquer outra forma precisariam de muito mais tempo ou recursos. Creio que este campo ganha cada vez mais importância, pois foram desenvolvidos softwares novos como sketchup do google faz com que, gratuitamente, as pessoas possam explorar, projetar e visualizar coisa em 3D, todas as escolas de arquitetura ao redor do mundo estão usando para projetar e visualizar projetos. Além de que a informação que pode mostrar ajuda aos arquitetos para que seus clientes entendam muito melhor os projetos, pois às vezes as plantas ou as maquetes podem ser demasiado abstratas.

FT: É muito parecido com a concepção de um filme, tudo parte de uma ideia que pouco a pouco vai se esculpindo e por último é projetada. Tem algo de mágico no fato de poder ver detalhadamente edifícios ou espaços que ainda não existem e que em alguns casos nunca existirão além da visualização.

© Prompt
© Prompt

 4. Como poderiam resumir seu trabalho? 

IA: É difícil resumi-lo já que por ser um estúdio pequeno, tenho que desenvolver diferentes funções, desde fazer pesquisa, falar com clientes, até levar a equipe e desenhar. Mas em geral é bastante enriquecedor ver como nossos colaboradores e clientes tem ficado satisfeitos com nosso esforço, tem ganhado alguns concursos, ou simplesmente estão contentes com o resultado. Porém, falta muito ainda , mas estamos trabalhando para chegar lá. Agora mesmo estamos desenvolvendo ferramentas novas, para apresentação de projetos em formato ipad, por exemplo. Igualmente tenho muita sorte de ter encontrado as pessoas com as quais trabalho, pois todos estamos crescendo e fazendo coisas muito mais interessante a cada vez, nosso trabalho oscila desde documentários, acompanhamento de obra, até vídeo de arquitetura digital e render.

FT: Meu trabalho consiste em desenvolver novos produtos/conceitos que integrem audiovisual e arquitetura. Um exemplo claro são os acompanhamentos de obra que temos realizado; em vez de ter somente uma tomada fixa e ver como avança a construção, nós fazemos muitas tomadas diferentes que logo editamos com uma base musical e obtemos um resultado muito mais atrativo, tanto para os arquitetos como para um público geral.

© Prompt
© Prompt

 5. Arquiteto favorito? 

IA: Se tivesse que escolher um atual seria Peter Zumthor, tive a oportunidade de visitar alguma de suas obras, e sem dúvida são atemporais e de muito boa qualidade construtiva, são peças emotivas de arquitetura que te fazem viver os espaços, mais que preparadas para que possa ser feita uma fotografia.

FT: Peter Zumthor. É o mais audiovisual dos arquitetos, não somente pensa em como serão os espaços que cria, mas também como se escutarão os sons dentro deles.

© Prompt
© Prompt

6. Obra favorita? 

IA: É difícil dizer mas estou entre as Termas de Vals de Zumthor, a Villa Savoye de Le Corbusier e a Capela do convento das Capuchinas de Luis Barragán. Não poderia escolher por alguma delas especificamente.

FT: Um exemplo perfeito de arquitetura audiovisual são as Termas de Vals. Através das suas paredes pode-se ver as montanhas como se fossem enquadramentos de uma câmera; seus estreitos cubículos de altos tetos geram eco para que tudo o que se escute seja o som da água.

© Prompt
© Prompt

 7. Artista Visual ou firma de visualização favorita? 

IA: Atualmente sigo muito um escritório chamado MIR que trabalha com base na Noruega, suas imagens são impressionantemente emotivas.

FT: Faz pouco tempo encontrei um estúdio de animação que se chama Studio-Aiko. Oferecem vários produtos audiovisuais, entre eles visualizações e animações de arquitetura de qualidade muito alta. Tem grande cuidado com os detalhes e sobre tudo com a música que escolhem para suas animações. Para mim são definitivamente uma motivação e um desafio ao mesmo tempo.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Alexandra Molinare
Autor
Cita: Molinare, Alexandra. "Tecnologia e Arquitetura: Prompt" [Visualización en Arquitectura: Prompt] 15 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/102316/tecnologia-e-arquitetura-prompt> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nosso Canal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.