O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. Japão
  5. SPACESPACE
  6. 2011
  7. D-APARTMENT / SPACESPACE

D-APARTMENT / SPACESPACE

  • 18:00 - 11 Março, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
D-APARTMENT / SPACESPACE
D-APARTMENT / SPACESPACE, © Koichi Torimura
© Koichi Torimura

© Koichi Torimura © Koichi Torimura © Koichi Torimura © Koichi Torimura + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Osaka, Japão
  • Arquitetos Responsáveis

    Takanori Kagawa + Junko Kishigami
  • Área

    240.0 sqm
  • Ano

    2011
  • Fotógrafo

    Koichi Torimura
© Koichi Torimura
© Koichi Torimura

Configuração

A presente escala para habitações coletivas é uma posição intermediária entre casas isoladas e edifícios residenciais. O terreno do projeto está situado no lado oeste de uma pequena estação de trens, com uma árvore de cânfora de 700 anos que atravessa por sobre a plataforma e compõe o cenário da paisagem do entorno.

© Koichi Torimura
© Koichi Torimura

O lado oeste, sendo de uma multiplicidade mista de 'elementos-ambientais' (estacionamento para bicicletas, pequeno santuário, lojas no sub solo e uma rua de pequeno porte) é mais congestionada e viva que o lado leste, que possui uma pequena praça da estação e uma rotatória.

© Koichi Torimura
© Koichi Torimura

O terreno deste projeto possui 5 faces, e é fechado por vários elementos.  A rua frontal no lado oeste do terreno que está frente ao primeiro andar de escritórios e a plataforma elevada face ao norte são elementos particularmente importantes, além da insolação da fachada sul. Foi então decidido projetar o edifício conectando esses três elementos.

© Koichi Torimura
© Koichi Torimura

Formas e ambientes

Normalmente, apartamentos para uma família tem em média 20-30 m² no Japão. A planta baixa destes apartamentos tende a ser composta de um grid de 4m×8m, e banheiros, corredor e hall de entrada compõe sua maior área. Portanto, espaços de estar são muito pequenos. Variação de residências é feita apenas pela troca dos papéis de parede.

© Koichi Torimura
© Koichi Torimura

Se uma unidade de habitação tem 2m×16m, essa planta foi alargada em apenas um dos lados e transformou um corredor em sala. Banheiro e quarto estão localizados ao fundo. As áreas privadas estão asseguradas pela disposição da sala, e não levantando paredes. 

© Koichi Torimura
© Koichi Torimura

O volume todo é composto de dois apartamentos por andar, em três andares. Colocando um volume de 2 metros de largura como uma parede ao longo de um dos limites do terreno, e controlando a posição das escadas, se gerou um método de variação das unidades em suas formas e sua relação com o ambiente.

Diagrama
Diagrama

O pátio estreito criado por esse processo e as escadas abertas são espaços bastante confortáveis, comparados à escadas abertas comuns de habitações coletivas em edifícios de apartamentos. As aberturas são alinhadas em pares , simétricas em relação à linha central da sala de estar, e são responsáveis pela ventilação e iluminação do pátio através de um volume de 2m.

Planta Baixa
Planta Baixa

Poder imaginativo de plantas anônimas

Muitas pessoas têm experiências na busca por apartamentos. Nós comumente encontramos planos diversificados. Alguns apartamentos possuem varandas estranhamente grandes, e apartamentos feito labirintos, extremamente longos. Esses são aspectos fascinantes a descobrir-se, em particular em apartamentos de plantas anônimas. Neste projeto, o arquiteto buscou utilizar o poder imaginativo de plantas anônimas como metodologia de projeto.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "D-APARTMENT / SPACESPACE" [D-APARTMENT / SPACESPACE] 11 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/102164/d-apartment-slash-spacespace> ISSN 0719-8906