O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. República Checa
  5. Richard Meier & Partners
  6. 2013
  7. Corte City Green / Richard Meier & Partners

Corte City Green / Richard Meier & Partners

Corte City Green / Richard Meier & Partners
Corte City Green / Richard Meier & Partners, © Roland Halbe
© Roland Halbe

© Roland Halbe © Guillermo Murcia © Roland Halbe © Roland Halbe + 11

  • Arquitetos

  • Localização

    Pankrac, Praga, República Tcheca
  • Arquitetos Principais

    Richard Meier, Dukho Yeon
  • Arquiteto Responsável

    Guillermo Murcia
  • Colaboradores

    Robert Kim, Marianna Mello, Yoshiki Waterhouse, Joseph Watson
  • Ano

    2013
  • Fotografias

O Corte City Green é o terceiro de um conjunto de edifícios projetados por Richard Meier & Partners e completa o canto do superbloco Plaza Rádio localizado na área Pankrac, de Praga. O edifício é concebido como um volume geométrico que dialoga com o entorno próximo, contrastando com o entorno. Menor em escala do que seu predecessor e irmão, City Tower, é igualmente inspirado pela linguagem do cubismo tcheco, com uma fachada que, apesar de tratar de questões de conservação e sustentabilidade, incorpora formas que lembram este movimento vanguardista. A citação abaixo, em essência, resume a filosofia e os conceitos por trás do projeto.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

"Os cubistas tchecos acreditavam que a verdadeira energia interna de um objeto só poderia ser liberada rompendo as superfícies verticais e horizontais que o restringe e reprime no projeto convencional. Ao incorporar planos angulares para o design de objetos do cotidiano, tentaram dar-lhes um dinamismo que os transformou em obras de arte em si próprios."

Distintivos painéis verticais sólidos com aletas, angulados de acordo com a orientação solar e integrados no design da parede cortina, emergem das fachadas sul e oeste para diminuir o ganho solar e prover sombreamento balanceado e conforto térmico no interior. A combinação de painéis com aletas, vidros claros e caixa de sombras dão às fachadas sul e oeste um ritmo singular, textura e articulação. Pequenas varandas adicionam expressão para os lados sul e oeste do edifício.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Dukho Yeon, sócio responsável pelo projeto, comenta: "A solução deste projeto estabelece novos padrões de qualidade do espaço e da arquitetura para um projeto de edifícios de escritórios tipicamente especulativo. A materialidade e forma são controlados com considerável disciplina e contenção, reduzindo-se a elementos essenciais. É um edifício discreto com uma enorme presença, transformando-se drasticamente de acordo com o ponto de vista. Estamos extremamente orgulhosos das realizações com nossos parceiros da República Tcheca."

O edifício de oito andares está organizado em torno de um átrio central iluminado, cercado por espaços de escritórios eficientes. Para o sul, uma copa grande marca a entrada formal para o edifício, levando a um saguão de pé direito baixo e um átrio alto. Os cantos sudoeste e nordeste do edifício são subtraídos, criando pequenas galerias públicas. Estes cortes, espelhados ao longo de uma diagonal de noroeste a sudeste, ecoam a parede cortina e criam um dinamismo sutil. No topo dos sete andares de escritórios,  o nível da sala de máquinas é revitalizado por um extenso teto verde e claraboia.  No interior, o átrio abriga uma árvore e uma parede verde, com passarelas acima abrangendo de um lado ao outro e uma escada independente conectando os primeiros quatro andares, diminuindo o uso dos elevadores.

© Guillermo Murcia
© Guillermo Murcia

O projeto alcançou a certificação LEED Platinum na República Tcheca, reduzindo drasticamente o consumo de energia. Além de seu envelope muito eficiente, algumas das medidas mais importantes para a certificação LEED incluem ventilação natural do átrio durante o verão, sistemas mecânicos mais modernos, a redução da vazão de água e coleta de águas pluviais, telhado verde, controle da qualidade do ar interior e utilização de materiais locais e reciclados.

Marie Passburg, Presidente da Skanska Property Czech Republic, comenta: "Nós estávamos orgulhosos de colaborar com Richard Meier & Partners Architects no redesenho da Corte City Green para atender o crescente interesse em espaço de escritórios sustentáveis, modernos e flexíveis, que oferecem ambientes de trabalho estimulantes. Junto a isso, com o entusiasmo e empenho de Richard Meier & Partners Architects, conseguimos obter a certificação LEED platinum".

Fachada Sul
Fachada Sul

Comentários de Richard Meier:

"Temos trabalhado em conjunto com a Skanska para fazer do projeto um ponto de referência para as construções sustentáveis na República Tcheca. A  estrutura completa possui classificação LEED Platinum, refletindo as estratégias para economizar energia e utilizar materiais de construção ecológicos. Esta atribuição tem sido particularmente desafiadora, ao mesmo tempo que significava enfrentar a beleza histórica de Praga, criando uma imagem moderna da cidade para o seu futuro.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Acima de tudo, espero que este Plano Diretor para o Pankrác Plains torne-se um catalisador para o crescimento. Após 10 anos de trabalho duro e dedicação estamos vendo agora o resultado - um bairro extremamente robusto, um novo tecido urbano rico com atividades e uma visão otimista do urbanismo para Praga".

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Corte City Green / Richard Meier & Partners" [City Green Court / Richard Meier & Partners] 11 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/101635/corte-city-green-slash-richard-meier-and-partners> ISSN 0719-8906