Mini-Estudio / FRENTEarquitectura

Este mini-estúdio, desenvolvido em apenas 27 m2 de planta, está localizado na pequena enseada que ocupava um antigo quarto de serviços  (entre três construções pré-existentes), no quintal de uma casa na colônia Del Valle  (Cidade México).

© Onnis Luque

Por se tratar de um lugar de trabalho artístico e devido à orientação sul do terreno, o principal desafio consistiu em evitar a entrada direta do sol ao espaço, sem negar a vista ao pátio existente. Para conseguir isso, o volume avança ao sul para projetar sombra sobre a janela da sacada que, em planta, conecta o estúdio com o exterior.

© Onnis Luque

As lajes inclinadas da cobertura impedem a incidência direta da luz solar na área de trabalho, permitindo a entrada sutil de luz uniforme em toda a altura que liga os dois andares ampliando o espaço.

O mezanino repousa levemente em uma parede na parte de trás do estúdio e se lança para o exterior dissolvendo o limite estabelecido pelo piso, terminando suspenso sobre o jardim e integrando-o assim ao espaço; o fechamento do térreo, por sua vez, se abre de lado a lado para apagar completamente a fronteira entre interior e exterior.

© Onnis Luque

Um pequeno gesto na fachada produz uma sombra triangular que se redimensiona ao longo do dia, dando movimento ao volume.

Plantas

Mediante a utilização de planos trapezoidais e um cuidadoso gerenciamento da perspectiva, se realçam os vazamentos atingindo um espaço dinâmico e fluido que desperta a imaginação e estimula a criatividade.

Cortes / Fachadas

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:FRENTEarquitectura
  • Ano: 2011
  • Área construída: 48 m²
  • Endereço: Colonia Del Valle Cidade do México México
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Metal
  • Estrutura: Concreto

Equipe:

  1. Desenho Arquitetônico: Juan Pablo Maza
  2. Colaboradores: Daniel Nava, Estefanía Hoth
  1. Fotografias: Onnis Luque e Paul Czitrom

Sobre este escritório
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Mini-Estudio / FRENTEarquitectura" 21 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-70288/mini-estudio-frentearquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.