1° Lugar - Arena de Copenhague / 3XN Architects

3XN Architects, em colaboração com HKS Architects, Arup, ME Engineers e Planit, recebeu o primeiro prêmio no concurso para a Arena de Copenhague, que se espera que seja terminada no outono de 2015.

Situada na zona de Ørestad, a um curto trajeto em metrô do centro da capital da Dinamarca, seu projeto combina duas ambições principais: criar um espaço para a arte e também para atividades multiuso, atraindo os espectadores de perto e de longe, assegurando, ao mesmo tempo, que a presença do edifício seja um ganho para toda a vizinhança. Mais imagens e a descrição dos arquitetos na continuação.

Cortesia de 3XN Architects

A Arena de Copenhague está projetada para que os espaços interiores possam ser ajustados dependendo do evento, se é um concerto ou um evento esportivo. Dessa forma, os clientes sempre poderão desfrutar das melhores condições para o evento. No entanto, a flexibilidade vai além do cenário habitual: “Nossa ambição era criar uma espaço, que além da celebração de uma série de impressionantes eventos esportivos e musicais, também fosse um catalizador para as distintas atividades locais, e para o desfrute dos residentes e visitantes. Para isso, as áreas que rodeiam o estádio são desenvolvidas para receberem fins recreativos, enquanto que o átrio público pode alojar facilmente os mercados ou exposições. O cenário é também um centro cultural”, disse o sócio e diretor criativo do 3XN, Kim Herforth Nielsen.

Cortesia de 3XN Architects

Arquitetonicamente, o projeto da Arena é dividido em uma base e uma superfície superior. As formas orgânicas criam um número de espaços e nichos que podem ser utilizados para os fins recreativos e que, também, ajudam a regular os movimentos dos espectadores. A parte superior tem uma fachada semitransparente, na qual as peças de terracota, de uma cor dourada, movem-se circularmente sobre a construção. A terracota é um material que tem uma longa história da Dinamarca. É durável e robusta. Por outro lado, o movimento ondulante das peças agrega uma expressão alegre e elegante à construção. O vidro entre essas peças faz com que o edifico pareça aberto e acessível, enquanto as áreas do hall de entrada recebem a luz natural.

Cortesia de 3XN Architects

Ficha técnica:

  • Arquitetos:3XN
  • Ano: 2012
  • Área construída: 35000 m²
  • Endereço: Ørestad South Copenhague Dinamarca
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Materialidade: Concreto e Metal
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Ørestad South, Copenhague, Dinamarca
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: 3XN
  2. Equipe: HKS architects, Arup, ME Engineers, Planit (Paisagismo)

 

  1. Cliente: CPHX P/S
  2. Capacidade: 15,000
  3. Finalização: 2015

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "1° Lugar - Arena de Copenhague / 3XN Architects " 23 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-55600/1-graus-lugar-arena-de-copenhague-3xn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.