Casa ML / Agraz Arquitectos SC.

Casa ML / Agraz Arquitectos SC. - Mais Imagens+ 49

  • Arquitetos: Agraz Arquitectos; Agraz Arquitectos SC.
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  615
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mito Covarrubias
© Mito Covarrubias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa ML foi pensada para ser capaz de conter e perpetuar o espírito que move a cada um dos seres que a habitam, sublimando sua existência ao dia a dia.

© Mito Covarrubias

O projeto proprõe diluir os limites entre o espaço urbano e o arquitetônico. Para isso, a rua se transforma em jardim e subsequentemente em praça, e esta en pátio, oferecendo uma transição entre o público e o privado, entre o sol e a sombra, entre o aberto e o fechado.

© Mito Covarrubias

Uma vez cruzado o umbral de acesso, um espelho de água que levita sobre um pequeno jardim induz ao acesso da casa mediante a projeção de imagens em positivo e negativo, isto é, o reflexo do céu e dos galho de uma árvore que emerge fora do seu centro.

© Mito Covarrubias

Sob uma sinuosa superfície de madeira, se da a situação de acesso, que leva até o espaço interno da Casa ML. Com pé direito duplo, inclui por um lado, possibilidade de circular para todo o recinto interno, e por outro lado, efetuar a navegação do sol - por paredes e piso, segundo a hora do dia ou a estacão do ano - através de uma perfuração oval na cobertura, filtradas por umas pérgolas ondulares, outra vez, de madeira.

© Mito Covarrubias

A possibilidade de circulação vertical é permitida neste espaço a partir do porão para cada um dos níveis. Assim, partindo do estacionamento subterrâneo - que reforça a ideia de colocar o ser humano acima do automóvel, tanto no sentido filosófico como estético -, este vestíbulo faz as vezes de articulador para o resto das áreas.

© Mito Covarrubias

Sala de estar, sala de jantar e cozinha - no piso térreo - aproveitam os benefícios da orientação solar ao sul, desfrutando a vista do jardim, e no piso superior, as quartos desfrutam, além da quietude do privado, a paz e o silíncio interior.

© Mito Covarrubias

Enquanto que, salão de jogos e sala da família, representam o fechamento do vestíbulo, avançam em direção norte, adquirindo protagonismo an solução da fachada. Casa ML reune duas firmas de arquitetura e provoca o encontro de artes plásticas, desenho industrial e fotografia, buscando finalizar o espaço para transforma-lo em um cenário de vida integrada onde transcorre a existiencia desta singular família.

Cortesia de Agraz Arquitectos SC.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ML / Agraz Arquitectos SC." [Casa ML / Agraz Arquitectos SC.] 07 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-188153/casa-ml-slash-agraz-arquitectos-sc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.