Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos

Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Imagem 2 de 17Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Imagem 3 de 17Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Imagem 4 de 17Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Imagem 5 de 17Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Mais Imagens+ 12

O Casal, Espanha
Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Imagem 6 de 17
© Hector Santos Díez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Passear, viver, capturar momentos. Uma série de pré-existências, descanso de uma antiga estrutura tradicional de fazenda; uma mesa sob uma árvore frondosa que saúda refeições e reuniões de família por décadas, e a piscina próxima; tudo se torna a origem e o enredo que estabelecem a ligação espacial para ser um lugar. Além disso, um terreno em declive com pequenos terraços, que cresceu abrigado pelas ruínas e a experiência da vida, o curso do sol em um vale voltado para o sul, o calor nos longos dias de verão, o desejo de luz no final do outono. Esses pequenos momentos do cotidiano.

Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Imagem 7 de 17
© Hector Santos Díez

É uma questão de experienciar através da geração de um contínuo de espaços intermediários recém construídos que ligam as ruínas, três partes agrupadas em linha, e reúnem suas condições e caráter diversos que determinam suas posições e orientações, para proporcionar ao projeto áreas complementares em adição às novas previamente propostas. Dessa forma exploramos a maneira que geram diferentes configurações de filtragem de clima, luz ou privacidade; como um sistema de juntas que conectam paisagens e momentos.

Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Imagem 8 de 17
© Hector Santos Díez

As áreas mais privadas são dispostas com certa independência nas extremidades e entre elas um espaço contínuo envolve se adaptando à topografia. A antiga característica dos espaços das ruínas, mais introvertidos, contribui para a área doméstica com os momentos mais íntimos que contrastam com o exterior na região reconstruída, bem como pátios abertos onde os muros e ruínas os geram.

Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Imagem 9 de 17
© Hector Santos Díez

Os restos do edifício existente são tratados como ruínas consolidando as paredes de alvenaria com concreto que continua como laje evocando o volume original, e enfatizando assim a natureza privada a antiga construção.

Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Imagem 10 de 17
© Hector Santos Díez

Uma laje de concreto que mimetiza a topografia da área climatiza e define o espaço contínuo, com um leve fechamento de camadas que funcionam como uma membrana ativa, com várias composições dependendo de sua orientação e da capacidade de manipulação e processamento por parte dos usuários.

Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Imagem 11 de 17
© Hector Santos Díez

O deslocamento das camadas de vedação, bem como as da laje, cria espaços efêmeros de acordo com a vontade dos usuários.

Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos - Imagem 12 de 17
Planta 1° pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos" [Single Family House / Irisarri Piñera Arquitectos] 05 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-165673/moradia-unifamiliar-slash-irisarri-pinera-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.