O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Irisarri Piñera Arquitectos
  6. 2011
  7. Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos

Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos

  • 22:00 - 5 Janeiro, 2014
  • Traduzido por Naiane Marcon
Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos
Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos, © Hector Santos Díez
© Hector Santos Díez

© Hector Santos Díez © Hector Santos Díez © Hector Santos Díez © Hector Santos Díez + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    O Casal, Espanha
  • Arquiteto responsável

    Jesús Irisarri Castro, Guadalupe Piñera Manso
  • Estrutura

    Ibinco S.L.
  • Mecânica

    Exinor S.L.
  • Gerente de construção

    Guadalupe Piñera Manso, Jesus Irisarri Castro
  • Quantity Surveyor

    Manuel Taboada Acevedo, Ana Cal Conde
  • Área

    290.0 m²
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© Hector Santos Díez
© Hector Santos Díez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Passear, viver, capturar momentos. Uma série de pré-existências, descanso de uma antiga estrutura tradicional de fazenda; uma mesa sob uma árvore frondosa que saúda refeições e reuniões de família por décadas, e a piscina próxima; tudo se torna a origem e o enredo que estabelecem a ligação espacial para ser um lugar. Além disso, um terreno em declive com pequenos terraços, que cresceu abrigado pelas ruínas e a experiência da vida, o curso do sol em um vale voltado para o sul, o calor nos longos dias de verão, o desejo de luz no final do outono. Esses pequenos momentos do cotidiano.

© Hector Santos Díez
© Hector Santos Díez

É uma questão de experienciar através da geração de um contínuo de espaços intermediários recém construídos que ligam as ruínas, três partes agrupadas em linha, e reúnem suas condições e caráter diversos que determinam suas posições e orientações, para proporcionar ao projeto áreas complementares em adição às novas previamente propostas. Dessa forma exploramos a maneira que geram diferentes configurações de filtragem de clima, luz ou privacidade; como um sistema de juntas que conectam paisagens e momentos.

© Hector Santos Díez
© Hector Santos Díez

As áreas mais privadas são dispostas com certa independência nas extremidades e entre elas um espaço contínuo envolve se adaptando à topografia. A antiga característica dos espaços das ruínas, mais introvertidos, contribui para a área doméstica com os momentos mais íntimos que contrastam com o exterior na região reconstruída, bem como pátios abertos onde os muros e ruínas os geram.

© Hector Santos Díez
© Hector Santos Díez

Os restos do edifício existente são tratados como ruínas consolidando as paredes de alvenaria com concreto que continua como laje evocando o volume original, e enfatizando assim a natureza privada a antiga construção.

© Hector Santos Díez
© Hector Santos Díez

Uma laje de concreto que mimetiza a topografia da área climatiza e define o espaço contínuo, com um leve fechamento de camadas que funcionam como uma membrana ativa, com várias composições dependendo de sua orientação e da capacidade de manipulação e processamento por parte dos usuários.

© Hector Santos Díez
© Hector Santos Díez

O deslocamento das camadas de vedação, bem como as da laje, cria espaços efêmeros de acordo com a vontade dos usuários.

Planta 1° pavimento
Planta 1° pavimento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Moradia Unifamiliar / Irisarri Piñera Arquitectos" [Single Family House / Irisarri Piñera Arquitectos] 05 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/165673/moradia-unifamiliar-slash-irisarri-pinera-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.