Recuperação de Casa em Oeiras / Ventura Trindade Arquitectos

Recuperação de Casa em Oeiras / Ventura Trindade Arquitectos - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Ventura Trindade Arquitectos; Ventura Trindade Arquitectos
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2006
Cortesia de Ventura Trindade Arquitectos

Do arquiteto: O projeto contempla a construção de um volume novo, a oeste, que organiza duas novas suítes, embaixo, sala de estar e de jantar voltadas para a rua e uma cobertura com terraço acessível.

Cortesia de Ventura Trindade Arquitectos

Esta construção é assumidamente diferente da existente, tanto em termos construtivos como em relação à implantação, de modo a manter os afastamentos legais nos limites laterais da propriedade.

Axonométrica

A construção antiga foi internamente reformulada, adaptando-se ao novo programa proposto, mas de modo a manter as suas características essenciais. O embasamento da edificação foi redesenhado, o que permite ampliar o espaço de estacionamento, anteriormente muito reduzido.

Este limite periférico, em concreto aparente, cria espaços semi-exteriores entre as duas construções, funcionando como elemento unificador do conjunto.

Por outro lado, e de modo a atenuar a grande volumetria da casa atual, este novo embasamento é ligeiramente mais alto, o que cria a ilusão de uma construção de menor altura.

Por detrás deste embasamento unificador, surgem os volumes da construção existente e da ampliação a oeste, sendo possível obter uma leitura clara da manutenção do primeiro e de uma intervenção posterior de caráter contemporâneo no segundo, ao passo que o embasamento e a relação entre ambos envolve-os num claro conjunto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Recuperação de Casa em Oeiras / Ventura Trindade Arquitectos" [House Rehabilitation in Oreiras / Ventura Trindade Arquitectos] 03 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-164650/recuperacao-de-casa-em-oeiras-slash-ventura-trindade-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.