Pavilhão-S / Taller Diez 05

Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Imagem 2 de 19Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Imagem 3 de 19Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Imagem 4 de 19Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Imagem 5 de 19Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Mais Imagens+ 14

Boca del Río, México
  • Arquitetura: Taller Diez 05
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Gordoa
Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Imagem 4 de 19
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no sul do porto de Veracruz, México, o Pavilhão-S é um anexo a uma casa existente que pretende alojar diferentes usos complementários como um espaço multifuncional.

Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Imagem 3 de 19
© Luis Gordoa

Em termos de projeto, o conceito arquitetônico parte da ideia de inserção a um espaço contido, existente e com condições tipológicas e naturais pré-determinadas.

Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Imagem 10 de 19
© Luis Gordoa

Sendo esta uma casa já consolidada, deveriam ser considerados certos aspectos de tipologia que marcavam o entorno espacial do lugar: Vãos verticais, treliças e reminiscências históricas de San Juan de Ulúa, foram o ponto de partida para a análise dos principais gestos que conformariam definitivamente o projeto.

Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Imagem 15 de 19
© Luis Gordoa

Ao comprometer-se por uma magnífica área verde existente, a estratégia girou em torno de realizar um mínimo contato com as adjacências e elementos de vegetação plenamente estruturados, aproveitando as vistas naturais do entorno imediato.

Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Imagem 14 de 19
© Luis Gordoa

De maneira paralela, esta intervenção foi feita na área do edifício que deveria permitir o visual de um muro verde existente, é por isto que o esquema geral é um bloco que agrupa o programa interior através de uma "Cinta Espacial", liberando suas frentes longitudinais, onde a vista desde a casa é predominante.

Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Imagem 5 de 19
© Luis Gordoa

Para delimitar formalmente o edifício, o Pavilhão se conecta à construção existente através de uma caixa-conectora de madeira, como uma articulação entre estas duas peças; mesmo assim, um muro de concreto emoldura a área de estar e confronta suavemente uma estreita área verde.

Pavilhão-S / Taller Diez 05 - Imagem 16 de 19
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão-S / Taller Diez 05" [Pabellon-S / Taller DIEZ 05] 10 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-159086/pavilhao-s-slash-taller-diez-05> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.