O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects

O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects
O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 1 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG
Lisboa, Portugal

O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 2 de 32O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 3 de 32O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 4 de 32O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 5 de 32O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Mais Imagens+ 27

  • Equipe De Projeto: Diogo Aguiar, Teresa Otto, João Jesus e Laura Diaz
  • Curadoria: Maurizio Vanni
  • Produção: SOTART
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 7 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Temporário de Andy Warhol é um espaço cultural no interior de um espaço comercial. Foi projetado para sediar a exposição "Andy Warhol - Icons | Psaier Artworks and the Factory", que aconteceu entre 11 de abril e 11 de julho no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, e incluiu um total de 32 obras originais do artista norte-americano.

O espaço museológico evita a ideia de espaços de exposição brancos e neutros e relaciona-se com as obras de arte expostas, através da criação de um forte contexto visual que utiliza o imaginário do artista. O museu recria um ambiente que é tanto pop e industrial, por meio de uma materialidade fora do usual com a utilização de latas metálicas de tintas. A estrutura expositiva, situada na praça central do shopping, apresenta um exterior abstrato que é extremamente atraente e assume um caráter iconográfico, com ligações claras com a Pop Art.

O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 8 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

O interior foi concebido como um espaço introspectivo fechado, inteiramente definido por paredes contínuas, beneficiando-se de uma cobertura transparente de tela plástica. Esta cobertura tem a dupla função de permitir a entrada de luz a partir do exterior e assegurar a relação visual entre os dois espaços que confrontam (museu / centro comercial). Esta solução captura a curiosidade dos visitantes, chamando para uma visita as pessoas que passam pelas galerias do espaço comercial.

O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 9 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

Uma sucessão fluida de quatro salas de exposição, organizadas tematicamente, resulta em um novo caminho que desafia a simetria orgânica e racionalidade da praça principal do shopping center. As duas entradas para o pequeno museu, uma em cada extremidade, estão localizadas em pontos estratégicos, de modo a maximizar a atenção e o fluxo de pessoas que andam pelo seu perímetro.

O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 24 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

Como a obra de arte, o museu reflete a sociedade de consumo, mas de uma forma literal, através do alumínio cru das latas cilíndricas. Outras vertentes, características na obra de Andy Warhol, também foram fundamentais para a criação do espaço arquitetônico - a repetição (serigrafia) ou a ideia de sublimar objetos do cotidiano, independentemente da sua forma ou função original e transformá-los em tangíveis ícones do imaginário coletivo.

O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 11 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

Utilizado como um elemento construtivo, a lata metálica de tinta é o elemento modular que determina a métrica de todo o projeto, que define as dimensões e desenho dos espaços vazios - portas - que permitem a entrada no espaço.

O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 12 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

A estabilidade estrutural do edifício foi resolvido pelo preenchimento das três primeiras fileiras de latas com areia - fundações -, garantindo a estabilidade das paredes e proporcionando uma maior força para as mesmas, mais acessíveis ao público.

O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 16 de 32
© Fernando Guerra | FG+SG

Tendo recebido mais de 100.000 visitantes, o museu Temporário de Andy Warhol buscou contribuir para a divulgação e promoção da arte, livre e acessível a todos os visitantes.

O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects - Imagem 26 de 32
Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O Museu Temporário de Andy Warhol / LIKEarchitects" [The Andy Warhol Temporary Museum / LIKEarchitects] 25 Ago 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-135485/o-museu-temporario-de-andy-warhol-slash-likearchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.