Pavilhão da biblioteca SUTD / City Form Lab

Pavilhão da biblioteca SUTD / City Form Lab - Imagem 2 de 11Pavilhão da biblioteca SUTD / City Form Lab - Imagem 3 de 11Pavilhão da biblioteca SUTD / City Form Lab - Imagem 4 de 11Pavilhão da biblioteca SUTD / City Form Lab - Imagem 5 de 11Pavilhão da biblioteca SUTD / City Form Lab - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: City Form Lab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Raul Kalvo
Pavilhão da biblioteca SUTD / City Form Lab - Imagem 6 de 11
© Raul Kalvo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão da biblioteca da Universidade de Cingapura de Tecnologia e Design (Singapore University of Technology and Design - SUTD) se localiza em um gramado inclinado no campus temporário Dover. Acomodando três árvores antigas e formando uma barreira sonora na direção da via expressa Ayer Raja ao norte, a estrutura tira partido das restrições da área e cria um espaço ao ar livre atrás do edifício da biblioteca. Durante o dia oferece um espaço aberto sombreado para relaxamento, trabalho e convivência para estudantes e funcionários da universidade. À noite se torna um lucal de reuniões informais, palestras noturnas e eventos da comunidade. Mesas, estantes móveis de livros e internet wireless o transformam em um "terceiro espaço" entre os dormitórios e as salas de aula, onde trocas sociais e intelectuais acontecem em um atmosfera casual.

Pavilhão da biblioteca SUTD / City Form Lab - Imagem 3 de 11
© Raul Kalvo

Baseando-se em uma longa tradição de estruturas catenárias usando pouco material para conseguir vãos consideráveis, a cobertura forma uma concha leve de madeira sem pilares, vigas ou paredes verticais. Um modelo numérico de correntes foi usado para determinar uma forma eficiente de dupla curvatura seguindo as linhas de tração e compressão. O uso de design computacional e fabricação controlada por computador permitiu que a forma tridimensional complexa fosse alcançada com materiais facilmente disponíveis e processo de montagem simplificado, com custos mínimos. Ao contrário de estruturas em aço, não há complexos nós estruturais tridimensionais - todos os elementos foram pré-fabricados a partir de madeira compensada estritamente plana e chapas de aço galvanizado em máquinas CNC em Cingapura. O local de trabalho, portanto, compreendia um conjunto ordenado de 3.000 peças únicas de madeira e 600 peças únicas de chapa de metal baseadas em apenas um desenho - o mapa numérico de um quebra-cabeças tridimensional indicando quais peças se encaixavam a quais. Números de identificação foram gravados durante o  processo de corte de cada madeira e elemento de revestimento, que permanecem visíveis como ornamentos na estrutura finalizada. Calouros da universidade ajudaram na pré-moldagem das peças e a empreiteira ergueu a estrutura no local. O pavilhão é projetado para ser desmontado e reciclado depois de dois anos.

Pavilhão da biblioteca SUTD / City Form Lab - Imagem 9 de 11
Planta de cobertura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão da biblioteca SUTD / City Form Lab" [SUTD Library Pavilion / City Form Lab] 17 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-127257/pavilhao-da-biblioteca-sutd-slash-city-form-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.