Biblioteca Maranello / Andrea Maffei Architects

Cortesia de Andrea Maffei Architects
Maranello, Itália

Biblioteca Maranello / Andrea Maffei Architects - Mais Imagens+ 16

  • Estrutura: ing. Mario Sbrozzi, Studio Sbrozzi, Modena
  • Projeto Luminotécnico: Koichi Tanaka, M+K Design, Milão
  • Empreeiteiro: ATI – Cooperativa Muratori Reggiolo e Manutenzioni Generali Reggiane
  • Gestor Da Construção: arch. Andrea Maffei / Andrea Maffei Architects
  • Equipe De Projeto: Arata Isozaki, M+T & Partners
  • Cidade: Maranello
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objeto do concurso está localizado na Rua Vittorio Veneto em Maranello (Modena), inserido num tecido urbano residencial bem estabelecido. O edifício faz fronteira com uma quadra residencial ao norte, uma área verde pública à oeste, um edifício residencial ao sul construído anexo a outros edifícios residenciais a leste e estes, parcialmente anexos. O projeto proposto apresenta uma superfície de 1175 m². É a renovação dum edifício existente através das paredes de manutenção perimetrais ao norte, a leste e ao sul, confinado com alguns escritórios residenciais. A demolição da parte central do existente e a construção de uma biblioteca como um volume contido dentro dos limites do antigo edifício é complementado pelo desenvolvimento parcial no subsolo e outra sobre o solo. O acesso à nova biblioteca está localizado na fachada oeste.

Cortesia de Andrea Maffei Architects
Planta Baixa
Cortesia de Andrea Maffei Architects

O projeto foi desenvolvido começando com a definição de três espaços principais, correspondestes a uma área de consulta, uma grande sala de leitura e salas multiuso, estas últimas com uso independente. Além da área para consulta, dentro destes três espaços principais o vasto programa prevê área de armazenamento de livros de patrimônio, a biblioteca de periódicos, os arquivos da biblioteca de som e vídeo , a sala de jogos, a sala multifunções, a sala de estudos, os arquivos históricos locais, a sala para exibições temporárias. Alguns espaços de serviço foram previstos dentro dessas salas, além de estações para consulta de catálogos e acesso à internet, balcão de empréstimos, escritórios administrativos para os funcionários da biblioteca e depósito. Uma divisão dos espaços de leitura foram previstos de acordo com as categorias possíveis de leitores, destacando a atenção especial que foi dada aos espaços destinados às crianças com idade entre 0 a 6 anos, entre 6 e 10 e também entre 11 e 14. Alunos do Ensino Médio e Universitários, por sua vez, possuem áreas de estudo e para consultas que não interferem com as outras. O edifício é composto por três volumes principais concebidos para satisfazer as funções contidas neles da melhor maneira possível.

Cortesia de Andrea Maffei Architects

O volume transparente que abriga a cafeteria está locado no térreo, com uma área para serviço e um grande balcão, espaços expositivos para a associação de moradores e também todas as áreas de consulta e leitura. O volume espelha-se na superfície da água que o envolve, enquanto que a água reverbera a cor verde que enriquece as paredes limítrofes preservadas pelo projeto. Uma plataforma de cobertura se projeta em direção aos espaços públicos e faz perceber a arquitetura a partir da rua; dentro do volume branco absoluto do chão resinado e do mobiliário brilha com o verde externo refletido ao longo da parede de vidro contínua que percorre a forma curvilínea.

Cortesia de Andrea Maffei Architects
Corte
Cortesia de Andrea Maffei Architects

A luz que permeia os espaços abertos da biblioteca quase faz uma performance num jogo de reflexões que varia dos elementos brancos do mobiliário, do piso e elementos estruturais, para a água e para o vidro contínuo. Um único volume opaco está no lado sul, também em branco, para abrigar os espaços de serviço, escadas que descem ao subsolo e para a sala de jogos, com uma janela que permite a entrada de luz natural. O pavimento do subsolo tem a forma de um paralelepípedo acessível por uma escada e um elevador para portadores de necessidades especiais, que também funciona para o transporte de livros. Aqui é possível encontrar espaços livres que constituem a sala multifuncional e o espaços expositivos, que pode ser modificado de acordo com a necessidade. Nesta área, também é possível encontrar espaços de armazenamento para os acervo histórico, assim como a estação de consulta para este material.

Cortesia de Andrea Maffei Architects

Originalmente publicado em 14 Maio, 2013

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Maranello, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Maranello / Andrea Maffei Architects" [Maranello Library / Andrea Maffei Architects] 04 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-113464/biblioteca-maranello-slash-andrea-maffei-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.