Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí

Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 2 de 35Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 3 de 35Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 4 de 35Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 5 de 35Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Mais Imagens+ 30

es Marcadals, Espanha

O Local

O ambiente físico é o típico de um desenvolvimento residencial costeiro, um lugar isolado que não funciona durante o inverno, e um ótimo lugar para passar as férias de verão - que não seja nas áreas turísticas lotadas de gente - com a baía de Biniacolla do outro lado da rua. Este é um terreno com uma longa e estreita inclinação ao noroeste, com uma área de 20 m da Zona Marítima desabilitando metade do terreno. Possui entrada a partir do oeste; e em sua área inferior, com vista para a entrada e para o sol poente.

Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 8 de 35
Cortesia de Javier Mantolán Seguí

O Projeto

O programa é uma Casa de Férias para o Verão com capacidade para 8 pessoas e categoria "Excelente" (tipologia definida pela legislação local), sem barreiras arquitetônicas para permitir acesso universal para visitantes portadores de mobilidade reduzida.

Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 10 de 35
Cortesia de Javier Mantolán Seguí

O edifício está encurralado pelos limites superiores do terreno, mantendo a distância da entrada e saída, entre ambos uma área muito íngreme e exposta a ser considerada e utilizada como um jardim. O terreno estreito dificulta a criação de um espaço externo frente ao sul que seja grande o suficiente para abrigar o estar de verão e a piscina. O edifício então está disposto em forma de "U", encaixado nas paredes dos limites norte e leste, e a linha de 20 metros a partir do limite do mar, ao redor duma espécie de "pátio" e piscina orientada para sul enterrada no chão.

Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 15 de 35
Cortesia de Javier Mantolán Seguí

Este primeiro condicionamento, associado à necessidade de remover as barreiras arquitetônicas define uma volumetria limpa e forte. O beiral do edifício está deliberadamente na mesma altura ao longo de todo desenvolvimento para evitar um "festival de volumes", embora as lajes de deck estejam em diferentes alturas, dependendo do espaço de cobertura, elas permitem o surgimento de claraboias nos banheiros e cozinha, um terraço ensolarado e tentam integrar os painéis solares.

Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 25 de 35
Cortesia de Javier Mantolán Seguí

O programa está organizado dentro do edifício de acordo com sua implantação, relativamente perto da rua (sendo assim, relativamente privado) e também de acordo com sua orientação. Assim, encontramos a primeira faixa composta por cozinha, sala de jantar e sala de estar, formando um espaço único na direção norte-sul, terminando em um terraço coberto e uma escadaria que leva a deck localizado sobre ele. Essa primeira faixa se abre para o oeste continuando a fachada principal do edifício formada por elementos de madeira, e seleciona níveis de privacidade e vistas ao longo de uma galeria que filtra o pôr do sol através de uma malha formada por ripas de madeira, e seleciona os graus de privacidade e vistas através de grandes janelas de correr também formados pelos mesmos elementos de madeira. O diagrama de filtros combina com as portas de garagem, feitas com o mesmo material e com a mesma disposição, e configura a imagem do edifício, fazendo relação também direta com vizinho ao sul, também projetada pelo arquiteto há uma década atrás.

Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 13 de 35
Cortesia de Javier Mantolán Seguí

A primeira faixa do programa também se abre para o "pátio", privado e ensolarado, que é o coração da casa.

Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 14 de 35
Cortesia de Javier Mantolán Seguí

A segunda faixa (o centro do "U"), perpendicular à primeira, está localizada ao norte, ocupada pela entrada, pelas escadas que descem à garagem, dois banheiros e lavanderia, incluindo o varal. O corredor percorre o pátio e também os claustros, girando noventa graus na terceira faixa e que dá acesso aos dormitórios, olhando para o leste através de uma janela nivelada com o solo, que é mais alta que a casa neste momento. Assim, os quartos dominam visualmente a paisagem e estão protegidos dos olhares dos vizinhos opulentos. No final do corredor, como deveria ser, está o terceiro banheiro, qualidade necessária para alcançar a descrição da casa como "excelente".

Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 19 de 35
Cortesia de Javier Mantolán Seguí

A piscina está localizada ao sul. Nasce na parte da frente do "pátio" e segue em direção ao leste devido a falta de espaço, tocando a casa e se enterrando no solo, o que a deforma levemente. Essa estratégia dá uma certa vibração característica de natureza domesticada.

Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí - Imagem 29 de 35
Planta Baixa Pavimento Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí" [Ses Alzines / Javier Mantolán Seguí] 09 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-112739/ses-alzines-slash-javier-mantolan-segui> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.