Instituto de Educação Secundária e Profissional “Arabista Ribera” de Carcaixent / Victor García Martínez

Instituto de Educação Secundária e Profissional “Arabista Ribera” de Carcaixent / Victor García Martínez - Mais Imagens+ 14

Valencia, Espanha
  • Arquitetos: Victor García Martínez; Victor García Martínez, Victor García Terol, José Gozalbez Esteve
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2006
  • Fotógrafo
    Fotografias:Diego Opazo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto se caracteriza por uma ocupação no local bastante dupla, concentrando um grande volume edificado de um lado, em oposição à uma zona de ocupação muito menor. Este fato se dá devido a necessidade de construção em fases que condicionou o projeto. O edifício se projetava num solar ocupado por uma antiga escola que deveria seguir em funcionamento enquanto se executava a primeira fase, correspondente a todos os espaços de aula principais. Posteriormente, uma vez transferidos os alunos, foi derrubado para permitir a construção da segunda fase.

© Diego Opazo

O terreno de 17.500 m² de superfície situado no limite Leste da Cidade de Carcaixent possui um desnível Norte-Sul de 4 metros, e tem vista para as fantásticas plantações de laranja características desta zona Valenciana. Com estas condições foram projetados três edifícios paralelos dispostos em forma de pente e com seu eixo longitudinal na direção norte-sul que abrigam as salas de aula, deixando para a segunda fase os espaços de uso comum da escola, como a zona esportiva, o ginásio, os vestiários, a lanchonete, os escritórios administrativos e o pátio de acesso.

© Diego Opazo

Os blocos docentes se organizam com a disposição das salas de aulas e atelieres de ambos os lados de um corredor central. Nele estão dispostos os armários dos alunos integrados perfeitamente na composição espacial e cromática. Este espaço de circulação é iluminado através das salas através de uma janela em fita que corre ao longo da parte superior e permite a continuidade visual do plano de teto.

Planta Baixa

Transversalmente um corredor principal conecta os três blocos e dá acesso às escadas. Esta circulação tem um corte similar à dos corredores dos blocos: possui armários configurando parte do fechamento e possui uma janela corrida na parte superior. Além disto, quando atravessa os pátios se abre totalmente à eles, de maneira que é possível avistar os campos de laranjas. Pelo outro lado, o corredor possui uma dupla camada. A exterior possui placas verticais de diferentes cores e evidencia a potente dualidade do edifício materializando o limíte. O resto das fachadas se caracterizam por possuir uma janela em fita com proteções orientáveis. Estas permitem o total escurecimento do espaço e transmitem uma imagem contínua e homogênea da abertura. Os materiais principais do edifício são os tijolos aparentes e o concreto, que representam grande durabilidade e baixos custos de manutenção.

© Diego Opazo

O acesso principal do terreno está localizado no lado contrário do maior volume edificado, de maneira que se tenha uma vista geral do edifício e se produza um percurso de aproximação. Este percurso se finaliza num grande pátio aberto externo conformado por uma parede e laje de concreto da parede e que estão ligados com o volume de administração. O pátio interno repete as dimensões e o corte do pátio externo, mas as aberturas são fechadas através de panos de vidro-ultravioleta que filtram a luz. Este espaço de pé direito duplo se complementa com painéis de madeira que conferem uma ambiência calorosa.

Fachada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valencia, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto de Educação Secundária e Profissional “Arabista Ribera” de Carcaixent / Victor García Martínez" [Instituto de Educacion Secundaria y Profesional “Arabista Ribera” de Carcaixent / Victor García Martínez] 02 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-111610/instituto-de-educacao-secundaria-e-profissional-arabista-ribera-de-carcaixent-slash-victor-garcia-martinez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.