O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instituto
  4. Espanha
  5. Victor García Martínez
  6. 2006
  7. Instituto de Educação Secundária e Profissional “Arabista Ribera” de Carcaixent / Victor García Martínez

Instituto de Educação Secundária e Profissional “Arabista Ribera” de Carcaixent / Victor García Martínez

Instituto de Educação Secundária e Profissional “Arabista Ribera” de Carcaixent / Victor García Martínez
Instituto de Educação Secundária e Profissional “Arabista Ribera” de Carcaixent / Victor García Martínez, © Diego Opazo
© Diego Opazo

© Diego Opazo © Diego Opazo © Diego Opazo © Diego Opazo + 19

  • Arquitetos

    Victor García Martínez, Victor García Terol, José Gozalbez Esteve
  • Localização

    Valência, Espanha
  • Colaboradores

    Daniel Martin Fuentes, Marta Sinisterra Olavarrieta, Cristina Tudela Marco
  • Área

    13.450 m²
  • Ano do Projeto

    2006
  • Fotografias

Instituto de Educação Secundária e Profissional “Arabista Ribera” de Carcaixent / Victor García Martínez, © Diego Opazo
© Diego Opazo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto se caracteriza por uma ocupação no local bastante dupla, concentrando um grande volume edificado de um lado, em oposição à uma zona de ocupação muito menor. Este fato se dá devido a necessidade de construção em fases que condicionou o projeto. O edifício se projetava num solar ocupado por uma antiga escola que deveria seguir em funcionamento enquanto se executava a primeira fase, correspondente a todos os espaços de aula principais. Posteriormente, uma vez transferidos os alunos, foi derrubado para permitir a construção da segunda fase.

© Diego Opazo
© Diego Opazo

O terreno de 17.500 m² de superfície situado no limite Leste da Cidade de Carcaixent possui um desnível Norte-Sul de 4 metros, e tem vista para as fantásticas plantações de laranja características desta zona Valenciana. Com estas condições foram projetados três edifícios paralelos dispostos em forma de pente e com seu eixo longitudinal na direção norte-sul que abrigam as salas de aula, deixando para a segunda fase os espaços de uso comum da escola, como a zona esportiva, o ginásio, os vestiários, a lanchonete, os escritórios administrativos e o pátio de acesso.

© Diego Opazo
© Diego Opazo

Os blocos docentes se organizam com a disposição das salas de aulas e atelieres de ambos os lados de um corredor central. Nele estão dispostos os armários dos alunos integrados perfeitamente na composição espacial e cromática. Este espaço de circulação é iluminado através das salas através de uma janela em fita que corre ao longo da parte superior e permite a continuidade visual do plano de teto.

Planta Baixa
Planta Baixa

Transversalmente um corredor principal conecta os três blocos e dá acesso às escadas. Esta circulação tem um corte similar à dos corredores dos blocos: possui armários configurando parte do fechamento e possui uma janela corrida na parte superior. Além disto, quando atravessa os pátios se abre totalmente à eles, de maneira que é possível avistar os campos de laranjas. Pelo outro lado, o corredor possui uma dupla camada. A exterior possui placas verticais de diferentes cores e evidencia a potente dualidade do edifício materializando o limíte. O resto das fachadas se caracterizam por possuir uma janela em fita com proteções orientáveis. Estas permitem o total escurecimento do espaço e transmitem uma imagem contínua e homogênea da abertura. Os materiais principais do edifício são os tijolos aparentes e o concreto, que representam grande durabilidade e baixos custos de manutenção.

© Diego Opazo
© Diego Opazo

O acesso principal do terreno está localizado no lado contrário do maior volume edificado, de maneira que se tenha uma vista geral do edifício e se produza um percurso de aproximação. Este percurso se finaliza num grande pátio aberto externo conformado por uma parede e laje de concreto da parede e que estão ligados com o volume de administração. O pátio interno repete as dimensões e o corte do pátio externo, mas as aberturas são fechadas através de panos de vidro-ultravioleta que filtram a luz. Este espaço de pé direito duplo se complementa com painéis de madeira que conferem uma ambiência calorosa.

Fachada
Fachada

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Instituto de Educação Secundária e Profissional “Arabista Ribera” de Carcaixent / Victor García Martínez" [Instituto de Educacion Secundaria y Profesional “Arabista Ribera” de Carcaixent / Victor García Martínez] 02 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/111610/instituto-de-educacao-secundaria-e-profissional-arabista-ribera-de-carcaixent-slash-victor-garcia-martinez> ISSN 0719-8906