Huma Reflexões Urbanas - Ciclo de encontros busca soluções sobre urbanismo, arquitetura e sustentabilidade para as grandes

Encontro vai reunir urbanistas, arquitetos, jornalistas, empreendedores e a sociedade, para refletir as mudanças e novos rumos no pensamento urbanístico de São Paulo, no ano em que a cidade irá rever o plano diretor.

Diante das mudanças que atingem São Paulo de forma acelerada e modificam seu território, novas posturas, novos modos de agir e viver são exigidos para uma cidade melhor. É com este propósito que a Huma Desenvolvimento Imobiliário apresenta “Huma Reflexões Urbanas: Ciclo de encontros com curadoria do São Paulo Lab – Rede global Studio-X GSAPP Columbia University”, divididos em quatro encontros que acontecem entre os dias 10 e 20 de abril, na capital paulista.

O evento tem a curadoria das arquitetas Maria Augusta Bueno e Ligia Nobre, que integram a rede global Studio-X da Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação (GSAPP) da Universidade de Columbia, em Nova York, através da plataforma São Paulo Lab, iniciativa criada para troca de idéias sobre o futuro da cidade de São Paulo e sua área urbana. O Studio-X tem como objetivo estabelecer uma rede de colaboração global no campo do design e pesquisa da arquitetura e urbanismo nas metrópoles, para que possam elaborar de forma coletiva, novas maneiras de pensar e agir com relação ao futuro do ambiente construído.

Este ciclo de encontros reúne empreendedores, arquitetos, urbanistas, artistas, jornalistas, dentre outros, para refletir sobre novos procedimentos e parâmetros de ação na cidade e as intersecções entre o pensamento urbanístico contemporâneo, o mercado imobiliário, o setor público e sociedade civil.

Ações que visem o empreendedorismo sustentável, utilizando de práticas como o urbanismo colaborativo e o compartilhamento de carros e bicicletas, para assim incentivar novas formas de convívio, gerando oportunidade de negócios. Em 2013, São Paulo passará pela revisão do plano diretor, permitindo uma reflexão sobre os mecanismos que podem contribuir para promover uma cidade mais diversa e humana, reexaminando os entraves e oportunidades na legislação urbana.

Participarão dos eventos nomes como Jaime Lerner, Denise Xavier, Natália Garcia, Leandro Abreu, Denis Russo Burgierman, Lourenço Bustani, Milton Braga, Fernando Viegas e Rafael Rossi, debatendo soluções que valorizem a integração entre o pensamento urbanístico contemporâneo, o mercado imobiliário, o setor público e a sociedade civil.

Para participar do ciclo de encontros “Huma – Reflexões Urbanas”, os interessados devem fazer suas inscrições antecipadamente, através do telefone (11) 5698.0290 e as vagas são limitadas. A entrada será permitida mediante confirmação da inscrição.

O projeto também conta com a intervenção visual “Mural” do artista Jorge Menna Barreto e do designer Vitor César que propõe criar cartazes que serão utilizados como unidades modulares. A proposta é que os cartazes constituam uma espécie de revestimento temporário de superfícies e tenham também características dispersivas (sendo distribuídos entre o público), para ser entendido como um dispositivo de mediação entre as idéias do projeto do edifício e sua projeção pública. Cria-se assim um revestimento-pele flexível que busca dar uma face pública ao projeto e pensar a sua relação com o entorno.

O ponto de partida para a intervenção visual é a palavra FRESTA, [FRESTA é o conceito do UNA Arquitetos para o projeto arquitetônico do edifício residencial a ser construído, que se ampliou para a HUMA] que visa uma busca pela abertura de frestas (reais e simbólicas) na cidade, valorizando a luz natural, um aproveitamento inteligente das melhores vistas, a partir de uma arquitetura que propõe uma quebra na monotonia da paisagem urbana. Reflete a atitude da Huma Desenvolvimento Imobiliário, de estabelecer um diálogo com a cidade e de pensar sua responsabilidade na construção do meio urbano.

Programação do Ciclo de Encontros

10 de abril, Quarta-feira
Horário: 20h
Palestra com o urbanista Jaime Lerner
Com mediação de Maria Augusto Bueno e Lígia Nobre
Tema: A Cidade Sustentável

São Paulo potencializa os dilemas das grandes cidades brasileiras em questões fundamentais como: mobilidade, sustentabilidade, identidade, diversidade, coexistência. A vida na cidade não pode se resumir a carros, shoppings e condomínios fechados. A separação de funções e os muros, retiram de São Paulo a sua maior riqueza: sua diversidade.

A cidade deve se celebrar em seus espaços públicos e ser uma estrutura integrada de vida, trabalho e mobilidade, onde o crescimento, guiado pelo transporte coletivo, molda o seu desenho. Quais são as estratégias possíveis para que a cidade se torne habitável e eficiente? Como reexaminar a atuação do mercado imobiliário para enfrentarmos os desafios do desenvolvimento sustentável?

13 de abril, Sábado
Horário: 11h
Diálogo entre Denise Xavier, Natália Garcia e Leandro Abreu
Com mediação de Maria Augusta Bueno e Lígia Nobre
Tema: Tipologias residenciais e modos de morar

Vivemos atualmente um novo momento de transformação intensa da metrópole, inserida em dinâmicas locais e globais, colocando novos desafios e oportunidades. Quais são as novas tipologias de arquitetura residencial e modos de morar em São Paulo e em outras partes do mundo? Como o edifício pode se inserir na cidade, no bairro, no sistema de transporte e no espaço público?

17 de abril, Quarta-feira
Horário: 20h
Diálogo com Denis Russo Burgierman e Lourenço Bustani
Com mediação de Maria Augusta Bueno e Lígia Nobre
Tema: Novas maneiras de atuar na cidade: empreendedorismo sustentável

Recentemente um crescente número de iniciativas da sociedade civil buscam mais qualidade de vida na cidade, operando tanto num âmbito ativista ou empreendedor. Práticas como agricultura urbana, urbanismo colaborativo e compartilhamento de carros e bicicletas, entre outros, podem incentivar novas formas de convívio na cidade além de gerar oportunidade de negócios. Como essas iniciativas podem contribuir para novas políticas de desenvolvimento urbano e ações da iniciativa privada?

20 de abril, Sábado
Horário: 11h
Diálogo entre Milton Braga, Rafael Rossi e Fernando Viegas/UNA Arquitetos
Com mediação de Maria Augusta Bueno e Lígia Nobre
Tema: Morfologia Urbana e legislação: oportunidade e desafios

Este ano será um momento chave para São Paulo, no qual a revisão do plano diretor permite uma reflexão sobre os mecanismos e atores que podem contribuir para uma cidade melhor. Quais são os parâmetros e as oportunidades para gerar empreendimentos inovadores que alinhem os diversos setores para uma cidade melhor pra todos? Quais são os potenciais a serem explorados na legislação urbana que podem promover uma cidade mais diversa e humana?

  • Título

    HUMA Reflexões Urbanas
  • Organizadores

  • De

    10 de Abril de 2013 09:00 AM
  • Até

    20 de Abril de 2013 11:59 PM
  • Endereço

    Rua Calixto da Mota, 84, Chácara Klabin, São Paulo

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Huma Reflexões Urbanas - Ciclo de encontros busca soluções sobre urbanismo, arquitetura e sustentabilidade para as grandes" 11 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-108235/huma-reflexoes-urbanas-ciclo-de-encontros-busca-solucoes-sobre-urbanismo-arquitetura-e-sustentabilidade-para-as-grandes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.