Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais

A arquitetura residencial na Índia é um reflexo direto das práticas étnicas e estilos de vida de seus cidadãos. As primeiras casas foram desenvolvidas como unidades de assentamentos comunitários maiores. A arquitetura das residências indianas está profundamente emaranhada com valores culturais, frequentemente centrados nas ideias de família e relações comunitárias. Geralmente, uma única casa abriga uma grande família e atende às necessidades de várias faixas etárias sob o mesmo teto. A vida multigeracional exige uma sintaxe espacial específica para possibilitar conexões.

Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 2 de 9Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 3 de 9Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 4 de 9Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 5 de 9Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Mais Imagens+ 4

Esse sistema de família conjunta oferecia proteção e identidade na sociedade indiana, permitindo conexões mais profundas entre as gerações. A tradição oferece suporte em tempos de crise e interação social entre diversos grupos de pessoas. Um antídoto para o aumento dos preços das casas e o custo dos cuidados com crianças e idosos, a vida multigeracional permanece relevante para o indiano moderno. O padrão de vida se manifesta no ambiente construído como assentamentos agrupados, pavimentos e quartos extras e o famoso pátio.

Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 6 de 9
Residence for Charis / Biome Environmental Solutions. Imagem © Vivek Muthuramalingam

Os pátios são um elemento fundamental da arquitetura indiana, evoluindo da necessidade de acesso à luz solar e ventilação natural. Esse elemento logo assumiu um caráter social como coração da casa, reunindo atividades que iam desde tarefas matinais até o descanso à noite. O pátio estabelece conectividade visual entre cômodos e andares de uma casa, permitindo que os membros da família se sintam próximos. Ele evoluiu para um importante espaço cultural da casa e muitas vezes serviu como extensão dos espaços coletivos internos. Outras vezes, os pátios também são compartilhados entre unidades vizinhas, sobretudo em assentamentos mais densos. 

Como um espaço social, o pátio atende às necessidades comunitárias da sociedade indiana, oferecendo um local climaticamente confortável para as pessoas se reunirem. É um espaço flexível que pode ser usado para qualquer atividade. Nas palavras do arquiteto indiano B.V. Doshi, a atitude indiana de frugalidade é exibida no ambiente construído com espaços versáteis, como o pátio multiuso. Eles reúnem os aspectos que compõem uma casa: proteção contra o clima, conexão com a cultura e tradições, além da criação de comunidades.

Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 5 de 9
Stacked House / Studio Lotus. Imagem © Andre J Fanthome

A urbanização no ambiente construído está ligada aos padrões familiares em mudança na Índia do século XXI. O número de núcleos familiares está em leve ascensão, especialmente nas cidades. Apartamentos imponentes e residências unifamiliares surgiram para atender a essa nova demanda, deixando para trás elementos sociais da arquitetura vernacular. Cômodos definidos como escritórios, foyers e varandas estão substituindo o pátio versátil em residências modernas. As restrições espaciais, a atitude dos construtores em relação ao “espaço aparentemente morto” e as atividades em mudança nas famílias indianas continuam a ameaçar o pátio clássico. Arquitetos locais, no entanto, estão promovendo a tipologia como uma ferramenta para cultivar a interconectividade em casas cada vez mais privadas.

A arquitetura contemporânea na Índia apresenta um renascimento de materiais, técnicas e tipologias tradicionais. O pátio como elemento arquitetônico é promovido não apenas como um elemento de nostalgia, mas como um espaço ímã que une as pessoas. Famílias conjuntas exigem casas projetadas sob medida para manter fortes laços familiares, em vez de apartamentos genéricos e repetitivos. Estas casas multigeracionais modernas exploram novos modos de domesticidade:

Stacked House / Studio Lotus

Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 2 de 9
Stacked House / Studio Lotus. Imagem © Andre J Fanthome
Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 7 de 9
Stacked House / Studio Lotus. Imagem © Andre J Fanthome

Luz do dia, ventilação, conexão e privacidade informam o projeto desta residência em Nova Delhi. A casa foi formulada como dois apartamentos duplex interconectados para uma família extensa de seis pessoas: o cliente, sua esposa e dois filhos em um apartamento e seus pais idosos no segundo apartamento. O exercício de design começou com a intenção de criar uma forte conexão visual entre as diferentes unidades, mantendo os espaços arejados e bem iluminados.

O edifício evoluiu para uma série de volumes empilhados verticalmente: dois duplex escalonados em torno de um pátio central e posterior. Os pátios facilitam uma sensação de vida conectada e permitem a entrada de luz e ventilação nos andares inferiores do edifício compacto. Várias varandas e passarelas conectam os espaços de convivência e articulam o pátio interno. Também é ladeado por varandas que são extensões externas da vida dentro da casa e um lugar para diferentes unidades familiares poderem conversar a partir do espaço que ocupam.

Never-Apart-ment / Spacefiction Studio

Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 3 de 9
Never-Apart-ment / Spacefiction Studio. Imagem © Monika Sathe Photography
Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 8 de 9
Never-Apart-ment / Spacefiction Studio. Imagem © Monika Sathe Photography

Projetado para uma família unida em Hyderabad, o Never-Apart-ment reinterpreta os arranjos espaciais horizontais tradicionais em uma comunidade vertical interconectada. Abrigando três gerações, com espaço para uma provável quarta em um futuro próximo, o edifício emprega pátios de pé-direito duplo como extensões dos espaços de convivência para manter a família conectada. Esses espaços elevados estão espalhados em áreas internas e ao longo do perímetro da casa. Os pátios também reduzem visualmente a escala do edifício e se abrem para vistas amplas do bairro.

Refletindo as necessidades de uma casa moderna, o apartamento oferece privacidade interna e das unidades vizinhas por meio de persianas de metal. O último andar abriga atualmente espaços de lazer que posteriormente poderão ser utilizados para a construção de um apartamento para a próxima geração da família. Além dos pátios que atravessam o edifício, as escadas também servem como espaços de conexão visual e espacial.

House on 46 / Kumar La Noce

Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 9 de 9
House on 46 / Kumar La Noce. Imagem © Vivek Muthuramalingam
Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais - Imagem 4 de 9
House on 46 / Kumar La Noce. Imagem © Vivek Muthuramalingam

A residência localizada na cidade de Bengaluru abriga um pai e seus dois filhos adultos, sendo um deles casado. O projeto pretendia combinar aspectos como domesticidade, natureza e privacidade para criar um layout adaptável e dinâmico. Situado em um terreno urbano apertado, a casa multigeracional contemporânea é composta por quatro níveis. Cada nível acima do solo possui uma varanda coberta que permite interações sociais formais e informais. Telas de metal vermelho-rubi que compõem a fachada encerram essas varandas multifuncionais que funcionam como uma extensão das áreas de estar.

Um pátio interno a céu aberto conecta todos os andares, compartilhando luz e ventilação de uma fonte comum. Este espaço versátil funciona como uma extensão da área de estar e expande o volume da área de estar além de sua planta baixa compacta. Funciona como uma ligação visual entre os pisos, permitindo a regulação climática de toda a casa, garantindo um fluxo constante de ar fresco, especialmente durante os verões quentes.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Pátios: o coração das casas indianas multigeracionais" [Courtyards: The Heart of Multi-Generational Houses in India ] 02 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996126/patios-o-coracao-das-casas-indianas-multigeracionais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.