Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau

Em outubro, a equipe da Archdaily conversou com Henry Glogau durante sua estadia em Londres, onde estava trabalhando em alguns projetos. Com apenas 26 anos, seu currículo inclui uma quantidade impressionante de premiações internacionais, por conta da relevância de seu trabalho para questões tão básicas e urgentes para a humanidade: acesso a água potável, saneamento e qualidade de vida. Nascido na Nova Zelândia, Henry se mudou para Copenhague em 2018 para estudar na Royal Danish Academy e, nos últimos dois anos, trabalha no escritório da 3XN GXN como arquiteto em sua unidade de inovação, juntamente com uma equipe multidisciplinar. Abaixo, leia a conversa que tivemos sobre alguns de seus projetos, suas crenças sobre o papel da arquitetura e suas opiniões sobre nossa responsabilidade com o planeta.

Eduardo Souza (ArchDaily): Você pode falar sobre sua formação e seu desejo de desenvolver projetos com impacto social?

Henry Glogau: Durante meus estudos em Auckland, senti que muito do que estávamos fazendo era direcionado a algumas pessoas privilegiadas que podiam pagar arquitetura e luxo, como uma indústria para apenas 1%. Quando me formei, estava interessado em buscar mais possibilidades que arquitetura e design poderiam ter e como as habilidades que aprendi poderiam ser aproveitadas em diferentes partes do mundo.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 19 de 21
Courtesy of Henry Glogau

Então encontrei este programa de mestrado realmente empolgante na Royal Danish Academy chamado “Architecture and Extreme Environments”, ministrado pelo professor David Garcia. Eu fui atraído por isso porque tomava uma perspectiva de como olhamos para algumas das questões atuais e futuras em diferentes partes do mundo. O programa iria a diferentes ambientes extremos (climas tropicais, lugares frios ou extremamente quentes) e, por meio de expedições ativas, passaria tempo nesses territórios para realmente entender seus desafios ambientais, sociais e políticos. Eu senti que essa era uma maneira realmente interessante de pensar sobre como, por meio de uma abordagem de pesquisa através do design, você pode usar a arquitetura para explorar tópicos que normalmente não pode no conforto de um escritório ou universidade.

Então, eu realmente fiquei fascinado com a forma como as habilidades que aprendi poderiam ser aplicadas ao bem social. O programa era muito sobre como você se conecta com as pessoas, como aprende sobre diferentes ambientes e como aproveita o conhecimento e a experiência locais para ajudar na forma de arquitetura. Eu queria pensar em tentar algo diferente e ter um pouco mais de mente aberta às oportunidades arquitetônicas.

ES: Gostaria de começar a entender seus projetos e seu processo de design.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 8 de 21
Courtesy of Henry Glogau

HG: Meu projeto inicial foi o Solar Desalination Skylights, baseado em Antofagasta, Chile. Eu sabia que iria para o Chile por 6 semanas como parte deste programa de arquitetura e não sabia nada sobre o contexto, o meio ambiente. Então precisei fazer uma pesquisa muito intensa para entender alguns dos desafios que o país enfrenta. Entrei em contato com uma ONG local influente chamada TECHO Chile que me ajudou a começar a entender alguns dos desafios, especialmente em torno das crescentes comunidades de assentamentos informais que acontecem na América do Sul. Também pesquisei sobre meio ambiente e oportunidades, e entendi que o Chile tem uma abundância de energia solar, mas também de água do mar, pois é uma comunidade litorânea.

Comecei a fazer mapas mentais dessas ideias, analisando os desafios dentro dos assentamentos informais: a falta de acesso à eletricidade, saneamento e água; e também olhando para suas oportunidades: água do mar e luz solar. Então comecei a descobrir como isso poderia ser entrelaçado de alguma forma e criei este projeto inicial onde tentei criar um sistema passivo e de baixa tecnologia que apenas utilizasse os ambientes naturais para criar recursos. Através do sistema básico de dessalinização solar, eu sabia que poderia criar uma fonte de água doce a partir do processo de evaporação. Então esse projeto inicial foi muito uma experimentação, era sobre usar o design como uma ferramenta para começar a aprender e pesquisar. Eu não ia lá para dizer: “Olha, eu vou resolver todos os seus problemas com uma coisa”. Mas eu tinha esse protótipo que me permitiu criar um diálogo com a comunidade, entender como funciona o cotidiano delas em assentamentos informais, mas também ver como essa tecnologia talvez pudesse ser usada para potenciais fontes de água.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 9 de 21
Courtesy of Henry Glogau

Mas o que eu realmente queria focar não era algo que fosse uma utilidade separada que apenas cria água, mas em como ela poderia se tornar parte da vida cotidiana das pessoas. Então, tentar encontrar essas conexões entre a parte social e também a parte tecnológica foi importante. Durante as seis semanas que passei neste assentamento informal chamado Nueva Esperanza, aprendi muito sobre os desafios da escassez de recursos, como o fato de que eles precisam de caminhões-pipa. Mas também aprendi a importância de criar autonomia de recursos para uma comunidade que sempre dependeu de sistemas governamentais, pois eles eventualmente precisam ser autossuficientes e trabalhar como uma comunidade para sobreviver.

Foi interessante como essa ideia evoluiu. Comecei a perceber que discordava de toda a minha abordagem e estratégia para criar uma fonte de água. Eu não acho que a ideia certa seja criar um produto que você fabrica na Dinamarca, em uma instalação onde você tem formas a vácuo e tecnologias CNC, e depois apenas levá-lo para um local e implementá-lo no telhado. Embora tenha bons recursos e faça o que faz, aos meus olhos não há oportunidade de escalabilidade e replicabilidade. Se algo der errado com esse design, como a comunidade o consertará ou como ele será entendido de maneira simples? Era muito mais um “design de curto prazo”.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 13 de 21
Courtesy of Henry Glogau

Uma das coisas mais incríveis que vivi foi quando começamos as oficinas com os membros da comunidade, onde tentamos criar a mesma ideia com materiais que eles encontravam brutalmente disponíveis. Acho que algumas das engenhosidades mais incríveis que vi vieram de pessoas que têm recursos muito escassos. Isso foi super inspirador porque eles saíram e encontraram garrafas plásticas, latas, tampas e materiais diferentes e trabalhamos juntos para criar o mesmo design com frações de resíduos que eles tinham disponível.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 11 de 21
Courtesy of Henry Glogau

Isso realmente me inspirou a ver como eu poderia pegar o conhecimento e a experiência local, adicionar algumas das habilidades de design que aprendi e combiná-las em um projeto que era mais um livro de receitas do que um produto acabado. Isso foi algo que evoluiu através do Programa de Estágio do Lexus Design Award, onde conseguimos algum financiamento para transformar isso no Portable Solar Distiller, com algo totalmente open-source, incentivando a ideia de “hackability”. Assim, poderíamos ter um livro de receitas que funcionaria no Chile, mas também na Índia ou em outras partes do mundo, onde você analisa uma abordagem de design para distribuição. Quando você abre o código dos projetos, as pessoas podem começar a usar seu material e experiência para criar novas ideias. Não é um produto acabado, mas é algo que é cocriado e pode ser expandido para qualquer lugar do mundo.

ES: Você poderia explicar como esses sistemas funcionam?

HG: Basicamente, você bombeia água do mar ou água poluída manualmente em um recipiente. Ao longo do dia, a energia do sol aquece essa água e, em vez de evaporar para a atmosfera, fica presa na parte superior. Toda a água doce escorrerá para esta bacia de fundo e todas as impurezas do sal e da água poluída ficarão para trás. Você vai ter uma salmoura restante que seria um recurso desperdiçado, mas em vez de jogá-la fora, essa salmoura vai para uma série de baterias perimetrais que podem acender uma fita de LED durante a noite. À noite você pode acender a luz e obter uma tomada através das baterias de sal. E durante o dia, é como uma claraboia, trazendo luz natural para os interiores.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 10 de 21
Courtesy of Henry Glogau

O poder do sol é incrível, e eu estava tentando copiar esse ciclo hidrológico. Ele pode matar 99% dos patógenos perigosos, remover a restos de sal e reduzir a necessidade de ferver a água. Não estou necessariamente reinventando a roda; os destiladores solares existem há muito tempo, mas muitos desses sistemas são pesados, caros de fabricar e com projetos muito complicados. Eu queria pensar em um que pudesse ser portátil e simples de construir, feito de materiais locais e capaz de fornecer uma enorme quantidade de água.

Este novo projeto foi exatamente o mesmo, mas em grande escala. Criamos um livro de receitas que é um guia passo a passo sobre como você pode criar esse mesmo design usando bambu e trabalho local. Pode ser embalado em uma mochila e implantado de forma muito simples e rápida e, em seguida, anexado a uma estrutura de bambu que permite rigidez estrutural, mas também um local sombreado para a comunidade, onde você pode produzir cerca de 18 litros de água potável todos os dias.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 17 de 21
Courtesy of Henry Glogau
Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 18 de 21
Courtesy of Henry Glogau

Você pode fazer isso com uma versão manufaturada, mas também pode fazer o mesmo sistema com garrafas plásticas. O mesmo processo acontece, você o enche com água poluída, evapora, condensa e depois desce para essa bacia interna, e você também pode reter a água da chuva. Você poderia usá-lo no solo como um isolante natural ou pendurá-lo entre os edifícios para que eles possam ser usados de muitas maneiras diferentes.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 16 de 21
Courtesy of Henry Glogau

ES: E como você vê o potencial desses projetos, suas limitações e quais são as próximas fases?

HG: Acho que essa é uma pergunta muito boa porque, como tudo, também se resume à confiança e à forma como você trabalha com várias pessoas e comunidades, tendo em mente que cada um tem uma forma diferente de criar recursos. Há alguns projetos no norte da Colômbia com uma comunidade indígena que está tendo problemas de acesso à água no momento. Para mim, trata-se de realmente ir lá e realmente tentar entender e observar como as pessoas trabalham com o design e como podemos criar a metodologia para otimizá-lo.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 3 de 21
Courtesy of Henry Glogau

Há muitos desafios quando se trata da maioria dos aspectos técnicos de tornar as coisas o mais simples possível e tentar reduzir a quantidade de complicações em torno disso. Portanto, é preciso haver uma otimização de design muito mais assertiva. Para mim, esta é uma ideia de pequena escala que pode ser replicada potencialmente em uma escala maior.

No projeto Autonomous Informality, tentei pensar em como essa ideia poderia ser expandida por meio de um masterplan arquitetônico. Com sede em Antofagasta, Chile, a proposta explora como criar um ecossistema de habitação social que capacita as comunidades a se tornarem autossustentáveis por meio da produção de recursos naturais. Esta proposta é uma descoberta da autonomia dos recursos, provocando o pensamento de formas alternativas de viver. Ele investiga como a arquitetura pode desempenhar um papel ativo na fusão da produção de recursos com a vida. Desenvolvi um masterplan que incluía a ideia de casas incrementais, espaços públicos e equipamentos públicos que poderiam se beneficiar de uma rede de distribuição de água do mar, incluindo produção de alimentos e mercados. Fiquei realmente fascinado em como podemos fundir a arquitetura com nossos ambientes de vida cotidiana.

Acho que precisamos estar mais conectados aos nossos recursos. Estamos tão acostumados a simplesmente abrir a torneira e saber que vamos ter uma fonte de água ou que o sistema de abastecimento de alimentos não vai quebrar, e dependemos tanto de sistemas formais que, pessoalmente, acredito que precisamos tornarmos mais autossuficientes, mais conscientes de onde obtemos nossos recursos. Em um futuro próximo, quando mais desses tipos de desastres naturais começarem a ocorrer, se não tivermos um plano preparado para sermos engajados proativamente na forma como criamos nossos próprios recursos, acho que estaremos em uma situação difícil.

Portanto, esta investigação do projeto estava especulando sobre como poderia ser possível criar energia a partir da água do mar ou como integramos a energia solar nas habitações e como temos esse tipo de ligação social aos nossos recursos. Começa nesta pequena escala como você viu com as claraboias e então eu pensei sobre essas ideias e como elas poderiam ser escaladas em propostas maiores.

ES: E, na sua opinião, qual deve ser o impacto da arquitetura, social ou ambientalmente?

HG: Acho que a arquitetura tem a oportunidade de realmente moldar a maneira como vivemos, nosso comportamento. Pode ser uma ferramenta poderosa que nos permite conectar uns com os outros, criar colaboração e lugares confortáveis. Do ponto de vista social, também é uma ferramenta muito poderosa que pode ser aproveitada de forma produtiva tanto do ponto de vista fisiológico quanto psicológico.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 14 de 21
Courtesy of Henry Glogau

Vejo os benefícios da arquitetura não apenas para 1% da população, como mencionei antes, mas também como sendo aproveitada para trabalhar em faixas socioeconômicas mais baixas e outras escalas. Infelizmente, acho que não há designers e arquitetos suficientes por aí colocando a energia em relação às comunidades e espaços. Temos a obrigação de não apenas olhar para nossa própria bolha, mas também aprendermos a agir em diferentes partes do mundo e ter um senso de responsabilidade com a arquitetura. Quando você começa a analisar os desafios climáticos e ambientais, todo o impacto que a indústria da construção tem nas emissões globais, a maneira como estamos deteriorando nosso planeta com extração bruta e uso excessivo de recursos, temos que dar fazer uma grande autocrítica. Devemos começar a perceber que a arquitetura tem a oportunidade de ser um exemplo de mudança no futuro, mas isso precisa acontecer com urgência.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 7 de 21
Courtesy of Henry Glogau

Estou realmente focado no fato de que teremos, em 2050, 3 bilhões de pessoas vivendo em assentamentos informais. Quando falamos dessas cidades do futuro, não necessariamente acho que se trata apenas de adensar e criar arranha-céus na cidade de Londres, por exemplo; as cidades do futuro, a meu ver, são aquelas que estão lidando com uma expansão urbana informal. Acho que temos que estar engajados e sermos profissionais que estejam dispostos a trabalhar nesses espaços. Recursos como água e eletricidade devem ser direitos humanos básicos, e o design deve ajudar a democratizá-los, principalmente por meio de soluções simples e de baixa tecnologia.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 6 de 21
Courtesy of Henry Glogau

ES: É interessante que você mencionou que devemos abraçar a noção de informalidade para um possível futuro nas cidades. Como humanidade, alcançamos tantas coisas boas, mas não somos capazes de fornecer necessidades básicas como água e saneamento para grande parte da população.

HG: É realmente incrível porque, obviamente, existem algumas tecnologias incríveis por aí. Há pessoas fazendo coisas interessantes quando se trata de como criamos nossos recursos, mas muitos desses sistemas são de alta tecnologia, muito caros e, novamente, são principalmente para alguns poucos privilegiados. Mas quando você olha para aqueles que podem realmente precisar desses recursos, nem sempre acho que as soluções de alta tecnologia são a resposta. Precisamos voltar ao básico, olhar para trás na história da arquitetura e design tradicionais que usam materiais locais, que podem aproveitar sistemas que têm sido usados ​​por centenas e centenas de anos nas comunidades. Nem sempre tentar reinventar a roda, mas encontrar essas formas de usar as habilidades e sistemas locais que encontrem maneiras únicas de reintroduzi-las em nossos projetos e nossos espaços. Temos que olhar para o passado para ver como as populações indígenas vivem, como a flora e a fauna sobreviveram e se adaptaram em contextos de mudança. As respostas estão lá, só temos que olhar um pouco mais de perto para elas e tentar retirá-las e usá-las em nossas inspirações de design.

Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau - Imagem 15 de 21
Courtesy of Henry Glogau

Outra coisa realmente importante para mim é como começamos a aprender a trabalhar com nossos ecossistemas em vez de tentar lutar contra eles. As pessoas falam sobre design resiliente, arquitetura resiliente e como lutar contra os ambientes em mudança. Mas, na verdade, acho que veremos essas mudanças ocorrendo nos próximos anos e inevitavelmente teremos que encontrar maneiras de trabalhar com essa mudança de maneira positiva. Existem potenciais situações ruins que vão acontecer, mas também temos que ver as oportunidades potenciais nesses ambientes em mudança.

Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "Soluções de baixa tecnologia para demandas complexas: uma entrevista com o arquiteto Henry Glogau" [Low-Tech Solutions for Complex Demands: An Interview with Architect Henry Glogau] 13 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991143/solucoes-de-baixa-tecnologia-para-demandas-complexas-uma-entrevista-com-o-arquiteto-henry-glogau> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.