Dicas para integrar energia fotovoltaica nas residências

Muitos estão movendo para a energia solar atualmente. Nos Estados Unidos, a geração líquida de energia solar aumentou mais de 113.000 milhões de horas na última década. A integração solar com projetos residenciais economiza dinheiro dos proprietários em contas de energia e aumenta o valor da propriedade ao longo do tempo. À medida que a tecnologia de integração solar avança, as vantagens vão além de financeiras e ambientais; painéis solares também assumem um papel estético na arquitetura moderna.

A integração solar está se tornando uma expectativa entre os novos compradores de residências. Arquitetos devem se adaptar de acordo para aumentar a disponibilidade de integração fotovoltaica nos desenvolvimentos residenciais. No entanto, com planejamento e execução cuidadosos, os painéis solares podem ser melhor incorporados durante as fases de projeto e construção. Este artigo descreve como os construtores de casas podem atender às demandas do consumidor por integração solar, criando uma via fácil de seguir para acomodar as tendências de design em mudança.

Estimar o uso total de energia e tornar-se o mais eficiente possível

Para construir uma casa movida a energia solar, construtores devem primeiro fazer um inventário abrangente de como a energia é usada em casa. A estimativa do uso total de energia de uma casa pode ser uma tarefa complexa, especialmente quando esta ainda não foi construída. Saber quanta energia a casa exigirá criará expectativas realistas para o tamanho do sistema de eletricidade solar.

Construtores podem usar informações de cobrança de empreendimentos semelhantes na área. A energia total utilizada é listada em quilowatt-hora (kWh). Basta adicionar o KWH total para um ciclo anual de cobrança ou multiplicar o KWH total usado em um mês. É importante observar que o consumo de energia varia de estação para estação, e essa estimativa antecipada não refletirá o uso exato de uma casa.

Dicas para integrar energia fotovoltaica nas residências - Imagem 7 de 8
Tung House / Project : Architecture. Image © Project : Architecture

Os sistemas solares domésticos geram entre 350 e 850 kWh por mês. Casas não solares que consomem mais do que esse intervalo todos os meses precisarão se tornar mais eficientes antes de converterem-se à eletricidade solar. Uma auditoria energética avaliará quanta energia um edifício usa e identificará oportunidades para economizar energia. Essas informações são essenciais porque ajudarão os construtores a escolher os sistemas mais eficientes para seus desenvolvimentos. Tais práticas de construção sustentáveis adicionais também podem reduzir o consumo de energia antes de instalar o sistema fotovoltaico:

  • Selando vazamentos de ar
  • Melhorando o isolamento
  • Mudando para janelas resistentes a UV
  • Compra de eletrodomésticos com certificação

Determinar a viabilidade solar antes da construção

Dicas para integrar energia fotovoltaica nas residências - Imagem 6 de 8
The Lake House / Biotope Architecture + Interiors. Image © Peter Mathew

Os painéis solares são projetados para operar em quase todos os clima, mas a arquitetura e o ambiente de uma casa ditarão a quantidade de exposição ao sol que chega ao painel. A melhor maneira de determinar se os painéis solares podem ser instalados em uma casa é entrar em contato com uma empresa solar local. Durante a avaliação, um profissional de instalação inspecionará a inclinação do telhado, as árvores circundantes e vários outros fatores que afetam o desempenho solar. Geralmente, os painéis solares são mais eficazes nos telhados voltados para o norte (no hemisfério sul) e para o sul (no hemisfério norte), com um ângulo de 15 a 40 graus. Telhados que estão em uso há 10 a 30 anos devem ser substituídos antes da instalação dos painéis solares.

Os arquitetos, considerando a instalação de painéis solares, podem aproveitar os verificadores de compatibilidade solar disponíveis on-line. Ao inserir algumas informações importantes, como o endereço do desenvolvimento planejado, pode-se determinar rápida e facilmente como devem projetar a orientação e o ângulo do telhado de cada casa para a integração fotovoltaica ideal.

Como escolher um sistema elétrico solar para residências novas

Quando se trata de energia solar, não existe uma solução única. O melhor tipo de sistema elétrico solar dependerá de vários fatores, incluindo a localização, a orientação de cada casa e a quantidade de exposição ao sol que a propriedade recebe. Em geral, no entanto, existem três tipos principais de sistemas elétricos solares: integrado à rede, fora da rede ou híbrida.

Os sistemas elétricos solares integrados à rede são o tipo mais comum de sistema de energia solar. Eles permitem que os proprietários gerem eletricidade solar suplementar enquanto recebem energia da empresa de serviços públicos quando necessário. Os sistemas integrados à rede fornecem uma solução equilibrada, em que proprietários economizam dinheiro em contas mensais, mas podem confiar na grade em caso de mau funcionamento do sistema. Além disso, eles podem vender energia de volta à grade.

Dicas para integrar energia fotovoltaica nas residências - Imagem 3 de 8
Jenson-DeLeeuw NZE House / Paul Lukez Architecture. Image © Greg Premru

Os sistemas fora da rede permitem que as casas operem independentemente da rede elétrica de sua área. Embora isso forneça muita liberdade, também requer mais manutenção do que um sistema conectado à grade. Os proprietários com sistemas fora da rede precisam de um sistema de baterias bem planejado para armazenar energia solar para uso à noite ou durante interrupções de energia.

Os sistemas elétricos solares híbridos são uma mistura de sistemas de rede e fora. Eles normalmente se conectam à grade do utilitário e incluem um sistema de backup de bateria. Isso dá aos proprietários a paz de espírito para saber que têm poder de backup em caso de interrupção.

Unir forças com empresas de instalação solar

Dicas para integrar energia fotovoltaica nas residências - Imagem 2 de 8
South House / Woonpioniers. Image © Henny van Belkom

A crescente demanda por integração fotovoltaica significa que as empresas de construção residencial precisam expandir sua autoridade sobre o assunto. Ao fazer parceria com os instaladores em sua região, eles podem atender melhor às necessidades dos compradores de casas.

Existem muitos benefícios potenciais para colaborar com empresas solares. É quase sempre mais barato construir uma casa movida a energia solar do que atualizar uma casa não solar. Os instaladores solares preferem se conectar com clientes em potencial na fase de construção, o que pode ser facilitado pelas parcerias corretas. Da mesma forma, os construtores de casas podem reduzir o custo da instalação, além de oferecer uma despesa solar como um complemento.

Conecte novos compradores de casas com recursos de financiamento solar

A energia solar requer um investimento inicial significativo, mas várias opções de financiamento e incentivos fiscais facilitam a transição dos proprietários. As agências de construção residenciais com essas informações terão uma vantagem com futuros compradores.

Quem deseja pagar por todo o sistema antecipadamente deve planejar gastar entre U$ 15.000 e U$ 30.000 por um sistema elétrico solar residencial típico. Mas os proprietários podem financiar seu sistema elétrico solar de várias maneiras. Os arrendamentos solares combinados com contratos de compra de energia (PPAs) permitem que os proprietários instalem painéis solares sem pagar custos iniciais. Nesse modelo de financiamento, uma empresa de energia solar é dona do sistema e vende ao proprietário que a energia produziu. A vantagem é uma taxa abaixo do mercado de energia por até 25 anos; a desvantagem é que os proprietários não possuem os sistemas de energia, tornando -os inelegíveis para recompra de energia e créditos tributários.

Dicas para integrar energia fotovoltaica nas residências - Imagem 4 de 8
Reclaimed Modern / Julian Weber Architects. Image © Tucker English

Empréstimos solares fornecem um ponto intermediário entre a compra de arrendamento total e solar/PPAs. Este modelo permite que os proprietários financiem seu sistema elétrico solar com um empréstimo e faça pagamentos mensais. A taxa de juros é fixada e os termos do empréstimo podem variar de cinco a 20 anos. Empréstimos solares têm termos de reembolso semelhantes a um empréstimo ou linha de crédito de capital doméstico.

Equilibre a estética arquitetônica com desempenho solar

A maioria dos proprietários deseja que seu sistema de energia solar pareça tão bom quanto funciona. Enquanto os sistemas de energia solar mais antigos são volumosos e parecem não naturais quando adicionados após a construção, novas casas podem ser projetadas com recursos solares mais esteticamente agradáveis.

Telhas solares oferecem uma aparência muito mais elegante do que os painéis solares montados tradicionais. Eles são feitos com células fotovoltaicas que podem ser incorporadas em materiais de cobertura padrão. No entanto, as telhas solares são menos visíveis e geralmente mais caras que os painéis montados.

Dicas para integrar energia fotovoltaica nas residências - Imagem 5 de 8
Tung House / Project : Architecture. Image © Project : Architecture

Os dosséis solares são outra opção para a integração solar. São estruturas independentes que podem ser instaladas em muitos locais, incluindo acima da garagem ou no quintal. Por exemplo, se alguém estiver construindo um mirante ou uma cozinha externa coberta, um dossel solar pode fornecer sombra e proteção contra os elementos, além de gerar eletricidade.

Dicas para integrar energia fotovoltaica nas residências - Imagem 8 de 8
Edgar St. House / Alex Urena Design Studio. Image © Shaw Photography

A energia solar está aqui para ficar. Arquitetos, designers e empresas de construção devem se adaptar para atender às novas demandas dos compradores de casas de espírito sustentável de hoje. Seguindo essas dicas, as pessoas podem desfrutar de todos os benefícios da energia fotovoltaica sem comprometer a arquitetura.

Sobre este autor
Cita: Kling, Kevin. "Dicas para integrar energia fotovoltaica nas residências" [Tips to Integrate Photovoltaic Energy on Houses] 06 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990703/dicas-para-integrar-energia-fotovoltaica-nas-residencias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.