Após mais de 50 anos em construção, megaescultura de Michael Heizer é aberta ao público

A imensa escultura City, de Michael Heizer, uma obra ambiciosa de dimensões extraordinárias, começará a receber visitas do público a partir de 2 de setembro deste ano. O anúncio foi feito pela Triple Aught Foundation, organização sem fins lucrativos responsável pela gestão e manutenção da escultura de Michael Heizer. A obra de arte de um quilômetro e meio de comprimento e quase 800 metros de largura está localizada em uma região remota do alto deserto de Nevada. As obras tiveram início em 1972, quando o artista tinha 27 anos.

Após mais de 50 anos em construção, megaescultura de Michael Heizer é aberta ao público - Imagem 2 de 5Após mais de 50 anos em construção, megaescultura de Michael Heizer é aberta ao público - Imagem 3 de 5Após mais de 50 anos em construção, megaescultura de Michael Heizer é aberta ao público - Imagem 4 de 5Após mais de 50 anos em construção, megaescultura de Michael Heizer é aberta ao público - Imagem 5 de 5Após mais de 50 anos em construção, megaescultura de Michael Heizer é aberta ao público - Mais Imagens

A ambiciosa obra adquiriu um status quase lendário no mundo da arte. Formada por montes e depressões feitas de terra compactada, rocha e concreto, City funde os interesses de Heizer pelas construções tradicionais de alguns povos originários da América do Norte, as cidades pré-colombianas da América Central e do Sul, e seus estudos da história das construções egípcias. O artista comprou lotes remotos no deserto ao longo das décadas, consolidando o local ideal para sua escultura. A maioria dos materiais utilizados são extraídos da própria terra.

Após mais de 50 anos em construção, megaescultura de Michael Heizer é aberta ao público - Imagem 4 de 5
City by Michael Heizer. Courtesy of the artist and Triple Aught Foundation. Image © Ben Blackwell

Aproximando-se a pé a partir do norte ou do sul, elementos de uma paisagem urbana parecem subir ou descer de dentro da escavação que recorta o cume ascendente… À medida que se caminha até um mirante, as intervenções culturais de Heizer abrem o espaço. As estradas, domos e poços são elegantemente recortados em longas e tranquilas curvas sumérias. Eles restauram nosso senso de distância e escala, então a complexidade de City se revela como uma intervenção graciosa no deserto… composta e completa. — Dave Hickey, crítico de arte.

Em 2015, o projeto foi uma das causas que levaram a região a ter sua paisagem protegida pelo patrimônio nacional. De acordo com o New York Times, esta foi uma reação a planos anteriores que propunham a construção de um sistema ferroviário nacional para transportar resíduos nucleares próximo à Montanha Yucca.

Após mais de 50 anos em construção, megaescultura de Michael Heizer é aberta ao público - Imagem 5 de 5
45°, 90°, 180°, City by Michael Heizer. Courtesy of the artist and Triple Aught Foundation. Image © Joe Rome

Michael Heizer é conhecido por produzir grandes esculturas de terraplenagem ao ar livre e por seu trabalho com rocha, concreto e aço. Antes de City, foi uma figura influente na segunda metade do século XX. Seu trabalho mais conhecido é Double Negative, uma obra de arte monumental criada a partir do espaço negativo resultante da explosão de 240 mil toneladas de rocha das encostas da chapada Mormon, no estado de Nevada. 

Após mais de 50 anos em construção, megaescultura de Michael Heizer é aberta ao público - Imagem 2 de 5
City by Michael Heizer. Courtesy of the artist and Triple Aught Foundation. Image © Mary Converse

A construção de City foi originalmente financiada pelo próprio artista, posteriormente acompanhado por outros indivíduos e instituições, incluindo a renomada galerista Virginia Dwan, a Dia Art Foundation, o Los Angeles County Museum of Art e a Lannan Foundation. A Triple Aught Foundation, criada em 1998 para ajudar a concluir a obra, é proprietária e responsável pela administração, manutenção e preservação de City. As reservas antecipadas para visitas já estão disponíveis para datas entre 2 de setembro e 1 de novembro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Após mais de 50 anos em construção, megaescultura de Michael Heizer é aberta ao público" [More Than 50 Years in the Making, Michael Heizer’s Megasculpture, the “City”, Opens to the Public] 24 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/987770/apos-mais-de-50-anos-em-construcao-megaescultura-de-michael-heizer-e-aberta-ao-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.