Amsterdã cria barreira de bolhas para retirar plástico de rios

Amsterdã cria barreira de bolhas para retirar plástico de rios - Imagem 1 de 2
Foto: The Great Bubble Barrier / Divulgação

Os canais de Amsterdã, na capital da Holanda, somam mais de 100 quilômetros e não estão a salvo da poluição plástica. Entretanto, uma curiosa invenção está chegando na cidade para resolver este problema. Trata-se da “The Great Bubble Barrier”, uma tecnologia que cria bolhas na água tornando mais fácil a captação de lixo plástico.

Semelhante a uma mangueira gigante, o equipamento consiste em um tubo de 60 metros cheio de orifícios pelos quais compressores bombeiam o ar. A pressão cria bolhas que conduzem os resíduos de baixo para cima, fazendo com que o lixo chegue à superfície – onde será recolhido por uma plataforma flutuante. Além disso, o tubo é posicionado na diagonal para que a própria corrente natural ajude a mover o lixo.

O mecanismo funciona de forma simples e, melhor ainda, não bloqueia a passagem de barcos e não causa danos à fauna marinha. Desenvolvido para rios e canais, a ideia é coletar os resíduos antes que eles cheguem ao mar e oceanos, inclusive, os pequenos fragmentos microplásticos.

Após o sucesso em testes no rio Issel (também nos Países Baixos), agora a prefeitura de Amsterdã e o Conselho Regional de Água acabam de instalar o modelo no canal Westerdok. O objetivo é que ele esteja em funcionamento durante três anos, 24 horas por dia.

Amsterdã cria barreira de bolhas para retirar plástico de rios - Imagem 2 de 2
Foto: The Great Bubble Barrier / Divulgação

Por ano, operações de barcos em Amsterdã removem cerca de 42 mil quilos de lixo flutuante nas vias navegáveis ​​da cidade. Com a instalação da barreira, a gestão espera reduzir significativamente tais resíduos.

Criada pelas holandesas Anne Marieke Eveleens, Francis Zoet e Saskia Studer, a invenção foi a vencedora do prêmio Plastic Free Rivers Marathon e do concurso Green Lottery Postcode. Este último premia as melhores soluções em empreendedorismo sustentável e rendeu ao trio 500 mil euros, usados para tirar o projeto do papel.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Amsterdã cria barreira de bolhas para retirar plástico de rios" 23 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982317/amsterda-cria-barreira-de-bolhas-para-retirar-plastico-de-rios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.